Olá! Tenho 16 anos e sinto dores muito fortes desde da primeira menstruação quando tinha 12 anos. Já

1 respostas
Olá! Tenho 16 anos e sinto dores muito fortes desde da primeira menstruação quando tinha 12 anos. Já fui no médico, fiz ultrassom e o resultado deu tudo normal, o médico me receitou um anti inflamatório, até servia no início. Porém agora não faz mais efeito e as dores só pioram a ponto de desmaia e não consegui andar o dia inteiro. As cólicas mais fortes são do primeiro dia e segundo, os outros dias são medianas. Isso é normal?
Bom dia, as dores pelvicas relacionadas a menstruação podem ser normais até um determindado limite, que seria o limite de não atrapalhar o dia a dia da mulher afetada, quando ultrapassamos esse limite, o que pela sua fala é o seu caso, estamos diante de algo merece uma investigação detalhada. O principal sintoma seu que chama atenção é o fato de voce apresentar uma dismenorreia progressiva ( dor menstrual que aumenta com o tempo), que é o principal sintoma de uma doença chamada endometriose. A endometriose é uma doença de dificil diagnóstico que muitas vezes leva anos para causar alterações de exames de imagem. A endometriose pélvica é uma doença que atinge cerca de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva, causando dor e desconforto pélvico e está associada à infertilidade. O diagnóstico muitas vezes torna-se difícil somente com exame clínico, pois em geral o exame físico é pouco elucidativo e as manifestações clínicas nem sempre estão presentes, já que várias das pacientes podem ser assintomáticas. A avaliação ultrassonográfica da pelve é o método inicial de escolha para a identificação da endometriose pélvica. O ultrassom transabdominal é usado para a exploração de toda a pelve, seguido pelo ultrassom transvaginal para uma avaliação mais detalhada das estruturas anatômicas próximas à sonda endovaginal. A sensibilidade da USG quando realizada por um examinador experiente e feita pelas duas vias (pelvica e transvaginal, com preparo intestinal adequado), no diagnóstico de endometriose é de 96 sendo que a especificidade é de 97, ou seja é um metodo altamente eficiente, quando feita nas circusntancias corretas e idade adequada da paciente, teriamos que olhar em quais circunstancias seu exame foi realizado e em qual momento da sua vida, existem outros exames que podem ser solicitados, alem de uma historia clinica mais adequada que podem ajudar no diagnóstico e possivel tratamento. Procure seu medico, idealmente um ginecologista que seja tambem especializado em ultrassom, para um exame mais adequado ao seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Ariely Haenke

Ariely Haenke

Ginecologista

Americana

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1093 perguntas sobre Distúrbios Menstruais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.