Olá, tenho 33 anos sou casado e pai de um menino, não ando muito bem, ando mal humorado o dia todo,

11 respostas
Olá, tenho 33 anos sou casado e pai de um menino, não ando muito bem, ando mal humorado o dia todo, não tenho paciencia com nada e com ninguem me sinto um inutil, ando muito angustiado e tenho medo de piorar, tenho depressao?
Nos dias atuais, a sociedade vive por um processo que eu denomino "patologização", ninguém mais diz que está "triste" diz-se que está "deprimido", este que já tem um enquadre de doença. Utilizamos o DSM (Manual Americano de Doenças Mentais) como referencia, e segundo ele podemos definir a depressão como uma alteração do humor, esta recebe três subdivisões: a Depressão Maior, que é o quadro mais grave podendo incorrer em suicídio, o transtorno distímico e os sem especificação. Existe uma série de itens que devemos analisar nas primeiras sessões para verificar se a sintomática se enquadra em depressão, tais como: humor deprimido na maior parte do dia, perda ou ganho significativo de peso, embotamento afetivo, desinteresse em realizar coisas simples, insônio ou hipersonia, sensação de fadiga ou perda de energia, dentre outras. Seria interessante verificar quando voce começou a perceber esse quadro e como a relação com seu filho pode ser vinculada à temática, a questão da paciência também.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses sintomas podem estar relacionados a vários fatores. Se você está vivendo um momento estressante, sugiro que acrescente em sua vida atividades que lhe dão prazer e, de qualquer forma, é interessante procurar um psicólogo para fazer uma avaliação, pois a psicoterapia vai te ajudar a lidar com a situação. Boa sorte.
Situação difícil heim!! No entanto, me parece que remete a sintomas de depressão mesmo. Seria interessante investigar diagnóstico para investir no tratamento psicológico e emocional. Nossos pensamentos, emoções, comportamentos e sintomas tem uma ligação muito forte, e é com esses aspectos que a terapia cognitiva comportamental aborda ensinando estratégias de enfrentamento. Compreender os gatilhos desses sintomas são importantes para trazer alivio. É uma grande oportunidade que a vida oferece de investir em você mesmo!! A terapia EMDR também pode ajudar porque pode reprocessar memórias traumáticas que aconteceram no passado. Atuo em Recife com as duas perspectivas! Estimo melhoras!! Siga em frente!!
Acredito que se você veio até aqui com esta pergunta e estas angústias, você está numa situação que seria bom buscar ajuda com um psicólogo(a). Pelo seu relato é complicador dizer se trata-se de depressão, porém tenho certeza que um processo de terapia pode te ajudar a levar a vida e a rotina com mais leveza e tranquilidade.
Olá, existem város fatores que podem contribuir para o aparecimento de tais sintomas, o corre - corre do cotidiano é um deles. sugiro que busque um psicólog para que depois de avalá-lo possa orientá-lo de forma mais adequada.
Boasorte
Prezado,

Pareces estar passando por um momento difícil. Para a realização de um diagnóstico é necessário a realização de uma avaliação, nesse sentido, buscar um psicólogo ou médico psiquiatra poderá contribuir no seu caso.

Estes profissionais farão um exame sobre diversos aspectos da sua vida e o que vem sentindo. Não sabemos o que passa com você, os problemas que vem enfrentando e os pensamentos e sentimentos que lhe angustiam.

Realizada a avaliação, pode-se saber um pouco mais de você para então poder realizar o tratamento mais adequado, seja com psicoterapia ou com o uso de medicação.

Um abraço
Olá!
É interessante você procurar um profissional da área para fazer um diagnóstico. Tanto o psiquiatra como o terapeuta cognitivo comportamental pode lhe ajudar.
Após feito o diagnóstico estes devem lhe encaminhar para tratamento.

À disposição
Em algumas vezes, o acumulo de responsabilidades e uma pressão natural da vida por bons resultados nos deixa inquietos e ansiosos. Uma atividade terapêutica pode ajuda-lo a se organizar melhor diante destas exigências. Considere exercícios físicos, caminhadas relaxantes, contatos com a natureza, bons livros e quem sabe um bom papo com um terapeuta da sua confiança. Seja feliz.
A realização de um diagnóstico consiste em algo muito sério, exigindo uma (ou algumas) entrevista longa e detalhada, para obtenção de dados sobre o momento atual e história de vida pregressa do indivíduo. Sendo assim, além das questões éticas envolvidas, não é possível realizar um diagnóstico adequado a partir das informações fornecidas durante a pergunta.

Contudo, diante dos dados descritos, sugiro que busque avaliação especializada, seja de um psicólogo ou de um psiquiatra. Caberá a este, então, julgar a necessidade de acompanhamento e dar os encaminhamentos adequados, se necessário.
Não temos como fechar um diagnóstico desta forma.
Prezado,
Você está mencionando vários aspectos de sua vida que estão gerando sofrimento na sua vida de relações mas não são suficientes para estabelecer um diagnóstico preciso. Para o fechamento de um diagnóstico, são apenas elementos iniciais e indicativos, mas que precisam ser completados com verificações detalhadas a respeito de sua situação emocional, o que está gerando esta situação emocional (ou seja quais os impasses na vida de relações está gerando o sofrimento emocional), e além disso, muitas vezes acrescentar avaliações médicas, pois aspectos endocrinológicos, neurológicos entre outros, podem estar interferindo para o problema relatado. Assim, com o diagnóstico estabelecido, terás um prognóstico do problema apresentado, como também a definição da intervenção necessária para a superação do problema.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.