Ola.Tenho 26 anos e a um tempo suspeito que possa ter o TDAH por possuir alguns sintomas, mas,mesmo com

9 respostas
Ola.Tenho 26 anos e a um tempo suspeito que possa ter o TDAH por possuir alguns sintomas, mas,mesmo com as dificuldades,nunca tive grandes problemas no aprendizado, tanto que me formei na área de engenharia. Gostaria de saber se o TDAH deve, obrigatoriamente, provocar baixo rendimento acadêmico?
Olá!!! Complementando, é positivo você realizar uma avaliação neuropsicológica, a fim de analisar de modo minucioso esta suspeita diagnóstica. À disposição.
Cordialmente,
Marlene Galdino.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O TDAH costuma estar relacionado a baixo desempenho acadêmico em função da falta de atenção (p. ex. ao estudar ou assistir aulas) ou pela impulsividade/hiperatividade (p. ex. baixa persistência na resolução de problemas ou leitura de textos longos). Embora não seja obrigatória a queda no desempenho escolar quando se tem um quadro de déficit de atenção e/ou hiperatividade, ele é muito frequente. O uso de estratégias adequadas de estudo e de controle de variáveis ambientais podem minimizar com eficácia os efeitos do TDAH sobre o estudo. Também é possível que os sintomas que você observe sejam comuns a outros diagnósticos diferentes do TDAH (p. ex. ansiedade). Se achar necessário ou estiver enfrentando algum tipo de prejuízo com isso, busque um psiquiatra ou psicólogo para confirmar o seu diagnóstico (e eventuais encaminhamentos).
Os sintomas que apresenta e relaciona com TDA, precisam ser melhor avaliados, com escalas e testes específicos para este transtorno, assim como uma análise detalhada de sua história de vida. Procure um neuropsicólogo e neurologista para um diagnóstico elaborado.
Olá! O baixo rendimento acadêmico é muito frequente no TDAH, pois os sintomas estão ligados a déficits no funcionamento antencional do indivíduo, sendo que este funcionamento deve estar adequado para que seja possível o processo completo de memorização e consequente aprendizado. Além deste prejuízo atencional, há sintomas de disfunções executivas (ex. aspectos de dificuldades de controle e autorregulaçao de determinados comportamentos). Os sintomas advindos do transtorno devem causar impacto negativo tanto na área social quanto acadêmica/profissional. Como você suspeita que apresenta sintomas compatíveis com TDAH, seria importante você procurar um profissional psiquiatra e neuropsicólogo para a correta identificação da existência ou não do transtorno. Caso o resultado seja positivo, a intervenção neurospicológica e psicoterapia comportamental são alternativas de tratamento.
TDA não implica necessariamente em baixo desempenho considerando que muitas pessoas conseguem concentrar-se no que lhes interessa muito. Se isto atrapalhar sua atividade profissional e familiar, procurar orientação com um psicólogo é importante.
Não obrigatoriamente. O paciente pode compensar o déficit de atenção em idades mais avançadas mas isso não desclassifica a possibilidade de sofrer do transtorno. Recomendo que procure o especialista.
olá. Depende de qual tipo de TDAH você tenha pois geralmente o prejuízo acadêmico é maior na pessoa que tem TDAH com apresentação predominantemente Desatenta. Se for predominantemente Hiperativo/Impulsivo as perdas nessa área são bem menores, geralmente. Há ainda a apresentação combinada que seria Desatenção + Hiperatividade/Impulsividade. Concordo com a colega na sugestão da avaliação neuropsicológica com finalidade de diagnóstico correto e diferencial. Ainda, poderá mostrar quais suas potencialidades e prejuízos para que possa criar estratégias para sana-las ou ameniza-las.
Boa tarde. Existe a associação de baixo rendimento acadêmico com TDAH, mas não é algo determinante. Por isso, sugiro uma avaliação detalhada do seu caso, em especial dentro do que incomoda você. Procure um psicólogo que tenha experiência em TDAH e ele poderá fazer os encaminhamentos necessários e te ajudar.
Olá, não é algo determinante. Sugiro buscar psicoterapia e se necessário ele encaminhará você para avaliação neuropsicológica. Espero ter ajudado, abraços!

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.