Ola tenho claustrofobia estou gravida e com muito medo de fazer cesaria como poderia vencer isso.

34 respostas
Ola tenho claustrofobia, estou gravida e com muito medo de fazer cesaria, como poderia vencer isso?
Olá, boa tarde! Seria indicado a você nesse caso uma consulta com um psicólogo, para que você possa trabalhar com ele esse medo da sensação de sufocamento, e também entender suas fantasias sobre o parto de cesaria. Em regra, é um parto seguro e tranquilo, mas se para você a ideia desse procedimento é negativa, lhe causa medo e sensação de sufocamento, seria importante dividir isso com o terapeuta, assim poderão juntos entender a raiz desse pensamento, e assim lhe preparar para um parto tranquilo e sem receios.

Olá, não sei quanto tempo você tem até o parto mas o quanto antes você puder buscar uma terapia com foco na sua fobia e preparação para o parto melhor. Se estiver muito em cima da hora, procure conversar com sua médica e ter informações de como será o procedimento e fazer exercícios de relaxamento para lidar com o stress e a ansiedade. Evite ver notícias de situações em que as coisas não saíram bem e peça apoio para amigos e familiares te acalmarem e ampararem nesse momento. No mais desejo a você uma boa hora e muita saúde e se puder busque ajuda não fique sofrendo com o que tem solução.
Olá! O tratamento é a melhor saída para a redução dos sintomas e aumento da qualidade de vida. Quanto antes iniciar a Psicoterapia, menores serão os prejuízos. Enquanto isso, exercícios práticos de controle da ansiedade, como a técnica da respiração diafragmática, por exemplo, podem lhe ajudar a passar por essa situação. Tente respirar calma e profundamente, alivie a musculatura e pratique técnicas de meditação. Cuide-se bem!
Olá! Para você passar pela cesárea com mais tranquilidade seria indicado fazer terapia, para entendermos o que lhe deixa tão aflita, quais os seus medos relacionados ao parto, e onde entra a claustrofobia nessa situação. É interessante também, que você converse com sua médica para tiras todas as dúvidas que você possa ter sobre o procedimento, como será o antes, o durante e o depois.
Convém procurar um atendimento quanto antes nesse caso, de forma a lidar melhor com a situação, e se preparar para esse momento. Ao mesmo tempo dar a luz é um momento muito bonito, mas em que a mulher fica muito vulnerável, e é muito exigida. Recomendo aproveitar bem o tempo para cuidar disso, para ter mais tranquilidade para a cesárea, e toda a tarefa e a vivência que a maternidade vai trazer.
Olá! Sugiro que procure ajuda de profissionais especializados em tratamento de fobias. Uma das abordagens mais recomendadas é a Terapia Cognitivo Comportamental.
O tratamento te ajudará a desenvolver estratégias para entender e superar os seus medos, para que consiga lidar melhor com estas situações.
Olá!
Claustrofobia é uma sensação de sufocamento que faz com que nosso pensamento seja totalmente direcionado ao controle de respiração e sensação de falta de ar. Ela tem uma grande base emocional e é necessários realizar acompanhamento psicológico ou ainda multidisciplinar, que vai auxiliar à acessar as origens dessa fobia. Como estratégia mais rápida sugiro ainda que procure uma doula, para que possa vivenciar esse momento da gestação com um parto respeitoso, para que possa ter uma experiência positiva e uma melhor recuperação do pós parto, independente da via de parto escolhida. É importante essa preparação de conceber como será seu parto, do que vai acontecer, quem estará junto e que a equipe que te acompanhe seja o mais humanizada possível. Doulas atendem a mulher e não a via de parto. Existe um cadastro nacional de Doulas que pode lhe ajudar a achar uma profissional qualificada e lhe auxiliar a passar por esse momento com muita tranquilidade.
Olá, sugiro que você busque um psicoterapeuta da TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), esse profissional pode aplicar protocolo para trabalhar especificamente essa demanda. O trabalho é mais focado e breve, que justamente o que vc precisa neste momento. Me coloco a disposição. Abraço!
Em psicanálise, as fobias (entre elas a claustrofobia), são sintomas que convertem um sentimento de angústia em terror frente a um objeto, pessoa ou situação. Este terror, ou fobia, quanto imotivado, surge com o objetivo de esconder da consciência algum elemento significativo da história do sujeito que provoca um forte sentimento de angústia, afim de mascará-lo. Geralmente o objeto, pessoa ou situação que provoca a fobia tem alguma relação indireta com o evento provocador de angústia. No seu caso, a relação claustrofobia e procedimento de cesárea, ou mesmo a maternidade, são pistas para se iniciar uma investigação analítica.

