Olá, tenho 19 anos e ando tendo problemas para dormir, falta de concentração e desânimo. Deixei meus

14 respostas
Olá, tenho 19 anos e ando tendo problemas para dormir, falta de concentração e desânimo. Deixei meus estudos, pois toda vez em que eu deveria falar em público ou realizar provas, eu chorava e entrava em pânico. Gostaria de saber se há a necessidsde de ter uma consulta com psicólogo ou psiquiatra?
De acordo com o seu relato, sugiro avaliar a possibilidade de ser avaliada por ambos profissionais.
O psicólogo ira ajuda-la a compreender o que esta vivendo e buscar estrategias para enfrentar esta situação. O psiquiatra, médico, ajudara sugerindo medicacao para colaborar com a remissao dos sintomas. Em alguns casos, a medicação é fundamental para resgate da autonomia.
Espero que encontre sentido em sua caminhada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possivel possível consultar os dois profissionais, sabendo que o psiquiatra recomendará medicação e o psicólogo, geralmente, te te receberá por um período de tempo para que você possa compreender o que está acontecendo.
Diante de sua queixa é possível verificar, inicialmente, que existem questões relativas a processos de ansiedade generalizada, principalmente quando aponta que não consegue dormir, todavia, para que se tenha um diagnóstico mais claro e objetivo, é importante que procure por um psicólogo para que juntos, - você e ele (a) -, possam dimensionar o que possa estar ocorrendo com a sua estrutura emocional e mental, pois podem ser, também, questões de ordem fisiológica e/ou química dependendo do tipo de vida que você leva.
O processo de terapia irá se aprofundar nas questões relativas ao "Eu" e, deste modo, vocês poderão encontrar respostas sobre o que têm levado a ocorrer esse tipo de comportamento.
Espero ter ajudado.
Abraço.
É necessário e urgente fazer uma consulta e acompanhamento psicológico para trabalhar estes sintomas.
Espero que tenha ajudado.
Eu sugiro que seu tratamento seja realizado por um médico e o psicólogo. Nesse processo o remédio tem um papel importante na redução dos sintomas ,mas a terapia intervém na causa com o fortalecimento emocional . Sendo assim, ocorrerá a melhora e a probabilidade de retorno do sintoma é menor. A terapia auxilia no término do tratamento com medicamentos , caso contrário pode haver a aumento de dosagem gerando dependência .
A depressão não deixa de ser um transtorno de humor e seus sintomas mais severos são a tentativa de suicidio e o choro continuo por no mínimo seis meses. Pode ser que você esteja iniciando o processo. Desta forma eh importante consultar um psicólogo (a) para averiguação.
Olá,
Primeiramente, seria preciso fazer uma avaliação psicológica, pois pelo seu relato parece haver um Transtorno de Ansiedade Social(TAS) atrelado ao seu quadro, pois a autocobrança e o sentimento de incapacidade diante de situações avaliativas podem gerar efeitos sintomatológicos que podem paralisar (freezing) o paciente.Esse processo se retroalimenta gerando esse ciclo de fuga e/ou esquiva.
Trabalhando-se essas crenças disfuncionais relacionadas à avaliação, possivelmente, gerará uma diminuição da sintomatologia. Por outro lado, se ainda permanecer, mesmo assim, a parceria com o psiquiatra torna-se necessária para poder estabilizar e diminuir este quadro de ansiedade.
De acordo com seu relato, a ansiedade e insônia estão te atrapalhando bastante. A ponto de você ter desistido de muita coisa importante. Ao contrário do medo popular, psicólogos não são para "malucos", são para quem busca atenuar sintomas, possibilitando o percurso de novos caminhos, saindo assim da estagnação.
Busque um psicanalista perto de você para que estes problemas sejam elaborados da melhor forma possível. Você terá ganhos incríveis com este passo .
Boa sorte!
Sim! É importante que você se consulte com ambos.

Os sintomas sugestivos de ansiedade e depressão parece que estão lhe causando prejuízos. O psiquiatra irá te avaliar e medicar, se necessário. O psicólogo, por sua vez, irá fazer um acompanhamento, possivelmente semanal, para que você possa se dar conta do porquê dessas coisas estarem acontecendo. Abraços!
Olá! Primeiramente é necessário identificar o que está causando esse desânimo, essa desmotivação. Certamente o medo ( seja de falar em público) está paralisando algumas de suas ações. Ele é necessário em algumas ocasiões de nossa vida, porém, em excesso pode impactar em patologias. Sugiro uma consulta com um psicólogo para levantar junto com você todas essas questões que observei acima. E construírem juntos estratégias de lidar com essa situação que está vivendo. Mas uma coisa é certa: é algo temporário... vai passar. Mas mova-se em busca de mudança. Só o fato de ter se preocupado em registrar sua pergunta aqui, demonstra interesse no processo de mudança. E juntamente com o seu psicólogo, você pode se decidir a procurar um psiquiatra.
Já tardiamente, pois ter deixado seus estudos representa um prejuízo de alguma forma. Recomendo consultar-se, primeiramente, com um(a) psicólogo(a), o(a) qual, com certeza, irá te ajudar, inclusive poderá encaminhá-lo(a) a um(a) psiquiatra, podendo com isso evitar de início o tratamento medicamentoso. Um abraço!
Os dois profissionais é de suma importância para avaliação e conduta do seu tratamento.
Boa sorte!
Prezada apesar de pouca informação, pode perceber que os sintomas citados acima, podem fazer parte de quadro de ansiedade com sintomas de pânico.
É importante buscar ajuda o mais rápido para você conseguir enfrentar as situações de fonte de estres. Cabe lembrar que dependendo das dificuldades encontrada em seu dia a dia é necessário mudamças de comportamento no que tange enfrentar, somente assim, você irá se livrar deste sofrimento.
Dependendo do grau que se encontra, será necessário uso de medicamento. Mas somente o psiquiatra que irá medicar. No entanto a terapia comportamental cognitiva tem trazido resultado excelente nestes casos sem tomar medicamento, lembrando que não é somente a questão pdicologica e sim bioquímica.
Fico a disposição.
É muito importante que você inicie o acompanhamento com ambos,pois assim você terá uma resposta muito melhor ao tratamento.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Susan Hortas

Susan Hortas

Psicanalista

Santos

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.