Olá. Tenho 30 anos e sofro com ansiedade desde os 10. Há cinco anos recebi o diagnóstico de TAG e fa

24 respostas
Olá. Tenho 30 anos e sofro com ansiedade desde os 10. Há cinco anos recebi o diagnóstico de TAG e faço tratamento com terapia e remédio (sertralina). No entanto, nos últimos tempos tenho tipo episódios de desrealização, e o medo de ficar preso nessa sensação para sempre e enlouquecer está me consumindo. Já consultei mais de um neurologista e já fiz eletroencefalograma, com resultados normais. No entanto, ainda não consigo me convencer de que estou temendo algo de fato impossível. Parece que, a qualquer momento, perderei o contato com a realidade de forma irreversível. Faço tratamento com psicólogo e psiquiatra, mas gostaria de ouvir a opinião de outros profissionais para, quem sabe, me convencer. Por isso escrevo aqui, e espero que possam me ajudar. Obrigado.
Olá, entendo que a sua jornada tem sido desafiadora, e aprecio sua coragem em compartilhar seus sentimentos aqui. A ansiedade, especialmente quando acompanhada de sintomas como desrealização, pode ser uma experiência intensa e angustiante. É positivo que você já esteja buscando ajuda profissional e esteja em tratamento com um psicólogo e psiquiatra, além de estar sendo acompanhado por neurologistas.

A desrealização, caracterizada pela sensação de estranheza em relação ao ambiente ou à própria pessoa, pode ser um sintoma associado a diversos transtornos de ansiedade, incluindo o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que você já foi diagnosticado. É compreensível que a incerteza e o medo de perder o contato com a realidade causem preocupação e apreensão.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer a eficácia do tratamento que você já está recebendo. O fato de os resultados dos exames neurológicos serem normais sugere que os episódios de desrealização podem estar relacionados à ansiedade, reforçando a importância do tratamento psicológico e psiquiátrico.

Além disso, é válido explorar em suas sessões de terapia temas relacionados à desrealização, discutindo as origens desses sentimentos e como eles impactam sua vida diária. Pode ser útil investigar eventuais eventos traumáticos ou fontes de estresse que possam estar contribuindo para esses episódios.

Entendo que a persistência da preocupação com a possibilidade de perder o contato irreversível com a realidade é desafiadora. Neste momento, sugiro que você continue compartilhando esses sentimentos com seus profissionais de saúde mental, incluindo suas preocupações específicas em relação à desrealização.

Lembre-se de que o processo terapêutico pode levar tempo, e a construção da confiança no tratamento é uma parte essencial do processo. Se ainda assim persistirem as dúvidas ou ansiedades intensas, é recomendável discutir essas preocupações com seu psiquiatra, para avaliar se ajustes na medicação ou na abordagem terapêutica podem ser benéficos.

Estou aqui para apoiá-lo ao longo desse processo. Se tiver mais perguntas ou se desejar explorar mais a fundo esses temas, sinta-se à vontade para compartilhar. O caminho para a compreensão e o alívio emocional pode ser desafiador, mas você não está sozinho nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise

Endosso cada palavra da colega Drª Maisa, ao que acrescento a importância de se evitar consumo de substâncias psicoativas (e não são só as drogas de uso recreativo, não. Me refiro a café, energéticos, refrigerantes com cola, etc.), da prática de atividade física regular, de higiene do sono rigorosa, da prática de atividades lúdicas como cinema, música, hobies (o que você gosta de fazer? Já tem umas duas plantinhas pra cuidar? Não vai deixar morrer sem água? Tenha. Pode ter um pet? Vai cuidar direitinho? Tenha. Toca um instrumento? Joga videogame com alguma parcimônia? Tem uma turma pra encontrar de vez em quando? Um grupo de whats ou telegram SAUDÁVEL? TENHA. Sei que é difícil. Não vá ficar ansioso tentando não ficar ansioso (isso pode acontecer, como bem sabemos), mas para os TAGs, é mt útil e pode melhorar seus sintomas, considerando que você já faz psicoterapia e terapia medicamentosa, que não deve abandonar, a não ser que tenha alta). Mas vc está no caminho. Vir aqui, por exemplo, foi uma ideia saudável. Boa sorte.
Ola!
Meu posicionamento é o mesmo dos colegas acima
Siga com seu tratamento e procure aproveitar ao máximo suas sessões de Psicoterapia, travando com seu psicólogo (a) e psiquiatra, estratégias para manejar suas emoções.

Estar consciente da forma que descreveu, é um excelente passo na sua caminhada.