O método de tratamento da psicanálise, via associação livre, permite que o paciente se manifeste livremente e sem censuras, manejando as repressões e recalques inconscientes, o que acaba trazendo para a consciência o elemento da angústia, e que via trabalho de elaboração psíquica, elimina gradativamente o processo fóbico, para que não se projete em outros objetos ou situações no futuro.
O pré-natal psicológico seria a minha recomendação, não só pelo motivo que você traz, mas também para identificar outros fatores de risco para transtornos psíquicos atrelados ao período puerperal, atuando de maneira preventiva. A psicologia perinatal pode ajudar as mulheres e suas familias, podendo trazer uma preparação psicológica para a maternidade e paternidade. A atuação de um psicólogo pode complementar o pré-natal tradicional, oferencendo apoio emocional e compreendendo as demandas que surgem nesse período.
Olá!
O acompanhamento gestacional com uma psicóloga (pré-natal psicológico) é muito importante, bem como uma rede multidisciplinar especializada. Avalie a possibilidade de ter uma doula para auxiliar nesse processo, normalmente elas realizam plano de parto e através disso é possível abordar suas escolhas e receios. Uma enfermeira obstetra e uma fisioterapeuta pélvica também podem te ajudar nesse preparo, cuidando do seu corpo com responsabilidade. O cuidado precisa ser integral, corpo e mente não são entidades separadas e precisam da nossa atenção com inteireza. Te desejo uma boa hora!
Olá, tudo bem? É importante acompanhamento com profissional especializado na área perinatal/obstétrica. Existe um transtorno de ansiedade chamado tocofobia. Ele se relaciona com o medo, pânico e pavor de engravidar ou do parto. Assim como outras comorbidades que deves trabalhar e que podem te ajudar para ter uma maior tranquilidade no parto.
Em casos de transtorno de tocofobia, inclusive pode ser indicado a cesariana. Porém, é preciso avaliar.

