Ola, tenho crises de ansiedade algumas vezes, pois tenho um medo intenso de morrer, e também as veze

33 respostas
Ola, tenho crises de ansiedade algumas vezes, pois tenho um medo intenso de morrer, e também as vezes vem uma sensação de que estou sonhando, sempre penso oque acontecerá depois da morte, e isso me assusta! Queria tanto me livrar da ansiedade. Devo procurar um especialista?
 Luciana Arb Comparato
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde!!
A ansiedade é um sentimento normal na nossa vida, mas quando ela passa a nos atrapalhar e paralisar também é hora de cuidar.
Pelo seu depoimento, acredito que será eficaz procurar um psicólogo. Através da terapia, você identificará os fatores desencadeadores e poderá trabalhá-los.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Clarice Coelho
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
A terapia poderá lhe proporcionar acolhimento e a oportunidade de se escutar e trabalhar suas queixas, ansiedades, demandas, angústias, suas questões sobre a morte...Ter um lugar de escuta é sempre benéfico!
 Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Para tratar a ansiedade e poder entender de onde ela vem, é recomendado que busque um Psicólogo.
Ele vai te ajudar a entender o que a morte significa pra você e de onde vem esse medo, a ponto de interferir nas suas atividades.

É importante observar como você trata o luto e falar sobre os eventos da sua vida que possivelmente tem relação com a imagem que você faz dele.