Espero que fique bem

;)
Olá, o processo terapeutico é de entrega, mas, muitas vezes, essa conflitante descoberta de nos conhecer e conhecer nosso funcionamento, nos asssusta, estar aberto e dispostos a mudanças reais, partindo do enfrentamento do que vivemos exige de nos muita coragem e também da medo, pois, coloca em cheque nossa posição em nossa zona de conforto, que não é nada confortavel, mas é conhecida. Coragem para largar o que não te serve mais e seguir buscando uma vida de maior bem estar internamente. Forte abraço.
Olá meu caro, bom dia! Eu compreendo o quanto deve ser difícil, mas, vou compartilhar a minha visão sobre. Sou Neuropsicólogo, e atualmente tenho um canal chamado EduardoGiovanelli, no qual compartilho questões sobre dissociação, desresponsabilização e despersonalização, são questões bem desafiadoras, mas compartilho este conhecimento de forma gratuita lá…
Pelo que estudo, acredito que possa haver eventos traumáticos que normalmente desencadeiam uma série de desregulações Neuropsicológicas, isto é, uma desregulação disfuncional em algumas áreas do cérebro e que pode afetar a cognição, emocional e fisiológico no geral. Se fizer sentido para você meu caro, é importante buscar áreas da saúde mental que estejam envolvidas com questões cerebrais, para atuar na Neuroplasticidade cerebral, em prol de diminuir os sintomas e promover regulação destas áreas cerebrais, como por exemplo o córtex pré frontal ventromedial, é uma área que normalmente está disfuncional em eventos de desrealização. Normalmente, estas questões são traumas complexos, mas não necessariamente. Espero ter lhe ajudado com uma outra visão… Grande abraço!
Olá! Concordo com os colegas acima. Apenas para acrescentar, dentro da psicologia temos várias escolas (TCC, Psicanálise, Humanista, etc). Existem linhas mais adequadas, cientificamente dizendo, para o tratamento de cada transtorno. Os tratamentos possuem protocolos comprovados de eficiência. Para o Transtorno de Ansiedade Generalizada, o tratamento mais adequado até o momento é a Terapia Cognitivo - Comportamental. Converse sobre isto com o profissional da psicologia que te acompanha. Pergunte qual a linha de trabalho aplicada ao seu tratamento. Caso não seja a TCC, converse sobre a possibilidade de segui-la daqui em diante. Caso já seja a TCC, confie. É o que temos de mais atual no momento. Desejo um excelente processo! Permaneça firme! Forte abraço!
Sinto muito que esteja passando por isso! É muito difícil ter esses sintomas e mais do que isso, estar nessa sensação de angústia.
Sei que você veio aqui em busca de certezas, mas me parece que você teve muitas respostas de outras formas, mas permanece na incerteza. Então queria propor que você pensasse que talvez o que mais pode te ajudar é, de alguma forma, tolerar essa incerteza, sabendo que você está em tratamento e acompanhado e não há nada que indique que você ficará nesses episódios de forma definitiva. Que por mais desconfortáveis que possam ser, eles são passageiros, o medo vai bater e incerteza também, mas ao invés de querer impedir que isso aconteça, entender que eles tem um motivo para isso mas que não significa que algo ruim acontecerá!
Digo isso, porque quanto mais você ficar focado nisso, mais a sua angústia vai perdurar. A nossa vida é cheia de incertezas, o caminho mais sustentável é tentarmos aceitá-las! Espero ter ajudado de forma e desejo que fique bem!
Imagino o quanto deve estar sendo dificil e sofrido para você. Seria importánte avaliar a abordagem psicoterapêutica talvez. Sabe se conhecer bem e as possibilidades viáveis para você, alem de fortalecer seus pontos fortes. As abordagens TCC e em particular a Terapia do Esquema, são bem indicadas para seu processo, não sei se as conhece e se já as utiliza. São de grande colaboração. Confie, seu caso é possivel sim encontrar o caminho e ser bem sucecedido. Sucesso!!
Olá!
A dissociação pode ser uma forma do seu organismo se defender de situações desagradáveis. Acontece com a maioria das pessoas.
A interpretação da dissociação como algo errado ou perigoso, ativa o sistema de sobrevivência e você pode entrar em um modo de luta/fuga.
Técnicas de atenção plena podem auxiliar a aceitar e perceber esses momentos, pois temer esses episódios é o que faz com que eles piorem, já que pelo seu relato, parece estar em uma crescente e causando muito sofrimento. Técnicas de respiração e consciência auxiliam a enviar sinais para o seu organismo de que está tudo bem e que é normal que a mente viaje.
Mas você pode buscar mais informações na internet e se tiver dificuldade de praticar sozinha, pode buscar locais que ofereçam o serviço de mindfulness. Continuar com a psicoterapia e o acompanhamento psiquiátrico é fundamental. Espero ter ajudado. Um forte abraço!
Boa tarde!
Assim como você se descreve, em tentativas, a tanto tempo por melhoras e ainda sentindo medos de estranhamento pessoal, recomendo que sim, continue com as sessões de psicoterapia, talvez com mais frequentes encontros. É com psicologia e com o psiquiatra, em conjunto de medicamentos, somados a alguns exercícios e treinos que serão capazes de te ajudar buscar a capacidade de suporte a todas essas emoções e provavelmente acalme o seu coração possibilitando as mudanças.
Faça comigo, na minha agenda Doctorália, um agendamento de tele consulta para conversarmos melhor.
Estou aguardando e saiba que tenho capacidade para lhe ajudar.
Olá, Não sei qual a abordagem do seu psicólogo, mas gostaria de esclarecer que os psicólogos Cognitivo-Comportamental, trabalham com ferramentas (atividades e metodologias) todas pautadas na ciência e no AQUI E AGORA. E dentro desta abordagem nós potencializamos junto ao paciente, o fato que "a mente, mente!" Ou seja nem tudo o que pensamos é fato! nossa mente não consegue distinguir o real do imaginário. Então atividades de enfrentamento, entre outras é uma boa sugestão para se trabalhar com a TAG. Não sei a quanto tempo vc toma esta medicação, mas uma sugestão é pedir para psiquiatra mudar a medicação. Espero ter esclarecido suas duvidas
Boa Tarde! TAG, ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, é um distúrbio que causa intenso sofrimento, por levar a pessoa a um estado de preocupação excessiva e permanente, com pensamentos negativos em todas as esferas da vida. Quem sofre de TAG costuma não considerar nada como leve ou pequeno. Tudo é motivo para preocupação em demasia, seja na família, no trabalho, estudos, finanças ou até mesmo pequenas tarefas do dia a dia. Controlar a ansiedade e os próprios pensamentos não é fácil, mas é uma habilidade que se pode adquirir.
A ajuda profissional pode ajudar no reconhecimento dos pensamentos nocivos e na construção de novos padrões, mais lúcidos e mais construtivos. Conte comigo para ajudar você a se autoconhecer, lidar melhor com a ansiedade e "filtrar" os problemas, sem ignorar aquilo que de fato merece sua atenção, mas também sem acumular preocupações além do necessário. Isso pode fazer grande diferença em seus dias e em sua vida.
Olá,

