Olá, tenho depressão e tenho pensamento como se eu fosse morrer.... É normal na depressão?

29 respostas
Olá, tenho depressão e tenho pensamento como se eu fosse morrer.... É normal na depressão?
Olá!
Na realidade, independente do quadro, as pessoas pensam sobre morte, sobre morrer, etc.
Isso é algo inerente à condição humana.
No que diz respeito à você, seria importante que tivesse um espaço de escuta direcionado a sua questão com a morte. Procure por um profissional de sua confiança.

Na depressão os pensamentos mórbidos podem ocorrer com mais frequência, mas seria interessante que você procurasse um psicólogo para falar sobre esses pensamentos e fazer um diagnóstico adequado. Quadros de angústia ou mesmo de pânico podem levar a pessoa a ter essa sensação eminentemente de morte. É importante iniciar um tratamento adequado para que não haja um agravamento desnecessário. O sofrimento continuo num quadro de angústia ou pânico pode evoluir para uma depressão.
Olá, pelo que você relata, o quadro de depressão pode intensificar de forma negativa pensamentos sobre determinados temas. Imagine uma lente bem embaçada. Na depressão não conseguimos ver a realidade como ela é, estamos reféns de pensamentos negativos. Pensando negativamente é muito comum a sensação de mal estar. É importante verificar o que você pensa sobre a morte. Pensar é diferente de sentir. Procure um psicólogo. Abraços
Olá, pra mim não ficou muito claro se você tem pensamentos mórbidos/suicidas ou aqueles pensamentos típicos de ansiosos quando estão crise e acreditam que terão um "treco" morrerão por conta disso. Independente disso, sugiro que você busque auxílio psicológico e psiquiátrico para ter um espaço seu pra falar e se tratar. Boa sorte
Busque um profissional para maior avaliação do quadro, que pode ter outras comorbidades como ansiedade. Avaliar também a intensidade desse seu medo da morte. Busque avaliação de um psicólogo .
Pensamentos negativos podem estar relacionados a algo que precisa entender sobre sua psique. Temos pensamentos negativos, no entanto, a incidência e repetições podem estar associados a depressao. Sugiro que procure profissionais para obter recursos para lidar com isso. Pesquise sobre as terapias emdr e brainspotting.
Sim, faz parte do quadro de depressão pensar em morrer, querer morrer, sentir que a vida não tem mais sentido, que não há mais saídas. Procure um psicólogo, submeta-se a uma psicoterapia, a uma escuta generosa com alguém que vá para dentro de sua dor e o conduza para fora, restabelecendo o fluir de uma vida boa com esperança. Procure ajuda para esse mundo interior negro que é a depressão e viva bem novamente. Há caminho, há psicoterapia, há medicação se necessário. Hoje não precisamos mais ficar nesse buraco negro.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Antes de formar diagnóstico de depressao maior, há necessidade de excluir outros problemas clínicos que podem causar alterações do conteúdo do pensamento. Disfunções hormonais, infecções crônicas, doenças auto imunes e câncer podem ocasionar sintomas mentais e alteração do pensamento. Logo, o mais correto é procurar inicialmente um MEDICO especialista para avaliar o quadro, excluir estas causas secundárias e somente assim afirmar que é Depressao. Caso seja comprovado, daí se inicia o trabalho com psicoterapia e medicações.
Olá! É comum na depressão ideação suicida. Preciso que você encontre um profissional da sua confiança para trabalhar esses pensamentos. A terapia cognitivo comportamental e terapia de esquemas podem ajudar.

Abraço!
Sim. Este é um dos sintomas presentes na depressão. Outros sintomas, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM V), são:
1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança)
2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias.
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias.
4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias.
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
É importante que você busque tratamento através de psicoterapia com psicólogo e psicofármacos com psiquiatra.
Se compreendi bem o que você quis dizer com "pensamentos como se eu fosse morrer", em associação ao diagnóstico de depressão, imagino que esteja falando da sensação de estar morta(o) ou morrendo, e não de algum tipo de intenção suicida. Se eu estiver correto, te digo que pode ser algo normal na depressão sim, mas que indica um quadro agudo, necessitando atenção. Em casos como este, além do apoio de amigos e familiares próximos, é importante que você procure a ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo, pois ambas as especialidades, trabalhando em conjunto, são essenciais para a sua recuperação. O psiquiatra entra com a medicação, para te ajudar a sair da cama e retomar suas atividades, e o psicólogo entra com a terapia, visando ajudá-la(o) a entender a origem dos sintomas e como aliviá-los de forma duradoura.

Por outro lado, caso eu tenha entendido errado e você esteja se referindo à intenção suicida, também comum em quadros depressivos, recomendo procurar um psicólogo e verificar com o profissional a necessidade da participação de um psiquiatra, pois alguns casos não precisam de medicação. Isso não significa que são quadros menos sérios, então fique atenta(o) e não tenha vergonha de pedir ajuda; existem profissionais qualificados para te auxiliar neste momento.

