Ola,tenho 36 anos a 4 meses fiz a cirurgia de otoesclerose , a mais de um ano usava aparelhos nos do

6 respostas
Ola,tenho 36 anos a 4 meses fiz a cirurgia de otoesclerose , a mais de um ano usava aparelhos nos dois ouvidos, a cirurgia foi um sucesso não preciso mais usar aparelho auditivo, fiz no ouvido pior que agora é o melhor enfim... A pergunta é sera que posso fazer mergulho livre ate - 10 metros no maximo ? A 15 anos pratico pesca submarina, fiz a cirurgia em maio e pretendo esperar até fevereiro para fazer um mergulho, posso fazer este mergulho ? Ou nao devo nunca mais mergulhar ? Corro algum risco ?
Olá. Quando é realizada a cirurgia de otosclerose (estapedotomia) é contra-indicado mergulho em profundidade pelo risco de deslocamento da prótese. Mas converse com seu cirurgião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom Dia! A cirurgia da otosclerose requer a abertura da comunicação da orelha média coma orelha interna para permitir a colocação da prótese. Existe sempre um risco maior de barotrauma após este tipo de procedimento, ou seja, não é recomendável mergulho, pois pode haver lesão da orelha interna e surdez ou vertigens intensas. No entanto, sugiro conversar com seu cirurgião, pois somente ele/ela sabe quais foram as circunstancias de sua cirurgia e exatamente o que foi feito durante o ato cirúrgico.
Melhor conversar com seu cirurgião sobre isso. Geralmente, os riscos são o deslocamento da prótese e lesão da orelha interna (sintomas de surdez e/ou vertigem intensa).
Olá,
O bom senso me faz concordar com as colegas que aqui já expressaram suas opiniões, porém, a literatura médica já fez este questionamento e ficou, naquela época, visto que não teria maiores problemas desde que todos os passos de segurança para o mergulho e adequada descompressão fossem realizados. Caso deseje ler o artigo no qual existe esta informação, ele poderá lhe ajudar a ter mais informações sobre o assunto ("Diving after stapedectomy" - pesquise no Google - foi publicado em 2001). Eu pessoalmente libero meus pacientes com base neste estudo mas os coloco completamente cientes dos riscos potenciais. Reforço SEMPRE que, caso esteja "entupido" (com qualquer problema nasal ou em orelhas) NÃO PODE MERGULHAR DE JEITO NENHUM.
Também sempre dou minha opinião pessoal: se eu tivesse sido submetido a uma estapedotomia, não faria mergulhos profundos.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
Evite a qualquer custo mergulhar em altas profundidades.
Vc correrá riscos se mergulhar muito fundo! Converse com seu otorrinolaringologista

Especialistas

Nathalia Manhães Távora

Nathalia Manhães Távora

Otorrino

Vitória

Flávia Klostermann

Flávia Klostermann

Otorrino

Lages

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Fonoaudiólogo

Brasília

Marcos Loyola Borém Guimarães

Marcos Loyola Borém Guimarães

Otorrino

Montes Claros

Noé Costa e Silva de Sa

Noé Costa e Silva de Sa

Otorrino

Campinas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 112 perguntas sobre Otosclerose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.