Olá! Tenho 24 anos e sem histórico prévio de qualquer tipo de desordem, mental ou física. Atualmente

5 respostas
Olá! Tenho 24 anos e sem histórico prévio de qualquer tipo de desordem, mental ou física. Atualmente, fui diagnosticado com Transtorno de Ansiedade e receitado escitalopram 10mg, com dosagem de 5mg na primeira semana.

O meu problema maior agora tem sido o medo do próprio remédio e de seus efeitos colaterais, pois li diversos relatos de pessoas que experienciam uma piora considerável do quadro antes de começar a melhorar. Isso é muito comum? Além disso, acabei lendo a bula, e vi as diversas recomendações e efeitos colaterais que podem ocorrer. Como a ansiedade já me fez sentir todos os sintomas físicos possíveis, não sei mais dizer o quão saudável fisicamente eu estou e o que é causado pela ansiedade. Já senti dores no peito e palpitações, alguns sintomas que se assemelham a gastrite, tonturas, pontadas pelo corpo, enfim... Tenho medo dos efeitos colaterais, principalmente aos relacionados ao coração. Meu último checkup do coração, de um ano atrás, deu tudo ok. Mas ainda assim o medo persiste, por tudo o que já senti mas últimas semanas.

O remédio é seguro ao ponto de eu começar o tratamento ainda assim ou preciso de uma espécie de check up geral antes?

Obrigado!
Olá! Sim, existe uma possibilidade de que no início do tratamento medicamentoso possa ocorrer uma sensação de piora do quadro. Estes sintomas tendem a ser transitórios até adaptação da medicação ao organismo , para que posteriormente o mesmo possa iniciar sua ação terapêutica . Ressalto que nem todas as pessoas irão apresentar esses sintomas iniciais que duram, em médica de 7 a 14 dias, podendo ser alguns dias a mais ou a menos. Porém , é imprescindível que comunique seu Psiquiatra sobre estes sintomas. Espero ter auxiliado no esclarecimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O próprio medo causa essas somatizações (sintomas físicos que são de origem emocional, sem causa orgânica). Trate-se com a medicação prescrita, conforme lhe foi orientado, iniciando em doses baixas e com aumento progressivo da dose.
Não é incomum vermos na prática clínica pacientes tão ansiosos que percebem risco em tudo, acentuando as dificuldades para o tratamento convencional. Sugiro também associar psicoterapia, a fim de estabelecer um vínculo terapêutico confiável, o que certamente lhe ajudará a superação dos medos.
A ansiedade produzida em cada pessoa, precisa ser vista e tratada com os profissionais psiquiatra e psicólogo, pelo menos. Ao lado de você tomar o remédio conforme a prescrição, pois geralmente o início é com doses mais baixas, exatamente para se observar a resposta do paciente. Ao lado disso, trabalhe sua ansiedade em sessões de psicoterapia com um psicólogo(a) com quem você poderá construir um vínculo de confiança. Hoje existem recursos on-line para esse tipo de atendimento, aprovado pelo CRP, que poderá facilitar o contato do paciente com o terapeuta. Siga em frente com seu tratamento, cuide-se, priorize-se no cuidado à vida. Você já está no caminho!!
Além da medicação receitada pelo seu médico, o ideal é fazer também um acompanhamento com psicólogo de sua confiança para trabalhar a ansiedade. Espero ter ajudado!
Olá! Sim, existe uma possibilidade, mas não é tão comum de acontecer principalmente com início de uma dosagem pequena como foi no seu caso. Existe também a possibilidade de seu médico entrar, nesse primeiro momento, com uma medicação ansiolíticos lá para evitar que você fique muito ansiosa até o escitalopram surtir efeito, visto que você só vai notar alguma diferença na sua ansiedade depois de 10-15 dias do início do tratamento! Também é importante você já iniciar logo um acompanhamento psicológico! O importante é você procurar um bom profissional, confiar e iniciar logo o tratamento, porque quanto mais você demora a tratar o quadro tende a evoluir para piora dos sintomas de ansiedade!

Especialistas

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.