Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vid

16 respostas
Olá, tenho 14 anos, e sinto que vou morrer antes dos 18 anos, sinto que 2022 será o ano da minha vida, onde irei viver momentos incríveis, mas n consigo imaginar o próximo ano, nem fazer planos concretos. Isso me atormenta, n tenho, aparentemente sintomas físicos, mas essa sensação me deixa com medo
Bom dia! Me parece importante realizar um acompanhamento psicológico para uma melhor investigação desse ponto que você traz. Compreender como começou e aspectos por trás disso que aparece podem ajudar a diluir e compreender essa sensação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 80

Olá! De que morte estamos falando? Será que podemos pensar que a sensação de morte física pode ser uma forma simbólica sobre um outro tipo de morte? Aos 14 anos você ainda vivencia uma série de mudanças em seu corpo, no lugar que você ocupa em sua família, sobre com quais amigos você se identifica, entre outras tantas coisas. De certa forma, você tem vivenciado uma série de "mortes", pois uma parte importante de seu lugar no mundo e de sua identidade foi transformada. Falar sobre a morte tende a ser um tabu, mas ela cumpre um papel importante sobre quem fomos e quais os aspectos podemos deixar e quais levar. Seria bacana procurar por um psicólogo para elaborar essa sensação.
Olá, boa tarde! Conhecer a si mesmo e trabalhar questões relacionadas ao medo pode te ajudar a lidar melhor com esses sentimentos negativos que está vivendo. Realizar uma terapia pode te ajudar a descobrir pontos importantes sobre si mesma e desenvolver mais confiança e prazer pela vida. Seria importante buscar uma ajuda de um psicólogo.
Olá...
Tenho varias pontuações para realizar em cima da sua colocação.

1. Você se encontra na pré-adolescência, ou seja, não é mais criança. Está despedindo-se da infância, o que envolve várias perdas e está a caminho de um novo mundo: ADOLESCÊNCIA E TODA A SUA COMPLEXIDADE, principalmente nos tempos atuais - MODERNIDADE, redes sociais, pandemia, etc.

1.1. Com a chegada da adolescência, acontecem mudanças internas e externas, novas descobertas/ demandas/ dúvidas/ incertezas e também inseguranças/ preocupações, até então inexistentes no mundo da criança. É um território novo, ou seja, desconhecido/ nunca habitado antes.

1.2. Fazer essa transição da infância para a adolescência não é SIMPLES. Muitas vezes é difícil/ doloroso/ solitário. Pode não se sentir compreendido pelas pessoas ao redor.

1.3. Há uma preocupação com o seu futuro, ou seja, com o amanhã - ADOLESCÊNCIA. E essa preocupação pode lhe causa uma angustia/ ansiedade/ ou até mesmo algum tipo de incômodo/"sofrimento".

1.4. Na adolescência, são outros os acontecimentos/ novidades/ preocupações. Há mais oportunidades/ possibilidades e autonomia. São outras decisões e escolhas a serem tomadas. E viver o novo é assustador, pois não há garantias de que estamos no caminho certo; que tomamos a melhor decisão.

1.5. Por fim, percebe-se uma vontade sua de viver e ao mesmo tempo uma insegurança com esse novo que está por vir ou já chegou.

2. Fazer psicoterapia é importante, pois nos auxilia no processo de autoconhecimento e de aprendermos a lidar melhor com as demandas/ questões/ problemas dessa nova fase.

(ENTRAR NA ADOLESCÊNCIA ou SER ADOLESCENTE não é fácil).