Fique bem!
Bom dia! Você precisa buscar ajuda de um Psicólogo que trabalhe com Fobias. O procedimento específico para o claustrofóbico chama-se Terapia Cognitiva Comportamental, usada também em outras fobias, fazendo com que o paciente vença o problema gradativamente. Procure ajuda especializada. Espero ter ajudado.
Olá! Sugiro procurar um Psicólogo Perinatal para que você possa fazer um acompanhamento, conversar sobre suas angústias e se munir do máximo de informações para que o nascimento do seu filho seja um momento tranquilo. O pano de fundo desse cenário é a ansiedade, que já costuma ser alta na gestação e pode ser prejudicial para você e o bebê. Procure descansar, se for recomendado pelo seu médico, pratique atividade física, procure se alimentar bem, aprenda a lidar com a sua respiração e tenha boas noites de sono. Cuide-se!
Olá !
A gravidez é uma fase que afeta muito a vida da mulher tanto fisicamente como emocionalmente. O tratamento psicológico pode te auxiliar para lidar com todas as mudanças e tratar essa questão que você pontua de forma específica. Existem técnicas para conquistar a cura e para favorecer com que esse processo seja mais leve. Desejo um bom parto para você com os devidos cuidados. Procure ajuda profissional, será essencial para manter uma boa saúde mental.
Olá,
Uma pergunta que te deixo é quanto tempo você tem até o parto.?
O ideal seria você buscar um psicólogo com a abordagem em terapia cognitiva comportamental, o quanto antes.
Na terapia cognitiva comportamental, você e seu psicólogo vão tratar com foco na sua fobia e preparação para o parto.
Procure conversar com sua médica e ter informações de como será o procedimento e fazer exercícios de relaxamento, meditação guiada, todas essas ferramentas ajudam a lidar com o stress e a ansiedade.
Que você tenha um bom parto,
Se cuide ...
Um abraço.
Olá. A claustrofobia é um dos sintomas da ansiedade, que pode estar sendo potencializada pela situação de passar por um parto. Sugiro que busque um psicólogo para tratar disso.
Prepare-se para esse lindo momento em sua vida! As mudanças hormonais que revolucionam o organismo feminino durante a gestação, aliados à natural preocupação com as novas responsabilidades, fragilizam a mulher e podem levá-la a estados de ansiedade e até de depressão. A barriga de uma grávida é uma caixinha de surpresas e a ansiedade comum na gestação é resultado de medos e fantasias. Por isso é importane que a gestante procure ajuda psicológica durante a gestação, além de já ser necessário esse apoio para seu histórico de fobia, pois a terapia é um ambiente de aprendizado sobre si mesma e te ajudará a lidar com tudo isso muito melhor!
Oi mamãe! você não precisa passar por esse momento sozinha em si. São muitas mudanças, expectativas, receios, e tantos outros sentimentos que poderão aparecer. O acompanhamento psicoterápico te ajudará muito a vivenciar as expectativas e as emoções dessa etapa(o parto) e a construir nova mentalidade, a de ser mãe.
Se precisar estarei por aqui para te ajudar. Um abraço!
Olá, tudo bem? O processo psicoterápico vai auxiliar você, te dando um suporte emocional. Esse momento da gestação existem muitas alterações hormonais acontecendo. Busque um psicólogo.
Olá! Assim como vários colegas afirmaram, acredito que o início de uma psicoterapia o mais breve possível possa ajudá-la a lidar com as questões da claustrofobia, tendo como foco a um curto prazo de tempo, a questão da maternagem. Todavia, mesmo após o parto, acredito que seja interessante dar seguimento ao tratamento. Dúvidas, estou à disposição! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Assim como foi dito por meus colegas, a busca pelo atendimento em psicoterapia é muito importante, pois existem técnicas e aprofundamentos que possam te auxiliar nesse momento do parto. E mesmo passando esse momento, é importante prosseguir no tratamento para lidar com o puerpério, que também é uma fase difícil. Qualquer dúvida, estou a disposição!
Oi! Buscar psicoterapia para auxiliar no tratamento da Claustrofobia é necessário o quanto antes. Durante o mesmo, exercícios práticos de controle da ansiedade podem te ajudar a passar por essa situação em segurança. Cuide-se bem!
Tem um aplicativo para meditação chamado Lojong, que eu considero nota 10. Praticar as meditações orientadas deste app pode te ajudar muito na superação da tua fobia, e te permitir um parto tranquilo!
E, claro, contar com o apoio de um psicoterapeuta também pode ser de grande valia!
Olá! A terapia Cognitiva Comportamental poderá ajudar nesse momento - há várias técnicas que poderá aprender para ter o controle de sua ansiedade, além de se autoconhecer para compreender os gatilhos. Procure um psicólogo!
Importante compartilhar essa dificuldade com o seu médico e fazer psicoterapia para tratar essa ansiedade.
Olá! As situações da vida têm sentidos diferentes para cada pessoa; com a gestação não é diferente. Uma ajuda profissional pode auxiliar a trabalhar questões relacionadas não somente ao medo do parto, mas a outras que surgirem ou existem. Um suporte em saúde mental nesse momento de pré natal pode fazer muita diferença!
Vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses seus medos são justificáveis e podem estar associados a doenças altamente tratáveis e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá, como vai? Lamento por se sentir assim. Oriento que converse mais com o seu obstetra sobre essa questão e além disso que realize psicoterapia no sentido de compreender melhor esse medo, de ter um espaço que posso falar a respeito de todos os sentimentos causados pela gestação. Você se cuidando, cuida também do seu bebê. Espero que tenha feito sentido. Um forte abraço.
A claustrofobia é um medo intenso e irracional de lugares ou situações que podem parecer difíceis de escapar ou onde você se sente preso. É compreensível que a perspectiva de passar por uma cesariana possa ser assustadora para quem sofre de claustrofobia.

