Olá, tenho condromalácia patelar grau III e me sugeriram fazer o procedimento de Plasma Rico em Plaquetas

4 respostas
Olá, tenho condromalácia patelar grau III e me sugeriram fazer o procedimento de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) em 3 sessões. Li artigos sobre isso e estou quase me convencendo a fazer. A única coisa que não encontrei foi se esse procedimento é recomendado para todos os graus de condromalácia. O que opinam?
Vários estudos mostraram que PRP não tem efeito sobre a cartilagem. Não há indicação para o seu caso. Procure um bom ortopedista especialista em joelho para te informar sobre os mais recentes estudos mundiais sobre o assunto e tratamentos efetivos.
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho há a resposta da ANVISA feita à sociedade sobre o assunto. Veja também no site do Conselho Federal de Medicina informações sobre o assunto. No último congresso mundial americano já foi explicitado que PRP não serve para tratamento de lesões de cartilagem.

Veja o link: www.sbcj.org.br/?noticias&id=1145

O Plasma Rico em Plaquetas ainda é um procedimento em investigação científica e ninguém conseguiu comprovar claramente seus benefícios. Antes de qualquer procedimento invasivo, acredito que o tratamento fisioterápico e com uso de medicação deve ser esgotado. A chance de melhora clínica é de mais de 80% com os tratamentos conservadores bem feitos.

Boa recuperação!

Marcello Castiglia
Especialista em Joelho
O PRP não está liberado pela ANVISA para uso comercial no Brasil. Portanto, não deve ser considerado tratamento de rotina.
Olá, no momento atual estamos frente a terapia biológicas com utilização de células tronco mesenquimais, as MUSE cells, entre outras. Estudos sérios já demonstram excelentes resultados, porém nossas leis ainda não nos permite realiza-los. Se tiver condições, vá ao Chile, US, ou outro pais decente da Europa.
O uso do PRP isolado apresenta bons resultados, porém em combinação com células tronco como descrito acima, apresenta resultados surpreendentes. O PRP é apenas um coadjuvante. Nossa experiência na UNICAMP, onde NÃO TEMOS FINS LUCRATIVOS, revela 90% de bons e excelentes resultados em até 3 anos de seguimento.