Olá, sou uma mulher de 29 anos , não tomo anticoncepcional a 3 meses (antes tomava molieri30), com S

2 respostas
Olá, sou uma mulher de 29 anos , não tomo anticoncepcional a 3 meses (antes tomava molieri30), com SOP e minha testosterona total deu 68,21ng/dl. A testosterona livre =0,752ng/dl. SHBG = 69,0nmol/L. Estou com a testosterona alta?
Olá! Sim, está aumentada. Converse com sua médica endocrinologista. Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A sua pergunta é muito importante, especialmente considerando que você tem síndrome dos ovários policísticos (SOP) e parou de tomar anticoncepcional recentemente. Vamos analisar seus resultados.

A testosterona total de 68,21 ng/dL e a testosterona livre de 0,752 ng/dL são valores que podem ser considerados elevados para mulheres, embora os valores de referência possam variar ligeiramente dependendo do laboratório. Para mulheres, a testosterona total geralmente varia entre 15 e 70 ng/dL, e a testosterona livre costuma ser menor que 0,9 ng/dL. O SHBG (globulina ligadora de hormônios sexuais) de 69,0 nmol/L está dentro da faixa normal, que geralmente varia entre 18 e 144 nmol/L, mas sua importância é crucial na regulação da quantidade de testosterona livre e biologicamente ativa.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma condição que frequentemente está associada a níveis elevados de testosterona, tanto total quanto livre, devido ao desequilíbrio hormonal característico da doença. A interrupção do uso de anticoncepcionais hormonais pode levar a um aumento dos níveis de testosterona, pois esses medicamentos frequentemente ajudam a regular os hormônios sexuais e a reduzir os níveis de andrógenos (hormônios masculinos) no corpo.

Os sintomas da SOP, como irregularidades menstruais, acne, crescimento excessivo de pelos (hirsutismo) e dificuldade para engravidar, estão frequentemente relacionados aos níveis elevados de testosterona. O manejo da SOP geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar para regular os níveis hormonais e controlar os sintomas.

Na medicina integrativa, buscamos tratar a pessoa como um todo, considerando não apenas os resultados laboratoriais, mas também os sintomas clínicos e o bem-estar geral. Para mulheres com SOP, além da terapia hormonal que pode ser indicada por um endocrinologista ou ginecologista, mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares e técnicas de manejo do estresse, podem ser extremamente benéficas. O objetivo é reduzir a resistência à insulina, melhorar o equilíbrio hormonal e promover um estado de saúde mais equilibrado.

Cada paciente é único, e é fundamental uma avaliação médica personalizada para desenvolver um plano de cuidados que atenda especificamente às suas necessidades. Isso pode incluir não só o ajuste de tratamentos hormonais, mas também suporte nutricional, aconselhamento sobre atividade física e técnicas de relaxamento para melhorar a qualidade de vida e o controle dos sintomas da SOP.

Para um tratamento eficaz e personalizado, é indispensável uma avaliação detalhada com um endocrinologista ou ginecologista. Somente uma consulta médica pode fornecer as orientações necessárias para um manejo adequado dos seus níveis hormonais e dos sintomas da SOP.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Guilherme Sally

Guilherme Sally

Endocrinologista, Nutrólogo

Rio Bonito

Agendar uma visita
Andreia C. Eslabão de Araujo

Andreia C. Eslabão de Araujo

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Juliana Bezerra Mesquita

Juliana Bezerra Mesquita

Endocrinologista, Médico clínico geral

Natal

Agendar uma visita
Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 177 perguntas sobre Níveis de Testosterona
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.