Gostei da explanação da Dra.Cintia, acima. Faço minhas as suas palavras!
Medo do futuro todos têm, de certa forma. porque não podemos prevê-lo. Mas você parece que tem uma bola de cristal e está prevendo que vai morrer com 18 anos? Isso é uma fantasia meio negativa. Mas não é uma previsão. Ninguém consegue prever o futuro, nem mesmo os meteorologistas! Fique tranquilo e viva cada momento novo de sua adolescência com toda a garra que é própria dessa fase da vida!
PORÉM, se isso lhe traz angústia e ansiedade, procure um psicólogo.
Boa noite. Compreendo que existe uma certa falta de perspectiva de futuro a longo prazo. Não conseguir se imaginar daqui muito tempo não é em si um problema. É importante compreender melhor o que são essas projeções, o que você visualiza para você, como você se insere nessas elaborações. Às vezes você não está conseguindo integrar os elementos e acontecimentos da sua história numa narrativa que te permita reconhecer como chegou até aqui. Sentir que irá morrer e ter medo é uma experiência verdadeira para você, mas não significa que você morrerá de fato em breve. Nas nossas transições algumas coisas vão deixando de existir e outras vão se formando (ao longo de toda a vida). É importante ter suporte e encontrar recursos que te auxiliem a passar por essas transições de modo mais seguro e amparado. E com o cuidado adequado, você poderá lidar com os medos, anseios e receios com mais tranquilidade. Procure por pessoas de sua confiança e por ajuda profissional. Abraços.
Olá!! Voce está vivendo de excesso de futuro... e isso te leva a sentir ansiedade, podendo ter esses pensamentos de morte e fim da vida. Porem, voce precisa trabalhar sobre essa questão, pois a única certeza que temos na vida é que nascemos e morremos.
A morte é algo muito complicado de ser entendido, mas é necessario que tenha a maior e melhor aceitação possível, para que quando for chegada a hora, nao se desista da vida, quem tiver que continuar vivendo.
Enfim, acho super válido, voce marcar uma terapia, para analisar sobre essas questões e comecar a modificar sua atitude mental. Usamos "óculos" em alguns momentos da vida e às vezes é necessario trocarmos as "lentes", para conseguirmos ver o melhor que a vida tem a nos oferecer. No seu caso, é necessario trazer à sua consciencia o que esta te levando a esses pensamentos e modeificá-los, para que voce ao inves de enxergar a morte, passe a ver a sua linda vida, no seu dia a dia. Se precisar de ajuda, fique à vontade para me chamar e conversamos um pouco a respeito. Fiquem bem!
Olá! É importante você acolher e compreender porquê esse sentimento existe. Autoconhecimento é a chave para a mudança e para a vivência de uma vida mais significativa. Como os colegas falaram, você está passando por um período de transição que é marcado por mudanças e novos desafios. O mais importante é você procurar uma pessoa de confiança para conversar e compreender o que está sentindo e também que outras possibilidades podem ser implicações nessa falta de perspectiva quanto ao futuro. Cada um de nós carrega um universo dentro de si, então Conheça esse universo, explore ele e busque ajuda se sentir necessidade. Estou aqui a disposição pra gente conversar sobre o que você está sentindo e pra te ajudar a compreender e lidar com isso. Beijão!
Olá, a fase da adolescência relamente não é facil, as vezes essa sensação de morte pode ser da perda da infância e a fase adulta ainda pode ser algo incerto para vc, sugiro que busque terapia para lidar com essa dificuldade que é ser adolescente onde não se é mais criança, mas tbm não é adulto.

Espero ter ajudado.
Olá. Desde que surgiu a pandemia passamos a viver mais incertezas do que estávamos habituados e mesmo após as coisas term voltado a funcionar, varias delas estão diferentes e nós ainda estamos vivendo com mais incertezas sobre o futuro; o que propicia que muitas pessoas tenham dificuldade de enxergar ou planejar um futuro.
Outro aspecto que acarreta isso é a possibilidade de um quadro depressivo, que tem como um sintoma importante a dificuldade de lidar com situações abstratas, ou mesmo sonhar e fazer planos.
O recomendado é você buscar um serviço de psicoterapia que irá ajuda lo a resolver a sua angústia e crenças que estejam provocando seu sofrimento.
Não deixe de se cuidar!
Olá! Sugiro que você faça um acompanhamento psicológico, sua queixa precisa ser analisada com atenção! Várias hipóteses podem ser levantadas pelo seu relato, mas te dar um diagnóstico correto só será possível com uma investigação minuciosa.
Olá! Olá! É comum ter medos e preocupações na sua idade, mas é importante entender que essas sensações de que algo ruim pode acontecer sem nenhum motivo aparente podem ser sintomas de um transtorno de ansiedade.