;)
Olá, pessoa!
Em certo nível, a ansiedade é uma sensação normal em situações de pressão e cobrança, que devem ser analisadas com calma pra que não extrapolem seus limites e prejudiquem suas atividades cotidianas ou sua tomada de decisão.
Os tratamentos com psicoterapia costumam apresentar bons resultados nas crises de ansiedade. A terapia fornece um espaço acolhedor para discutir as situações onde esses sentimentos ocorrem e, a imaginação que os acompanha. Explore o cerne dessas questões junto a um profissional e, espero que consiga levar uma vida mais saudável e lidar com este medo que vem te acompanhando.
Bom dia!
Seria muito bom vc estar fazendo terapia para descobrir de onde vem esses sonhos, medos, pois eles estão te levando a uma desestrutura emocional. A ansiedade é uma construção de desejos que podem fugir do seu controle. Estar ansioso por projetos ou viagens que são reais faz parte da vida, mas estar ansiosa por questões que não podem ser controladas requer uma analise, requer estar buscando ajuda para que o quadro não se agrave.
 Luis Henrique Dias
Psicólogo
Londrina
ola! A ansiedade dentro do senso comum muitas vezes é descrita como excesso de futuro, e o futuro por si só já é algo que assusta devido ao fato de não termos controle sobre o mesmo, é indicado que procure sim ajuda de um especialista pois o mesmo te ajudara a refletir sobre esse medo e além disso te ajudara a voltar seus olhos para o presente, onde você consegue fazer mudanças.
me coloco a disposição caso queira tirar mais alguma duvida.
 Aline Lira de França
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
A ansiedade é um estado de medo, tensão e desconforto. Considera-se uma resposta normal a situações estressantes ou incertas. Ou seja, todo mundo sente ansiedade! ⁣No entanto, períodos prolongados ou intensos de ansiedade podem sugerir a presença de um transtorno de ansiedade. ⁣
Ter ansiedade é normal, o problema está em que grau ela se encontra. Se essa ansiedade passa a te atrapalhar no dia-a-dia, está na hora de procurar auxílio psicológico! ⁣
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim. A ansiedade em excesso causa desconforto físico e emocional. Sugiro que faça um acompanhamento psicólogo especialista em transtorno de ansiedade, para ajudar a compreender e lidar com situações que lhe causam sofrimento.
Vamos fazer Terapia EMDR. Você ficará bem.
Dra. Marilia Almeida Prado Litvin
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Certa vez atendi uma senhorinha muito inteligente com problemas renais graves. ela sabia que iria morrer pois se recusava a fazer o transplante de rins, por motivos religiosos. Ela morria de medo da morte, assim como voce por não saber o que encontraria lá do outro lado. Tínhamos um combinado, se ela morresse enquanto estivesse em tratamento comigo, 2x/semana em atendimento domiciliar, eu iria no enterro dela. Durante os meses que estivemos juntas, ela conseguiu trocar o sentimento de aflição e medo pelo sentimento de paz e segurança. fizemos exercícios de imaginação criativa, até um dia antes dela vir a falecer. Sim, eu fui no enterro dela. Se quiser tentar passar pela experiência e fazer alguns exercícios de imaginação criativa, voce pode se surpreender consigo mesma.
 Camila Campos
Psicólogo
São Paulo
Olá, deve sim procurar um psicólogo para conversar melhor e entender o que você está enfrentando. A ansiedade quando em excesso causa muito desconforto, podendo se agravar quando não tratada. A terapia EMDR pode ajudar muito, pois trata-se de uma terapia estruturada, com resultados surpreendentes a curto e longo prazo.
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
Pelo que descreve parece ser crises de pânico que são oriundas de ansiedade exarcebada.A resposta é que você deve procurar um psicólogo para que te ajude a entender a origem de seus conflitos/medos e juntos possam encontrar novas estratégias em lidar com essas questões e eliminar medos irracionais.Qualquer dúvida estou à disposição nas redes socias @psicologa_meiresantos
Boa noite!
A ansiedade nos acompanha desde os tempos primatas, onde nos ajudava a ter mais atenção, pois éramos presas de animais. Trouxemos então a ansiedade para os dias atuais. Sugiro que procure um psicólogo se possível da terapia cognitiva comportamental, pois essa abordagem tem melhor êxito no tratamento da ansiedade. Me ponho desde já à disposição.
Espero ter ajudado
Olá tudo bem?
Então, o sentimento de ansiedade ele está em todos nós, ele nos ajuda a dar partida em alguns momentos da nossa vida, porém, qualquer sentimento em um nível muito elevado, acaba atrapalhando e interferindo em outros âmbitos da vida. No caso da ansiedade, existe algumas ações que pode ser feitas para uma possível diminuição. Porém temos que levar em conta outras variáveis da sua vida. Na terapia irá acontece isso, o profissional irá entender tudo que acontece para desencadear essa ansiedade excessiva e junto com você desenvolver repertório para que possa acontecer a diminuição do mesmo. Ou seja busque um profissional. Muitas vezes essa orientação que você terá, te auxiliará para uma qualidade de vida muito melhor.
Espero ter ajudado.
Abraços DIEGO RAIZI
 Paulo Joau
Psicólogo
Salvador
Ansiedade não é uma doença, portanto não tem cura. Ela é adaptativa. Ajuda o ser humano a se preparar para agir em uma situação de perigo. A primeira orientação em relação a ela, é que você a aceite. Segundo Robert Young, psicólogo americano, especialista nesse transtorno, trate a ansiedade como uma visita inesperada e chata que irá embora em determinado momento. Outra boa orientação é que você procure um psicólogo. Ele poderá lhe ajudar a se conhecer um pouco mais e, partir daí, lhe instrumentalizar para que você possa manter os seus níveis de ansiedade sob o seu controle. O que subjaz em todo processo ansioso são as preocupações. Elas podem ser produtivas ou improdutivas. A psicoterapia poderá trabalhar essas preocupações que você tem, fazendo você aprender o que fazer com elas. Um abraço, e estou à sua disposição.
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Sim. Você precisa começar um cuidado psicológico para falar e elaborar essa angústia existencial que é esse medo de morrer, bem como ter uma avaliação psicológica mais completa.
Abraço e melhoras!
 Pedro Felipe Marques Santos
Psicólogo
Brasília
Seria interessante realizar acompanhamento psicológico para entender mais sobre esse medo da morte. Além de aprender a lidar com imprevisibilidade da vida, pois isso tem grande impacto sobre a ansiedade.
Olá, boa tarde. Sinto muito pelo que você está passando. Que bom que você está buscando ajuda, este já é o primeiro passo para começar a se cuidar. Esses sintomas são normais dentro da ansiedade, é importante que você busque um psicólogo para tratar das causas emocionais do seu caso. Esse profissional irá te avaliar para saber se você precisará de medicamentos para um melhor tratamento, quem receita é o psiquiatra. Espero ter ajudado, fique bem.
O que você relatou é comum em crises de ansiedade, até mesmo a sensação de estar sonhando, às vezes até de não estar no momento presente.
Aconselho buscar ajuda de um trabalho psicológico que vai te ajudar bastante a entender e trabalhar esses sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Marcela Santos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Imagino o quanto seja angustiante para você passar por essas sensações. Pela sua descrição, não podemos falar muito pelo fato de não conhecermos o seu caso de forma mais profunda, parece ser uma ansiedade associada a crises de pânico. Tem que ver direitinho! Se possível, procure um especialista para te ajudar a lidar com essas situações. Espero ter te ajudado de alguma forma.
 Maria Cristina Dalia
Psicanalista, Psicólogo
Santos
Sim! Deve procurar uma analista/terapeuta que poderá ajudar a entender a ansiedade que está resultando nesses efeitos de intenso sofrimento e atrapalhando sua vida diária.
Agende uma primeira entrevista e se proponha a falar sobre isso.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Você poderá se beneficiar muito com a terapia cognitivo-comportamental associado ao tratamento medicamentoso
Sentir ansiedade é algo normal e inerente à nossa condição humana. Ela é, inclusive, útil em vários momentos para garantir preparo e proteção em situações de perigo real.
A ansiedade se torna um problema quando ela se manifesta de forma intensa e despreporcional à situação que estamos vivendo, proporcionando prejuízos e incapacidade de lidar com a situação de modo saudável.
Sendo assim, o objetivo do tratamento para a ansiedade não é fazer com que você pare de sentir ansiedade, mas sim, que você aprenda a lidar com ela, a regular a sua intensidade para um nível útil e saudável.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Maurício Henriques Damasceno
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Dada a aparente regularidade e o quanto te afeta, penso ser importante procura um profissional de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Carla Montelli
Psicólogo
Louveira
Se tem um desejo de mudar, "se livrar da ansiedade que lhe atrapalha", acredito que então chegou a hora de você procurar um psicólogo que te oriente nesta caminhada. O autoconhecimento poderá lhe ajudar a entender como modular esta ansiedade para que você consiga viver melhor.
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, tudo bem? Em seu relato, parece que sua ansiedade está prejudicando bastante sua qualidade de vida, se isso está acontecendo, então está na hora de procurar uma acompanhamento profissional com um psicólogo. Não existe uma receita pronto para tratar a ansiedade, existe um acompanhamento dedicado, um entendimento do seu quadro, estratégias bem elaboradas. É preciso entender se sua ansiedade refere-se a um momento especifico do qual vem passando, ou se vem se generalizando de forma mais universal, então procura ajuda, fico a disposição, sou a Letícia e sou psicóloga @psi.leticiaaa . abraço.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, vai te ajudar a lidar com tudo isso que está acontecendo. Abraço
 Douglas José Resende Lima
Psicólogo
São Paulo
"Olá, como está?

