Olá, tenho 30 anos e há 20 anos descobri, por achado, que tinha um cálculo na vesícula biliar. Nunca

4 respostas
Olá, tenho 30 anos e há 20 anos descobri, por achado, que tinha um cálculo na vesícula biliar. Nunca senti nada, a última ultrassonografia, este ano, mostrou que minha vesícula tem as paredes normais e o cálculo tem 2,1 cm.
Recomenda-se a cirurgia?
Boa tarde, por se tratar de um paciente jovem (30 anos), com uma expectativa de vida longa, eu recomendaria. Cálculo grande pode se tornar sintomático, além de produzir uma reação inflamatória na parede da vesícula mais acentuada do que cálculos pequenos, podendo ser fator de risco para neoplasia de vesícula. Sugiro uma consulta com um cirurgião de sua confiança para uma conversa sobre os riscos e benefícios da cirurgia.

Cálculos do tamanho do seu são grandes e podem causar sintomas a qualquer momento, mesmo que você não tivesse até hoje. O melhor momento para cirurgia é justamente quando não tem inflamação. Hoje a cirurgia é simples com 3 furinhos pequenos. Marque uma consulta para conversarmos.
Pacientes jovens e com cálculos grandes tem muita chance de gerar complicações futuras e necessitar operar em uma situação pior que a atual. Acho que a cirurgia é o melhor tratamento já que se trata de uma cirurgia segura, com recuperação rápida. Obviamente deve procurar alguém de sua confiança e com boa capacidade neste procedimento. Bom tratamento
Cálculo grande beirando 2,5 cm tem risco de malignização maior do que a população geral e por isso há indicação concreta de cirurgia. Além disso, se você tiver descendência do Chile daí sim piora o risco porque o Chile ainda é o país número 1 do câncer de vesícula. Lá quando se faz 18 anos é comum ganhar colecistectomia (cirurgia da vesícula) para prevenir um câncer tão agressivo com mortalidade de 90% em um ano. De qualquer maneira, é importante passar na consulta para avaliar risco-benefício. Nem toda a pedra na vesícula é cirúrgica e daí é importante essa avaliação. Você tem esse cálculo desde os 10 anos e o cálculo vai alterando a parede da vesícula. Parece ser tempo demais para ter um cálculo ainda mais tão grandão. O tratamento é a cirurgia por videolaparoscopia que faz pequenos furos no abdomen. Dá para se fazer 2 furos ou mesmo 1 furo só para ficar mais estético. Consulte um cirurgião experiente, isso faz a diferença.