Você pode tentar algumas técnicas de relaxamento, como a meditação ou a respiração profunda, para ajudar a acalmar sua mente. Também pode ser útil conversar com um psicólogo ou psiquiatra, que podem ajudá-lo a entender melhor esses medos e a aprender a lidar com eles.

Lembre-se de que esses sentimentos não significam que algo ruim irá acontecer e que, com ajuda profissional, é possível aprender a lidar com eles de forma mais saudável.
Abraço!
Olá, sinto muito que esteja assustado com essa sensação. Pensar na finitude nos gera angústia mesmo, mas ficar preso nessa sensação ameaçadora e considerá-la como única possibilidade deve realimente tirar sua paz.
Seria importante mergulhar nessa investigação que te perturba pra buscar alívio com ajuda de um profissional da psicologia que lhe inspire confiança. Pensamentos e sentimentos falam muito mais sobre como você vê o mundo, e não necessariamente do que é o mundo de fato. Não se acomode com o incômodo.
Olá! Inicialmente, preciso reforçar que você busque uma ajuda. Você pode conversar com seus familiares, um professor ou um profissional de saúde mental.
Na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), trabalhamos com os pensamentos não necessariamente são fatos. Então, o fato de você estar pensando que vai morrer jovem não significa que isso vai acontecer.
E também trabalhamos as nossas emoções, como você disse que sente isso, precisamos entender exatamente o que você quer dizer com isso, quais as sensações físicas que te acompanham?
Seria bem interessante você buscar um espaço de terapia para trabalhar suas emoções e pensamentos! Assim você poderia aprender a identificar melhor os seus pensamentos e emoções, e assim aprender a lidar com eles de uma melhor forma!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adolescente - R$ 165
Entendo que você está passando por um momento difícil e é corajoso da sua parte compartilhar isso. Às vezes, quando estamos enfrentando incertezas sobre o futuro, é comum sentir medo e ansiedade.
Lembrar que nossos pensamentos e sentimentos nem sempre refletem a realidade é de extrema importância. O fato de você sentir que algo ruim vai acontecer não significa que isso realmente acontecerá. Muitas vezes, esses sentimentos podem ser um reflexo de ansiedade, e é completamente normal sentir-se assim de vez em quando, especialmente na adolescência, que é uma fase cheia de mudanças.
Pensar em pequenas metas e planos que você pode realizar no curto prazo pode te dar uma sensação de controle e realização. Também é muito importante falar com alguém de confiança sobre como você está se sentindo – sendo um familiar, amigo ou como priori um profissional.
Tenha um feliz dia!
Olá! Sinto muito que esteja com essa sensação. Imagino que deva estar sendo difícil conviver com isso. Pelo seu relato percebo que as emoções de ansiedade e medo estão aparecendo numa intensidade alta e interferindo negativamente na sua vida. Vale lembrar que a adolescência é uma fase repleta de mudanças e creio que seja natural as emoções aflorarem de uma maneira intensa em alguns momentos, mas me preocupo quando você escreve que tem a impressão de que vai morrer antes dos 18 anos. Creio que seja importante você avaliar se está tendo pensamentos de ideação suicida e se for isso precisa buscar uma ajuda Psicológica urgentemente. No processo psicoterapêutico você será estimulada a viver o momento presente e terá acesso a técnicas que irão te ajudar a controlar melhor seus pensamentos e emoções.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!