Olá, tenho 52 anos estou a tomar duptaston desde setembro de 2019 , 12 dias do mês devido a hemorrag

1 respostas
estou a tomar ms 12 dias do mês devido a hemorragias fortes com postas de sangue derivado a miomas. Houve meses em que veio menstruação e outros não, ultimamente não tem vindo. Terei interesse em continuar a toma, os miomas estão mais pequenos não sei se será seguro, análises armonais tem um valor de 143. Durante este ano o meu corpo tem tido inflamação, primeiro uma flebite e agora tenssinovete nos 2 braços, tem alguma relação com o medicamento? Obrigado pela atenção.
O Duphaston, e outros progestagênios, são administrado por 12 dia do mês, para regular o ciclo e impedir que o estrogenio aumente o tamanho dos miomas, e do endometrio ( camada interna do útero). Mas se a pessoa entra na menopausa, e para de menstruar, não há necessidade de continuar tomando o Duphaston. Nestes casos, o melhor é parar de tomar por 2 meses e observar se a menstuação volta. se menstruar, volte a tomar o Duphaston 12 dias no mês. Se a menstruação não vier, não tome nada, pois os miomas não crescem na menopausa e não ha risco de sangrar, se já entrou na menopausa. Mas atenção : só dizemos que a pessoa realmente entrou na menopausa após 12 meses sem menstruar, isto porque até completar 12 meses, pode ocorrer sangramentos esporádicos.
No caso de pessoas com flebite, o melhor é nunca fazer a terapia de reposição hormonal, ou seja, não tomar estrogenio, e podendo, evitar, também o progestagênio ( Duphaston)