Olá, tenho 20 anos e desde os meus 13,apresento um comportamento compulsivo. Eu, de maneira repetida

15 respostas
Olá, tenho 20 anos e desde os meus 13,apresento um comportamento compulsivo. Eu, de maneira repetida e quase automática, coço, arranho minha cabeça, ao ponto que ocasiono feridas. Atualmente faço uso de flouxetina, mas nunca cheguei a comentar sobre isso com minha médica, pois tenho vergonha. devo ter outro tratamento?
Você vai precisa ter vergonha e sim procurar se superar em relação aos seus sintomas, sugiro uma avaliação, pois o olhar terapêutico, vínculo e empatia lhe darão o feedback esperado! Fico à disposição! Bjs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Compulsões são comportamentos que podem ser encontrados, associados a quadros de ansiedade e depressão. É muito importante confiar no seu médico(a) para descrever de modo claro e objetivo como são os sintomas para que ele tenha condições de prescrever a melhor medicação. Além disso, não hesite em buscar ajuda psicológica. A psicoterapia é um tratamento que, combinada à medicação auxilia a reduzir significativamente a ocorrência dos comportamentos compulsivos.
Você deve ser verdadeiro para com os profissionais que estão envolvidos no seu tratamento para que possa alcançar o sucesso desejado. Lembre-se que você é parte integrante de todo esse contesto. Boa sorte!
Olá. Confie no seu médico. Ele poderá auxilia-lo de maneira mais adequada se relatar todos os seus sintomas. Importante também que você busque auxilio em uma terapia para procurar entender e controlar os prováveis sintomas de ansiedade que provocam os transtornos que relata. A medicação utilizada pode até mesmo ser alterada, já que alguns desconfortos permanecem. Não deixe de retornar ao médico e associar também um processo terapêutico, pois a medicação alivia os sintomas, mas somente as mudanças efetivas de pensamentos e atitudes podem colaborar para melhoras definitivas. Tente e seja feliz.
Olá. Sugiro que procure um terapeuta para investigar essas questões que podem estar ligadas a quadros depressivos ou transtornos de ansiedade.Somente um trabalho minucioso, com um um profissional de sua confiança, poderá avaliar e assim traçar diretrizes norteadores que possam clarificar as possíveis causas dessa excitação psicológica. Abraços
Sim!!! Procure a Psicoterapia!????
Pelo pouco que você disse, seu caso parece ser de um transtorno de hábitos e impulsos. Geralmente esses quadros costumam estar associados a questões que geram algum tipo de ansiedade. Logo, isto tem uma grande sobrecarga emocional e comportamental na vida de quem passa por isto.
A medicação é uma excelente parceira para que você tenha mais qualidade de vida,agindo em primeiro momento como uma espécie de anestesia local, cuidando dos efeitos biológicos dessa ansiedade. No entanto, para mudar isto, é necessário associá-la com a Psicoterapia. Assim além de 'anestesiar' inicialmente os sintomas incômodos com a medicação, você vai aprender na Psicoterapia a gerir suas emoções e comportamentos, trabalhando-os de forma mais saudável e consequentemente modificá-los garantindo maior qualidade de vida .????
Um abraço,
Nathalia Barp
Psicóloga
Confie nos profissionais que trabalham para te ajudar (psiquiatra e psicólogo). Eles irão te ajudar a vencer esses sintomas e ter mais equilíbrio.
É importante procurar ajuda de um psicólogo, já que os comportamentos compulsivos, em geral, estão acompanhados de pensamentos obsessivos e um profissional pode lhe ajudar a identifica-los.
Olá, o transtorno obsessivo-compulsivo deve ser tratado por psiquiatra e psicólogo, conjuntamente, pois assim você conseguirá o alívio dos sintomas de forma mais rápida.
Por quê ? Porque a medicação atua em algumas áreas do cérebro, enquanto a terapia atua em outras. Logo, a junção de farmacoterapia e psicoterapia atuará de modo mais amplo.
Confie no seu médico. Mesmo que tenha vergonha de expor isso. Ele irá de orientar para um tratamento adequado.
É importante que seu Psiquiatra saiba de sua compulsão, certamente ele está tratando outro sintoma. O medicamento é também adequado à compulsão, porém o acompanhamento psicológico poderá identificar outras razões que estão interferindo nestes sintomas. Aconselho uma avaliação com um Psicólogo(a).
Bom dia. Coçar a cabeça compulsivamente pode ser apenas mais um dos sintomas pelos quais lhe foi prescrita a fluoxetina. Não deixe de informar ao seu médico sobre isso, pois o aumento da dosagem ou a troca de medicação pode ser necessária.

Caso o seu diagnóstico seja de Transtorno Obsessivo Compulsivo, por exemplo, as doses de fluoxetina em geral precisam ser maiores que as usadas para depressão ou outros transtornos de ansiedade. Por isso seu médico precisa saber sobre a existência desse sintoma.

O ideal é que estejas consultando com um psiquiatra para o uso dessa medicação e, como citaram os colegas acima, procure atendimento psicológico adicional para descobrir a origem de seus sintomas. Um bom e prolongado tratamento psicológico pode vir a mudar a necessidade do uso de medicação.

Atenciosamente.
Bom dia

Seria muito importante você levar esse fato ao seu médico para que possa pensar com ele se o uso desta (que já faz uso) ou outra medicação podem auxiliar de forma mais específica nesta problemática.
Também sugiro que procure Psicoterapia para ter apoio nas questões emocionais que estão ligadas a este ato compulsivo de coçar a cabeça/lesionar inclusive, deixando a vergonha de lado, pois os profissionais acolherão sua queixa sem julgamento.
Espero ter contribuído para que possa dar o próximo passo em direção a isso.
Olá bom dia, quando o psíquico não representa o corpo sofre! São sintomas característicos da ansiedade. A ansiedade tem duas face, uma psíquica e outra física. Os sintomas físicos são bem diversos, nem todas as pessoas apresentam,coceira, vômitos sudorese, desmaios, medos, e sensações de intranquilidade.Os psicologicos são pensamentos negativos, pensamentos inadequado, insônia e variação de humor.Seria indicado no seu caso, procurar um bom profissional, para iniciar uma psicoterapia psicanalitica. Abraço
Ola, imagino o quanto esse tipo de comportamento a incomode,porém, ignorá-los perante seu médico, não é a solução viável para resolvê -lo. Você relata que está a 7 anos com esse comportamento, acho que chegou o momento de encará-lo de frente e poder desfrutar de uma vida mais tranquila, afinal todos nós merecemos!!
Nesse sentido sugiro que converse com seu médico e procure ajuda de um profissional psicólogo para te ajudar a entender melhor seus sintomas compulsivos. Abraços e se cuide.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1227 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.