Olá! Tenho dúvidas sobre emoções e sentimentos desconhecidos após assistir séries de tv. Segue que,

21 respostas
Olá! Tenho dúvidas sobre emoções e sentimentos desconhecidos após assistir séries de tv. Segue que, me levam a viver as cenas e as vezes me causam algum desconforto acerca da identidade e vivência da realidade. É normal?
O que você está descrevendo é uma experiência comum para muitas pessoas. Quando assistimos séries de TV ou filmes, é natural nos envolvermos emocionalmente com as histórias e os personagens. Esse envolvimento pode causar uma variedade de emoções, que podem ser intensas e às vezes desconfortáveis. Considerando o impacto significativo que essas emoções parecem ter em você, seria uma boa ideia considerar iniciar psicoterapia. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses sentimentos, entender melhor suas reações e descobrir mais sobre sua identidade e experiência de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá, boa tarde. Os filmes e séries podem nos remeter a diversas emoções sim, isso acontecer por que as cenas da ficção muitas vezes esbarra em nossa história de vida real, porém alguns sentimentos podem ser novos ou estranhos a nossa percepção consciente. O melhor a se fazer é buscar ajuda com a terapia, para que possa falar sobre esses sentimentos, conseguir entedê-los, acolhê-los e significá-los! Experimenta, vai ser muito bom poder conhecer e validar seus sentimentos.
Olá, esse fenômeno é uma parte normal da experiência humana e pode ser explicado por várias razões psicológicas. Quando assistimos a séries de TV, especialmente aquelas bem produzidas com personagens e enredos envolventes, tendemos a nos conectar emocionalmente com os personagens. A empatia nos faz sentir as emoções que os personagens estão vivenciando, o que pode levar a uma experiência emocional intensa.

A imersão em uma narrativa pode temporariamente afetar a percepção da realidade. Quando voltamos à nossa própria vida, pode haver um breve período de ajuste em que a realidade parece menos nítida ou menos envolvente comparada à intensidade da narrativa fictícia.

É importante equilibrar o tempo de consumo de mídia com outras atividades que o conectem à sua própria realidade, como passar tempo com amigos e família, praticar hobbies, ou fazer atividades ao ar livre.

Se você achar que suas emoções são muito intensas ou persistentes, ou se causam um impacto significativo na sua vida diária, pode ser útil conversar com um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! O que você está descrevendo é uma experiência relativamente comum ao consumir mídia, especialmente séries de TV ou filmes que são emocionalmente envolventes. Existem alguns fatores que podem explicar esses sentimentos, mas pata entender isso, é importante buscar uma especialista. Diferente disso, só podemos fazer análises genéricas.
Olá! Ao assistir algo, você projeta coisas suas em personagens/situações/mundos e se identifica com o que está acontecendo. Sugiro procurar atendimento psicanalítico e falar sobre essas suas questões com um profissional. Espero ter auxiliado!
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 130
Pode ser que você é Influenciável e pensa que tudo que acontece no filme pode acontecer com você, pode ser que você tenha empatia com os personagens, pode ser que o que você assistiu te remeteu para alguma situação da sua vida e por isso você fica tão tocado pelos filmes. Esse tipo de emoção vem de dentro pra fora, ou seja, o filme remete ha algo que está dentro de nós. Alguns produtores exageram na dramaticidade a ponto de nos arrancar lágrimas sem motivo. Esse tipo de choro vem de fora para dentro.
Um abraço,
Lea
Boa noite. Sim, é normal. O nosso cérebro quando assistimos uma série, filme, etc acredita que o que esta diante de seus olhos realmente esta acontecendo, por isso nos emocionamos, ficamos desconfortáveis com algumas cenas. Afinal, as emoções apresentadas durante o programa são emoções que todo ser humano já sentiu, por isso a identificação.
Espero ter sanado a sua dúvida, e caso tenha outra fique a vontade para entrar de contato. Um abraço!
Olá. Essa "confusão" temporária é possível, sim. É importante considerar o tempo de duração, se há um crescimento considerável e também se ocorre com outros fenômenos de vida ou apenas com a temática que relata. Observe e se necessário, busque avaliação psicológica ou psiquiáteica.
Olá! É natural haver envolvimento emocional com as histórias de filmes e séries, mas considero relevante perceber por quanto tempo essas emoções se estendem e o quanto podem ser um mecanismo de fuga da sua realidade. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá, os filmes e séries podem nos remeter a diversas emoções sim, é normal. O que devemos avaliar é o quanto isso impacta em sua vida no dia a dia. Vemos como uma forma de fantasiar e “fugir um pouco de uma realidade “.
Olá, espero que esteja bem. Os filmes, séries e novelas apesar de serem ficções retratam situações da realidade. Por este motivo é comum nos identificarmos com situações e cenas que aparecem nesses programas. O mais importante é avaliar o quanto essa situação incomoda você. Se você tem uma sensação de muito incômodo com alguma situação, cena específica é importante procurar ajuda profissional para entender o que na sua vida está levando a essa identificação, compreender essas vivências e esses sentimentos é necessário para que você se sinta melhor. Qualquer dúvida estou a disposição.