No entanto, existem algumas estratégias que você pode tentar para ajudar a controlar a sua claustrofobia durante a cesariana:

Fale com o seu médico: É importante informar o seu obstetra/anestesista sobre sua claustrofobia. Eles podem oferecer sugestões e soluções para ajudá-lo a se sentir mais confortável durante a cirurgia.

Técnicas de respiração: Aprender a controlar a respiração pode ajudar a reduzir a ansiedade e o medo durante a cesariana. Pratique técnicas de respiração profunda, como inspirar profundamente e contar até cinco antes de expirar lentamente.

Visualização: Imagine um lugar que você se sinta confortável e seguro, como uma praia ou um lugar ao ar livre, enquanto se prepara para a cirurgia. A visualização pode ajudá-lo a se concentrar em pensamentos positivos e tranquilizadores.

Sedação: Em casos graves de claustrofobia, pode ser necessário utilizar sedação antes da cirurgia para ajudá-lo a se sentir mais confortável e menos ansioso.

Lembre-se de que a cesariana é um procedimento comum e seguro que é realizado todos os dias. Converse com o seu médico e equipe médica sobre as opções disponíveis e siga as orientações para ajudá-lo a se sentir o mais confortável possível.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá como vai você?
Sinto muito pelo que vc está passando. Mas que bom que vc está buscando ajuda hein!

Procure um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento sério que os resultados aparecerão no médio e longo prazos. O que você relata é seu modo particular de lidar com o mundo. Mas é super importante que vc faça um tratamento certinho até por conta de sua gravidez. Esse modo decorre de sua história de vida, suas experiências atuais e passadas, sua forma de de lidar com os desejos e as demandas dos outros e com os seus próprios desejos, e muito mais coisas que formam a sua posição subjetiva perante o mundo. Para mudar, é preciso ver, compreender e só depois estamos prontos para agir diferente. . Além disso, só com a ajuda psicológica você consegue dar tais passos e qum superar ou ao menos tratar bem sua claustrofobia?
Me coloco á disposição, sou a leticia, e sou psicóloga. @leticiafernandespsi
Com informação e olhando e lidando com suas emoções. Grupos de apoio a gestantes pode ser interessante para ter acesso a informações e uma rede de apoio. Além disso, praticar atividades que treinem seu relaxamento e equilibrio emocional. Psicoterapia é de bastante valor nesse processo. Abraço
Ola boa tarde. Espero que esteja bem. Neste caso sugiro que procure um psicólogo para iniciar o quanto antes o acompanhamento, entender melhor os motivos que te levaram a esta fobia como te ajudar a ter habilidades e recursos para lidar com ela, Outro ponto importante é que possa compartilhar com seu médico, para que ele te forneça também informações sobre o parto e até te ajude quanto a isto. Cuide de você. Estou a disposição. Um abraço @psiluanamarys
Olá, futura mamãe! Felicitações para sua família. Vamos fazer com que sua gestação seja tranquila, para que você possa curtir cada fase? Superar a fobia de dar à luz pode levar tempo, mas com paciência e a abordagem certa, é possível reduzir o medo e aumentar a confiança no processo de parto. Você sabia que pode ter uma cesárea humanizada? A sala de cirurgia pode ser preparada para ser mais confortável e menos intimidadora, com iluminação suave e música, se você desejar. A cesárea humanizada busca tornar o parto uma experiência mais positiva e menos medicalizada, focando no bem-estar físico e emocional da mãe e do bebê.
Ficarei muito feliz em te ajudar nesse momento tão importante da sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50