Olá, tenho 17 anos e não me lembro de nenhuma noite na qual eu consegui dormir rápido, tenho insônia

6 respostas
Olá, tenho 17 anos e não me lembro de nenhuma noite na qual eu consegui dormir rápido, tenho insônia desde pequena. O que eu devo fazer? Já tomei remédios fisioterápicos para dormir, porém nenhum ajudou.
Olá! A insônia tem várias causas. É interessante começar observar a sua rotina diária. Ficar atenta ao horário de se deitar, reduzir o uso de televisão, celular nesse período, desligar as luzes mais cedo para que seu corpo entenda que está no horário de desacelerar e tentar relaxar talvez com meditação ou algo que funcione para você e ir percebendo se com essas dicas você consegue entrar no estágio de relaxamento que antecede o sono.
Além disso, você se beneficiaria muito com uma boa análise ou psicoterapia. Falar e entender das suas questões cotidianas e passadas, que podem estar contribuindo para essa insônia, ajudaria muito no seu bem estar geral.
Espero ter contribuido! Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A insônia tem várias causa,e de acordo com seu relato parece que ela é crônica, pois tem desde pequena. Recomendo uma avaliação com clínico para que seja descartado qualquer questão orgânica, assim como também psicoterapia. A insônia é apenas um sintoma de que algo não vai bem na qualidade de sua vida. Espero ter ajudado. A disposição!
Olá!

Seria interessante você analisar sua alimentação, local onde dorme, como é sua rotina, quanto de exercício faz, entre outros.

Se você é uma pessoa de cabeça "cheia" ou uma pessoa nervosa também pode auxiliar na insônia.

É legal você prestar atenção nos seus pensamentos antes de dormir.

Sempre é bom procurar uma psicóloga para ajudar na saúde mental, porém as vezes falta apenas um ajuste para ter bons sonhos.


Espero ter ajudado.

Com carinho,
Nathália Colombo
Olá, seria importante tentar entender os motivos pelo qual tem insônia, não existe uma fórmula que dê certo para todas as pessoas, você precisa tentar encontrar o que funciona para você; medicamentos fitoterápicos tranquilizam, mas não funcionam para todos. Você já pensou em fazer psicoterapia? Já tentou fazer uma rotina do sono (fazer todos os dias antes de dormir coisas que acalmem)? A luz de telefones, televisão, etc também atrapalham nosso corpo a entender que está na hora de dormir, seria interessante dar preferência a um livro...
De fato é interessante buscar ajuda clínica primeiramente, algum neurologista por exemplo e o mesmo irá indicar exames. Caso não haja demanda desta ordem, seria interessante buscar ajuda psicológica para entender o que está por trás de sua insônia.
Espero ter ajudado, fico a disposição!
Bom dia

O estado de sono só é possível quando estamos em relaxamento, sem tensões resultantes de ansiedades, medos, preocupações, inseguranças, culpas. Seria importante avaliar melhor as condições emocionais tuas para ver se há alguma interferência, nesse caso a sugestão de terapia é uma das alternativas que poderiam ser de ajuda. Pense nisso, o bom sono interfere na vida escolar, social, familiar, de trabalho, saúde física/orgânica. Os prejuízos podem ser extensos. Se puder, faça logo isso. Fico a disposição.

Especialistas

Otomar Pereira de Pereira

Otomar Pereira de Pereira

Terapeuta complementar

Cuiabá

Dylan Pregardier

Dylan Pregardier

Terapeuta complementar

Florianópolis

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.