Olá! É compreensível que você tenha dúvidas sobre as emoções que surgem após assistir séries. As séries de TV são frequentemente projetadas para estimular emoções fortes nos espectadores, isso pode gerar uma identificação com os personagens, músicas ou outros elementos. Assistir séries de TV pode te levar a refletir sobre sua própria vida, valores, crenças e experiências. Isso pode gerar emoções desconfortáveis. E é muito importante você ir observando o tamanho desse desconforto. Com qual intensidade? Frequência? E prejuízo? Caso você acredite que esteja sendo intenso, uma terapia pode te ajudar a compreender essas vivências e seu sendo de identidade!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
As séries e filmes geralmente abordam questões que em diferentes instâncias nos tocam. Provavelmente esse incômodo que você sente está relacionado as suas próprias questões. Seria interessante falar mais profundamente sobre com um analista. Fico á disposição.
Olá! Os filmes e séries podem acabar influenciando alguém a fantasiar e imaginar uma outra realidade, às vezes por conta dos problemas ou dificuldades vividas no dia a dia. Para entender melhor do que se trata e buscar formas de lidar com isso, o ideal é procurar um profissional para lhe ajudar.
Estou a disposição.
Olá. Sim, é muito normal. De certa forma, a arte faz isso conosco de maneira geral, nos mobilizam e muito, seja por uma imagem, uma música que nos remete a alguma lembrança, pensamento ou sentimento. As séries e filmes, acredito que ainda mais. Podemos nos identificar com algum personagem, alguma lembrança de vida que nos tocou muito, ou até mesmo a história de um outro alguém que em nada se parece com você, mas te acessa alguma dor. Dependendo de como essa série é produzida, com músicas e imagens , pode-se acessar ainda mais as nossas emoções..
Olá! Nem sempre identificar emoções ou sentimentos consiste numa tarefa fácil. Algumas sensações podem realmente ser novas para você. A função de eventos artísticos, como uma peça de teatro, cinema ou outras, é conseguir "tocar" a pessoa e, provavelmente, isso aconteceu com você. Isso é normal. Aproveite a oportunidade para se conhecer melhor por meio da psicoterapia.
Ola! Um termo muito utilizado para programas de tv, filmes, diversões diversas é desopilar. E a origem deste termo vem da medicina e se refere à desobstrução do fígado a partir da limpeza da bile para tornar o processo digestivo mais fluido. Mas ao assistir um filme para se distrair nem sempre desopilamos, como no teu caso. Então, é comum nos apegarmos a alguns personagens, situações que nos causam emoções. Acho importante tu refletir se em outras situações também acontece este efeito emocional e buscar outras situações para diversão, descanso e prazer. Refletir se há espaço para emoções na tua vida!
Olá! Sentir emoções intensas e até certo desconforto após assistir a séries de TV é uma experiência comum e compreensível. As séries de TV e outros tipos de mídia são projetados para envolver emocionalmente o espectador, muitas vezes apresentando narrativas e personagens com os quais podemos nos identificar ou que despertam a nossa empatia.
Aqui estão alguns pontos para você considerar. Primeiro, o seu envolvimento emocional: 1) a identificação com Personagens, pois é natural se identificar com personagens ou situações que ressoam com nossas próprias experiências, desejos ou medos. E isso pode intensificar nossas emoções e até causar reflexões sobre nossa própria identidade e realidade. 2) as narrativas que são “poderosas”, ou seja, tão bem feitas que podem criar histórias tão envolventes que nos sentimos parte delas. Isso pode levar a sentimentos de euforia, tristeza, ansiedade ou confusão, dependendo do enredo. Cabe também, aqui, uma reflexão sobre a realidade: a comparação com a vida real e o impacto psicológico disso no seu contexto particular. Como estratégias para lidar com o desconforto, te indicaria: 1) Auto-reflexão: Tire um tempo para refletir sobre por que determinada série ou cena te afetou tanto. Pergunte a si mesmo o que nessa narrativa ressoa com suas próprias experiências ou sentimentos; 2) Conversar com alguém de confiança: Compartilhar seus sentimentos com amigos, familiares ou um terapeuta pode ajudar a processar essas emoções e obter diferentes perspectivas sobre o que você está sentindo; 3) Considerar um distânciamento temporário: Se o desconforto for muito intenso, pode ser útil dar uma pausa na série ou escolher conteúdos mais leves por um tempo para equilibrar suas emoções; 4) Se os sentimentos de desconforto forem persistentes e começarem a interferir na sua vida diária, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser particularmente eficaz para entender e gerenciar essas emoções e pensamentos.
Olá! É bastante comum que conteúdos como séries de TV provoquem uma variedade de emoções e reflexões, especialmente quando esses conteúdos são envolventes e profundamente imersivos. Como psicólogo e psicanalista, posso te oferecer algumas perspectivas sobre por que isso acontece e como pode afetar você:

Identificação com Personagens: As séries muitas vezes são projetadas para criar uma forte ligação emocional entre os espectadores e os personagens. Você pode se identificar com suas lutas, aspirações ou conflitos, o que pode levar a sentimentos de empatia ou até mesmo a uma sensação de fusão com esses personagens.

Catarse e Projeção: Assistir a séries pode ser uma forma de experimentar emoções reprimidas de maneira segura, através do processo conhecido como catarse. As respostas emocionais às vezes podem parecer estranhas ou desconhecidas porque você pode estar projetando seus próprios conflitos internos e desejos não realizados nos personagens.

Desconforto com Temas Difíceis: Algumas séries abordam temas complexos ou perturbadores que podem gerar desconforto. Esse desconforto pode ser um sinal de que a série está tocando em questões pessoais sensíveis ou em áreas de conflito interno.

Impacto na Autoimagem e Realidade: Quando você se envolve profundamente com uma série, pode começar a questionar sua própria identidade ou a percepção da realidade. Isso pode ser resultado de ver personagens passando por mudanças significativas ou enfrentando dilemas que ressoam com suas próprias inquietações.

É importante lembrar que, embora essas reações sejam normais, se os sentimentos de desconforto persistirem ou se tornarem abrumadores, pode ser útil discuti-los com um profissional de saúde mental. Um terapeuta pode ajudar a explorar essas emoções e trabalhar quaisquer conflitos subjacentes que possam estar emergindo através dessas experiências. Além disso, entender e processar esses sentimentos pode oferecer insights valiosos sobre seu próprio desenvolvimento emocional e pessoal.
Olá.
É natural sermos tocados com cenas de filmes, séries, novelas e o importante seria entender de que forma foi tocada(o) e ter uma terapia para levar a questão, o que mexeu com vc nas cenas, o conteúdo dessa cena, para entender o como está se sentindo, o como pode estar relacionado a algo na sua vida, como elaborar as emoções, para que, no decorrer do processo as emoções desconhecidas comecem a fazer sentido dentro da sua história de vida e elaboração na terapia. Acredito que irá te ajudar.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá!
Quando se está por longo tempo em uma atividade como séries e telas, tende a modular seu pensamentos e sentimentos. Tente dosar o tempo para esta atividade e busque ajuda de um profissional para ver se de alguma forma as histórias que você está assistindo está te gatilhando e te deixando vulnerável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!