Olá! Tenho 36 anos. Tive três abortos espontâneos, sempre na sexta semana de gravidez. O último, foi

1 respostas
Olá! Tenho 36 anos. Tive três abortos espontâneos, sempre na sexta semana de gravidez. O último, foi um aborto retido. Fui orientada a iniciar o uso do Utrogestan assim que descobrisse uma nova gravidez. Fiz exames hormonais após os abortos e a progesterona se manteve no nível normal. O Utrogestan ajudará a evitar o aborto neste caso? O aborto retido indicaria que a perda gestacional não está relacionada ao baixo nível de progesterona? Desde já agradeço pela atenção.
Olá!

Sinto muito por suas perdas. A situação que você descreveu é desafiadora, e é bom que você esteja buscando respostas e soluções. O Utrogestan é um suplemento de progesterona frequentemente prescrito para mulheres com histórico de abortos espontâneos. A progesterona é crucial para manter a gravidez, especialmente nas primeiras semanas, pois prepara o endométrio para a implantação e ajuda a manter um ambiente uterino saudável.

Se seus níveis de progesterona se mantiveram normais em exames hormonais, é possível que a causa dos abortos não esteja relacionada à deficiência de progesterona. No entanto, em alguns casos, mesmo níveis normais de progesterona podem ser insuficientes para suportar uma gravidez em mulheres com histórico de perdas gestacionais recorrentes.

Um aborto retido ocorre quando o embrião ou feto para de se desenvolver, mas não é expelido imediatamente pelo corpo. Isso pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, imunológicos, anatômicos ou hormonais. O fato de ter um aborto retido não exclui a possibilidade de que a suplementação de progesterona possa ajudar em futuras gestações, mas também sugere que outras causas devem ser investigadas.

É importante considerar outras possíveis causas para suas perdas gestacionais, como fatores genéticos (cariótipo dos pais e do material abortivo), distúrbios autoimunes (como síndrome antifosfolípide), problemas anatômicos (como septo uterino) e trombofilias. Recomendo que você continue seu acompanhamento com um especialista em reprodução ou um obstetra que possa realizar uma investigação abrangente. Eles poderão avaliar a necessidade de outros tratamentos ou intervenções, além do uso de Utrogestan.

Em resumo, o uso de Utrogestan pode ajudar a prevenir abortos em alguns casos, mesmo que seus níveis de progesterona sejam normais. No entanto, é essencial investigar outras possíveis causas para suas perdas gestacionais recorrentes. Continuar seu acompanhamento com um especialista é crucial para obter uma avaliação completa e um plano de tratamento adequado. Se precisar de mais orientação ou tiver outras perguntas, estou disponível para consultas online.

Desde já, agradeço pela atenção.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170