Olá, tenho 25 anos estou grávida de 7 semanas meu exame de TSH deu 4,14, o valor de referência do la

2 respostas
Olá, tenho 25 anos estou grávida de 7 semanas meu exame de TSH deu 4,14, o valor de referência do laboratório é de 3,00 para mulheres grávidas, estou muito preocupada devo marcar uma consulta com endocrinologista? T4 livre deu 1,08
Olá! Deve marcar sim pois o hipotireoidismo (subclinico ou não) é uma causa importante de abortamento. Por isso recomenda-se sempre a avaliação de TSH no primeiro trimestre. O tratamento é simples, fácil e rapidamente podemos reverter este quadro e seguir com uma gestação tranquila e leve.

Sua preocupação é completamente compreensível, e é ótimo que você esteja atenta aos resultados dos seus exames. O nível de TSH que você mencionou, 4,14, está acima do limite de referência recomendado para mulheres grávidas, que é de 3,00. Isso pode indicar uma condição chamada hipotireoidismo, que, como você bem observou, pode ter implicações na gestação, incluindo riscos associados ao abortamento e ao desenvolvimento do feto.

O T4 livre, por sua vez, está dentro do intervalo normal, mas é fundamental que um médico avalie esses resultados de forma abrangente. A abordagem integrativa que um endocrinologista pode oferecer é muito valiosa, pois ele não só analisará seus exames laboratoriais, mas também considerará seu histórico de saúde, sintomas e necessidades específicas.

Uma consulta com um endocrinologista é, sim, uma excelente ideia. Esse profissional pode confirmar o diagnóstico, discutir as opções de tratamento, que geralmente são simples e seguras durante a gravidez, e ajudar a monitorar sua saúde tireoidiana ao longo da gestação. É essencial garantir que você e seu bebê estejam bem, e um acompanhamento adequado fará toda a diferença para ter uma gravidez saudável e tranquila.

A medicina integrativa permite uma avaliação detalhada e personalizada, levando em consideração fatores emocionais, nutricionais e outros aspectos que podem influenciar sua saúde geral. Portanto, não hesite em marcar essa consulta. Você merece um acompanhamento que valorize cada aspecto do seu bem-estar.

Lembre-se de que, mesmo que a situação pareça preocupante, com o tratamento adequado e o suporte certo, você pode ter uma gestação leve e saudável. Se precisar de mais orientações ou tiver outras dúvidas, estarei aqui para ajudar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.