Olá, tenho condromalácia patelar grau III e me sugeriram fazer o procedimento de Plasma Rico em Plaquetas

4 respostas
Olá, tenho condromalácia patelar grau III e me sugeriram fazer o procedimento de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) em 3 sessões. Li artigos sobre isso e estou quase me convencendo a fazer. A única coisa que não encontrei foi se esse procedimento é recomendado para todos os graus de condromalácia. O que opinam?
Vários estudos mostraram que PRP não tem efeito sobre a cartilagem. Não há indicação para o seu caso. Procure um bom ortopedista especialista em joelho para te informar sobre os mais recentes estudos mundiais sobre o assunto e tratamentos efetivos.
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho há a resposta da ANVISA feita à sociedade sobre o assunto. Veja também no site do Conselho Federal de Medicina informações sobre o assunto. No último congresso mundial americano já foi explicitado que PRP não serve para tratamento de lesões de cartilagem.

Veja o link: www.sbcj.org.br/?noticias&id=1145

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Plasma Rico em Plaquetas ainda é um procedimento em investigação científica e ninguém conseguiu comprovar claramente seus benefícios. Antes de qualquer procedimento invasivo, acredito que o tratamento fisioterápico e com uso de medicação deve ser esgotado. A chance de melhora clínica é de mais de 80% com os tratamentos conservadores bem feitos.

Boa recuperação!

Marcello Castiglia
Especialista em Joelho
O PRP não está liberado pela ANVISA para uso comercial no Brasil. Portanto, não deve ser considerado tratamento de rotina.
Olá, no momento atual estamos frente a terapia biológicas com utilização de células tronco mesenquimais, as MUSE cells, entre outras. Estudos sérios já demonstram excelentes resultados, porém nossas leis ainda não nos permite realiza-los. Se tiver condições, vá ao Chile, US, ou outro pais decente da Europa.
O uso do PRP isolado apresenta bons resultados, porém em combinação com células tronco como descrito acima, apresenta resultados surpreendentes. O PRP é apenas um coadjuvante. Nossa experiência na UNICAMP, onde NÃO TEMOS FINS LUCRATIVOS, revela 90% de bons e excelentes resultados em até 3 anos de seguimento.

Especialistas

Rodrigo Damaso Rauen

Rodrigo Damaso Rauen

Ortopedista - traumatologista

Rio Negro

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Daniel Souto

Daniel Souto

Ortopedista - traumatologista

Tramandaí

Tairo Linhares

Tairo Linhares

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Valaença

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Condromalácia Da Patela
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.