Compreendo como essas crises de ansiedade e os pensamentos intensos sobre a morte podem ser perturbadores e difíceis de manejar. Essas preocupações são comuns, especialmente em pessoas que experimentam ansiedade, e você não está sozinho nisso. Seus sentimentos são válidos, e é importante abordá-los de maneira que você possa encontrar alívio e uma melhor qualidade de vida.

Dada a natureza de suas preocupações e o impacto que elas têm em seu bem-estar, procurar um especialista pode ser muito benéfico. Um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode trabalhar com você para entender melhor a origem de sua ansiedade e seus medos, e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma eficaz.

Abraço
Olá! Sentir medo da morte e questionar o que acontece depois dela são experiências comuns e, para algumas pessoas, podem se tornar fontes de grande ansiedade e desconforto. Essa sensação de "estar sonhando" ou de distanciamento da realidade, conhecida como despersonalização, também pode ser um sintoma de ansiedade. Quando esses sentimentos e pensamentos se tornam frequentes e intensos, é compreensível que gerem crises de ansiedade e afetem sua qualidade de vida.

Buscar a ajuda de um especialista, como um psicólogo, pode ser extremamente benéfico para lidar com essas questões. A psicoterapia oferece um espaço seguro para explorar o medo da morte e outros sentimentos profundos que geram ansiedade. Com o apoio do terapeuta, você pode desenvolver estratégias e perspectivas para lidar com esses pensamentos e encontrar formas de reduzir o impacto deles na sua vida. Esse processo pode ajudar você a sentir-se mais seguro e a retomar uma sensação de equilíbrio emocional no dia a dia.
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
O medo intenso da morte e a sensação de estar sonhando, também conhecida como desrealização, podem estar associados a uma ansiedade existencial, uma preocupação profunda e angustiante sobre o sentido da vida e o que acontece após a morte. Esses pensamentos frequentemente surgem em momentos de vulnerabilidade emocional, especialmente quando o indivíduo se sente desconectado ou sem controle sobre sua realidade. Na psicanálise, essa ansiedade pode ser entendida como uma manifestação de conflitos internos mais profundos, muitas vezes relacionados a medos inconscientes de impotência, finitude ou do desconhecido. O medo da morte pode refletir não apenas uma angústia sobre a perda da vida, mas também um medo de não ter cumprido ou realizado algo significativo em sua existência. A sensação de desrealização pode ser uma forma de defesa psíquica, uma tentativa do inconsciente de dissociar-se da dor associada a esses pensamentos.

