Olá, tenho bipolar 2. Gostaria de saber a diferença entre Lítio CR e o normal, e se no Brasil só

3 respostas
Olá, tenho bipolar 2. Gostaria de saber a diferença entre Lítio CR e o normal, e se no Brasil só tem CR 450 ou se tem o de 600 tb. E o XR? Esses tipos diferentes (normal, CR e XR) influenciam no exame de sangue, ou o resultado é interpretado igual para qualquer tipo?
Os dois Litios sao bons, 300mg ou 450mg CR, cada paciente se adapta a um deles ou a nenhum, o que é raro. Basta controlar a dose a partir do exame no sangue.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado, desconheço o litio XR. O litio CR, no entanto, tem a vantagem de diminuir muitos efeitos colaterais relacionados com a liberação imediata do sal, como náuseas, diarreia e vômitos, além de permitir menores quantidades de tomadas ao longo do dia. Alguns pacientes não toleram realmente o carbonato de litio, e se dão bem com o litio CR.
Lembrar que para o exame de sangue, o intervalo de 12h entre a tomada e o procedimento deve ser seguida e isto pode sim influenciar no resultado da dosagem sanguínea.
No Brasil temos o Carbolitium 300mg e o Carbolitium 450mg CR. O primeiro de liberação rápida e o segundo de liberação mais lenta. O que interessa é o controle laboratorial. Alguns pacientes ficam mais confortáveis e estáveis com 450mg CR uma ou duas vezes ao dia. Quem determina é o controle laboratorial e a clínica, ou seja, a remissão do quadro e evitação de novos ciclos. Já o simples é usado 2 a 3 vezes ao dia, objetivando os mesmos controles do anterior.
Acho ambas apresentações úteis e vantajosas para objetivos semelhantes (estabilização, prevenção de novos surtos) mas tudo depende do ajuste individual.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.