Primeiramente, é importante reconhecer a coragem e a resiliência que você demonstrou ao lidar com a ansiedade e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ao longo dos anos. A sua preocupação com os episódios de desrealização e o medo de perder permanentemente o contato com a realidade são compreensíveis e não incomuns em pessoas que vivenciam altos níveis de ansiedade.

Na perspectiva da neuropsicologia, a desrealização pode ser vista como uma resposta do cérebro ao estresse ou ansiedade intensos. Não é incomum que o cérebro, em situações de estresse prolongado, crie mecanismos de defesa como a desrealização. Essa experiência, embora perturbadora, é temporária e não é indicativa de uma perda de contato com a realidade de forma permanente ou um sinal de enlouquecimento.

Além disso, sob a ótica da psicologia analítica, Carl Jung poderia considerar a desrealização como uma manifestação do inconsciente em resposta a um conflito interno não resolvido ou uma sobrecarga emocional. Seria interpretada como uma forma de o inconsciente comunicar que algo precisa de atenção e cuidado.

É importante continuar o tratamento com seu psicólogo e psiquiatra e discutir abertamente esses episódios de desrealização com eles. Eles podem ajustar seu plano de tratamento para abordar especificamente esses sintomas. Além disso, técnicas como mindfulness e relaxamento podem ser úteis para lidar com a ansiedade e reduzir a frequência dos episódios de desrealização.

Se você estiver interessado em explorar outras perspectivas ou abordagens terapêuticas, estou disponível para uma consulta inicial. Podemos discutir estratégias adicionais que podem complementar o seu tratamento atual e ajudá-lo a lidar com esses episódios preocupantes.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
A ansiedade/angústia é a manifestação da possibilidade de risco, algo que convoca a uma auto-defesa e auto-preservação de cada pessoa.
Acolho o seu sofrimento. Sugiro olhar para as causas de sua ansiedade, trata-las com dignidade. Esse é o caminho.
Desejo que você faça essa travessia e que consiga viver bem, sonhar e construir saberes para sua vida. Conte comigo e que seu percurso lhe traga leveza e avanços.
Ei, dias bons a ti! Que bom sua coragem de compartilhar conosco sua dor e que bom que estas a se tratar. Concordo com colegas aqui e acrescento que a Terapia EMDR - Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos (de base neurocientífica) tem se mostrado muito eficaz para o tratamento do TAG e é uma terapia de mais curta duração que pode agregar a seu tratamento. Espero ter ajudado. Forte abraço!
Boa noite!
Vendo a sua explanação aqui, seria muito interessante você buscar terapias com abordagens que venha tratar as suas questões emocionais e traumas. A Terapia EMDR é muito eficaz no tratamento de TAG e a Terapia Cognitivo Comportamental também.
Olá. Penso que sendo o fato que você teme real ou não, é preciso lidar com o medo, não com o objeto do medo necessariamente, já que muitas vezes quando analisamos o medo por uma ótima racional, muitos não fazem sentido. Entendo que lidar com o medo é um processo emocional que você precisa passar, que vai além do momento da sessão de terapia, e só vivendo e tendo contato com suas emoções para poder encontrar as respostas. Abraço.
Olá, como você está? Primeiramente, quero parabenizá-lo por buscar ajuda e por estar em tratamento. Lidar com a ansiedade e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode ser realmente desafiador, e os sentimentos de desrealização que você descreveu podem ser muito assustadores. a desrealização que você está experimentando pode ser um sintoma do seu TAG. É uma sensação comum em pessoas que têm transtornos de ansiedade e não significa que você está perdendo contato com a realidade de forma irreversível.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente eficaz no tratamento de sintomas de desrealização. Ela pode ajudá-lo a entender e mudar padrões de pensamento que levam a sentimentos de ansiedade e desrealização. Se você ainda não tentou essa abordagem, pode ser algo para discutir com seu psicólogo.