Procurar um especialista, como um psicoterapeuta ou psicanalista, é altamente recomendado, pois ele pode ajudá-lo a compreender as causas subjacentes dessa ansiedade existencial e trabalhar com esses sentimentos de forma mais estruturada e saudável. A terapia pode ajudar a explorar o significado desses medos e a enfrentar a angústia associada à morte e ao desconhecido, permitindo uma integração emocional mais equilibrada. Além disso, trabalhar essas questões de forma mais profunda pode aliviar a ansiedade crônica e a sensação de estar em um estado de sonho ou desconexão, promovendo uma maior aceitação da própria vida e da inevitabilidade da morte, sem que isso precise gerar sofrimento constante.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

O que você compartilha é muito comum em pessoas que vivem com ansiedade, especialmente quando envolve o medo da morte e a sensação de irrealidade ou "estar sonhando" — que pode ser um sintoma de despersonalização ou desrealização. Esses sentimentos geralmente surgem quando a mente está sobrecarregada, tentando processar incertezas ou situações que trazem insegurança, como o próprio conceito de morte, algo que é complexo para todos nós.

A ansiedade funciona como um "alarme" do nosso cérebro, que às vezes dispara mesmo quando não há perigo real. No caso do medo da morte, o alarme pode estar ligado à dificuldade de lidar com a incerteza e com questões existenciais. Já a sensação de "estar sonhando" é uma forma do corpo tentar proteger você do excesso de estímulos, criando um distanciamento emocional temporário.

Sim, procurar um especialista pode ajudar muito. Um psicólogo pode trabalhar junto com você para explorar esses medos, entender o que os desencadeia e encontrar estratégias para lidar com eles de maneira mais leve. Abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) são eficazes para ajudar a reestruturar pensamentos que alimentam a ansiedade e reduzir os sintomas. Técnicas como mindfulness também podem ajudar a ancorar você no momento presente, diminuindo a intensidade dessas sensações.

O importante é lembrar que a ansiedade pode ser tratada e que você não precisa enfrentar isso sozinho. Buscar apoio é um passo corajoso e transformador. Se precisar de ajuda para iniciar esse processo, estarei à disposição para oferecer um espaço acolhedor e seguro para trabalhar essas questões.
Sim, buscar um especialista é uma ótima decisão para lidar com esses sentimentos, o que você descreve são experiências comuns em quadros de ansiedade. Um psicólogo pode ajudar você a entender esses pensamentos e emoções, além de oferecer estratégias para gerenciar as crises, com formas práticas de reduzir o medo e lidar com a ansiedade.
Olá!

Entendo que viver com crises de ansiedade e um medo intenso da morte pode ser realmente desafiador. Esses sentimentos são comuns em muitos indivíduos e podem causar uma sensação de estar desconectado ou como se estivesse sonhando, algo conhecido como despersonalização. Esse tipo de experiência pode ser bastante angustiante e intensificar a ansiedade.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, trabalhamos para entender os pensamentos que alimentam a ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentá-los de maneira mais saudável. É possível aprender a lidar com essas preocupações de forma que elas não dominem seu dia a dia.

Procurar um especialista pode ser uma decisão muito benéfica. Um psicólogo pode ajudar a explorar essas emoções, oferecendo suporte e técnicas específicas para reduzir a ansiedade e melhorar sua qualidade de vida.

Recomendo visitar meu perfil no Doctoralia para mais informações sobre como posso ajudar: Leonir Troscki. Além disso, o site HumanaMente Falando oferece recursos valiosos sobre saúde mental.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.
 Camila Sadala
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim, buscar um especialista pode ser um passo importante para lidar com essas crises de ansiedade e o medo intenso da morte. O que você descreve—o medo persistente da morte e a sensação de estar sonhando ou desconectado da realidade (que pode estar relacionada à desrealização ou despersonalização)—é algo que pode ser trabalhado na terapia.

A ansiedade relacionada à morte é uma experiência humana comum, mas quando ela se torna intensa a ponto de causar sofrimento e interferir na sua qualidade de vida, é fundamental buscar apoio. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor essas emoções, a identificar os gatilhos desse medo e a desenvolver formas mais saudáveis de lidar com ele. Em alguns casos, o acompanhamento psiquiátrico também pode ser recomendado para avaliar a necessidade de medicação, especialmente se a ansiedade estiver causando crises frequentes.

Você não precisa enfrentar isso sozinho. Com o suporte adequado, é possível encontrar mais segurança emocional e aliviar esse medo, permitindo que você viva com mais leveza e presença no dia a dia.

Especialistas

Giovana Baliza Peixoto

Giovana Baliza Peixoto

Psicólogo

Brasília

Janniny Figueiredo

Janniny Figueiredo

Médico de família

Montes Claros

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Sheila Crespo

Sheila Crespo

Psicólogo

Rio de Janeiro

Enzo Rezende

Enzo Rezende

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 308 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.