Depressão não é frescura ou fraqueza, é coisa séria!
Boa noite! Temos a habilidade e a capacidade para pensarmos sibre vários assuntos, incluindo sobre nossa existência e finitude. Mas estarmos alertas diante deste assunto aponta para a necessidade de conversarmos sobre isso com alguém. Procure um profissional e faça isso.
Grande abraço
Para entender melhor sua condição é importante buscar um profissional especializado em atendimento com pacientes depressivos, para chegar a um diagnóstico. Um médico psiquiatra ou psicologo para diagnosticar e iniciar o tratamento.
Olá, é preciso saber melhor sobre esses pensamentos que você tem. Te indico procurar um psicoterapeuta (psicólogo) com quem você se sinta bem, confortável e à vontade para se abrir e falar sobre tudo isso que sente e pensa. Poderá te ajudar bastante. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Bom dia
Sentimento de morte é muito comum num estado de extrema angústia, ansiedade e tristeza.
O ideal seria fazer um tratamento psiquiátrico e psicológico.
Os profissionais nestas áreas irão te ajudar com remedios para aliviar os sintomas e entender a fundo os motivos desta depressão.
Abs
Como já foi citado por colega aqui, os sintomas sitados não obrigatoriamente ocorrem apenas por depressão, logo sugiro fortemente procurar um MEDICO (que pode ser um clínico ou um psiquiatra), para excluir causas orgânicas e caso venha a ser confirmado o diagnóstico de depressão, efetuar o tratamento que pode ser psicoterápico ou dependendo da gravidade pode haver necessidade de medicações específicas.
Recomendo a Psdicotetapia para autoconhecimento, que lhe auxiliará a entender seus aspectos psico emocionais, e o motivo da recorrência desses pensamentos.
Abraços
Sim, são pensamentos comuns quando nosso humor está deprimido e também podem estar associados a um quadro de ansiedade! É importante poder buscar ajuda e entender no processo terapêutico quais crenças e emoções estão acionando esses pensamentos automáticos relacionados à morte e ao morrer... O entendimento dessa sensação pode aliviar o sintoma!
Olá! quando pensamos ser incapaz de solucionar uma questão difícil, desistir é o pensamento imediato. Apenas os valores que a pessoa tem da diva irão anular tais pensamentos. Sugiro que para de assistir, ler... qualquer jornal desse país! por um bom tempo! Busque por um bom Psicólogo! cognitivo comportamental e hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Ola! Em casos de depressão é sim normal a negatividade no pensar , pensamentos negativos acabam por ficar atrapalhando sim , o ideal é vc procurar um profissional no qual pode direcinar vc a modificar esses pensamentos...um psicologo e um psiquiatra ...me deixo a disposição
Olá! Sim, são pensamentos que podem aparecer num quadro de depressão. O porquê eles aparecem, quais são essas bases, são respostas que se encontram na sua própria história de vida. Encontrar esses pontos de sofrimento e dessensibilizá-los é um trabalho para a TERAPIA EMDR.
Sim. Um dos sintomas recorrentes do estado depressivo é o fluxo de pensamentos catastróficos (de cunho negativo). Sugiro buscar ajuda inclusive psicoterapia com abordagem cognitivo comportamental, pois trabalha as distorções cognitivas e tem excelentes resultados para quem sofre de depressao . Desejo melhoras!
Olá, boa tarde!
Algumas coisas não ficaram claras na sua pergunta, mas é importante não confundir tristeza, momentos de lutos e perdas, com depressão que é um diagnóstico médico, psiquiátrico, com critérios bem definidos.
Partindo da condição que você já tenha um diagnóstico definido, pensamentos de morte são comuns sim.
Tanto pensamentos de medo de morrer, que teriam mais a ver com sintomas ansiosos, muitas vezes ocorrendo em crises de pânico, como pensamentos causados por uma desesperança extrema, de não ver sentido na vida.
Tais pensamentos são comuns em um quadro depressivo, mas não significa que por eles ocorrerem com frequencia, ele não sejam bastante sérios e precisem ser compreendidos, trabalhados e tratados, tanto com terapia farmacológica quanto psicoterápica.
Um abraço

Concordo com a dra Rosana Ramos de Freitas, pois é natural quando acontece um momento de perda, uma adversidade, é normal que as pessoas com boa saúde emocional , sintam tristeza . Cada pessoa tem seu tempo para melhorar, mas se isto durar muito , sem duvida, é muito importante que pensamentos e sentimentos de extrema desesperança, precisem ser rapidamente atendidos , por um médico ,que ira tratar com auxilio de medicamentos e também com psicoterapia , que ajudará a pessoa a compreender e flexibilizar seus pensamentos e comportamentos ,sentindo -se mais autoconfiante. Abraços e boa sorte, existem excelentes tratamentos que proporcionam grandes melhoras.
Os pensamentos de morte podem ser sim recorrentes na depressão pu em qualquer outra patologia, sugiro procurar ppr um profissonal sua confiança para dividir o que ocorre com vc e ver a melhor estrategia de tratar.
Att.
Eduardo
Olá, boa tarde
Que bom que você está buscando ajuda diante de um momento difícil. Pensamentos de morte são sintomas da depressão, como você tem se tratado? É importante que você busque um psicólogo para se tratar e quem sabe, dependendo do nível que você se encontra, um psiquiatra. Não deixe de se cuidar neste momento, depressão é uma doença seríssima.
Boa noite. Infelizmente as pessoas vão convivendo com o mal estar e isso é muito prejudicial, devido a demora na busca por solução os sintomas vão se agravando. Procure ajuda de um psicologo, não fique buscando respostas simplesmente. Cuide do seu bem estar pois desejos de morte não permitem que a pessoa caminhe na vida.
Além da psicoterapia, é importante que você busque um médico para que você possa fazer uma avaliação para investigar se não há causas orgânicas que podem estar influenciando o que você está sentindo.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!