Além disso, técnicas de atenção plena e relaxamento podem ajudar a gerenciar seus sintomas no momento em que eles ocorrem. Isso pode incluir respiração profunda, meditação ou ioga.

Por fim, é importante continuar a conversar com seu psicólogo e psiquiatra sobre seus sintomas. Eles são os mais qualificados para ajudá-lo a navegar por esses desafios. Se você sentir que seu tratamento atual não está funcionando, não hesite em discutir isso com eles. Pode haver outras abordagens ou medicamentos que você ainda não tentou. Me coloco à disposição! Abraços! @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos, comportamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Você pode aprofundar sua terapia e investigar questões traumáticas que podem estar gerando essa sensação. Desejo que fique bem!
Olá! Boa tarde!
Seria interessante você abordar mais profundamente essas questões com sua psicologa para juntos criarem ferramentas para que possa verificar seus pensamentos e regular suas emoções! Também seria interessante você buscar outras abordagens terapeuticas como hipnose por exemplo.
Fico à disposição.
Compreendo o peso de enfrentar ansiedade por duas décadas, e é fundamental reconhecer que trabalhar essas questões na clínica demanda tempo e paciência. Além do suporte oferecido pela psicologia e psiquiatria, considerar práticas como mindfulness pode complementar o tratamento.

É relevante ressaltar que a jornada de melhora pode ser gradual, mas persistir no tratamento é crucial. Mesmo avançando pouco a pouco, cada passo conta na construção de um bem-estar emocional mais sólido. Estou aqui para apoiá-lo ao longo desse caminho, oferecendo suporte contínuo e explorando estratégias que se alinhem às suas necessidades individuais. Se surgirem mais questões ou se precisar discutir mais detalhes, estou à disposição. Obrigada por compartilhar sua jornada aqui.
Olá, como você está hoje? Sinto muito pelo que você passou ou tem passado. Desrealização não é uma doença, mas um sintoma, tenha isso em mente e saiba que é importante continuar com o tratamento.
Se você não tem uma vida saudável, busque para conquistá-la. A prática de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável, um sono bom já trazem um bem-estar maior. Você já experimentou terapias complementares? O Reiki, a yoga (com técnicas de respiração) podem te ajudar. Espero que fique bem! Fico a disposição, Abs
Olá, boa noite!
Sinto muito que esteja passando por isso.
O transtorno de ansiedade pode produzir diversos sintomas diferentes no organismo, inclusive a despersonalização e a desrealização, que são experiências terrivelmente angustiantes. É um processo muito desgastante e cansativo para o organismo como um todo.
O que me chama a atenção na sua fala é que você afirma estar fazendo há 5 anos o tratamento com a Sertralina e a Psicoterapia e estar tendo fortes episódios de desrealização, então algo não está funcionando tão bem quanto deveria...Você está tomando a medicação corretamente? Está fazendo as sessões semanalmente nestes 5 anos? Segue as orientações do tratamento propostas pelo terapeuta?
Me chama a atenção porque na minha experiência (na abordagem junguiana), pacientes que recebo com o diagnóstico de TAG medicados e fazem o tratamento corretamente, em média entre 1 e 4 anos (varia de pessoa para pessoa) já estão recuperados e fazendo o processo de retirada da medicação...
Se você respondeu sim para as perguntas que fiz acima (sobre tomar a medicação e fazer o tratamento psicoterapêutico corretamente), talvez esteja na hora de você conversar com os profissionais de saúde que estão te acompanhando para rever as condutas tanto medicamentosa (existem hoje no mercado medicamentos mais novos e mais funcionais para tratamento de TAG do que a Sertralina) quanto a abordagem terapêutica.

Espero ter ajudado