Olá! Sou casado a 14 anos. Amo minha esposa. Ela diz que me ama, mas as atitudes mostram o contrário. Ela

12 respostas
Olá! Sou casado a 14 anos. Amo minha esposa. Ela diz que me ama, mas as atitudes mostram o contrário.
Ela não toca mais em mim e nem tem desejo de ter relação sexual. Quando eu a procuro, sempre há desculpas.
Ela faz uso de antidepressivos.
O que poderá nos ajudar? Se é que tem como mudar isso..
Olá! Seria apenas possível emitir uma opinião mais precisa após avaliação realizada em consultório. A diminuição ou inibição do desejo sexual feminino pode ter causas variadas. Por exemplo, pode ser decorrente do uso de antidepressivos e isso precisa ser verificado com o médico que a está acompanhando. Pode também ser consequência da ausência de comportamentos que deveriam existir no casal, para que o vínculo seja fortalecido, como, por exemplo, comportamentos de valorização da parceria, de negociação de expectativas silenciosas, de não competição com a parceria, etc. Após a realização de uma avaliação psicológica, um plano de tratamento poderá ser desenvolvido e um processo de psicoterapia de casal poderá ser iniciado. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola!
Sugiro que vocês façam uma terapia de casal. Muitos problemas conjugais, são decorrentes de dificuldades pessoas que se refletem no relacionamento. Tanto a depressão como olguns medicamentos para depressão podem afetar a libido, assim como uma alteracão orgânica, química ou conflitos emocionais, podem interferir tanto no relacionamento conjugal, quanto famíliar.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga Neuropsicóloga Terapeuta de Casal e Família.
A baixa libido pode ter múltiplos fatores, não única e exclusivamente que sua parceira não lhe ama mais. Você trouxe um fator importante: uso de antidepressivos. Alguns realmente causam diminuição da libido. Seria interessante que você conversasse com sua esposa e conseguisse expor o que esta sentido. E após procurar um profissional para fazer uma avaliação se será necessário Terapia de Casal ou Individual. Boa sorte!
Bom dia!

É preciso procurar a ajuda de um profissional para que este possa fazer um levantamento de tudo que possa estar influenciando na relação do casal. O terapeuta cognitivo comportamental que atende casais é uma boa opção. Com certeza tem chances de melhora.

Lilian Normanha.
Uma terapia de casal ajudaria muito para entender o que pode estar acontecendo com a dinâmica de vocês. É preciso trabalhar a individualidade de cada um nesta altura do relacionamento, pois nem um e nem outro são os mesmos de 14 anos atrás, quando se casaram. Uma boa avaliação dentro da vertente da Constelação Familiar pode mostrar também se existe aí algum emaranhamento que está prejudicando a relação.
A baixa libido pode estar relacionada ao uso do antidepressivo, mas tbm pode estar relacionado a questões emocionais, autoestima, e a própria relação entre vcs, mas é necessário uma avaliação. Vcs podem optar pela terapia de casal ou uma terapia sexual para sua esposa, com foco na queixa de baixa libido, caso isto a esteja incomodando.
Olá, sugiro que procurem uma terapia de casal. Paralelamente a isso, podem procurar terapias individuais para vocês dois. Ela também pode procurar um médico endocrinologista para investigar alguma possível causa orgânica para a falta de libido. Tente conversar com ela sobre isso para tentar entender melhor o que está acontecendo. Boa sorte para vocês! Qualquer coisa, estou à disposição.
Medicamentos, transtornos depressivos ou ansiosos, stress, preocupação excessiva, são algumas das causas de diminuição de libido, assim como problemas no relacionamento decorrentes de dificuldades na comunicação, que geralmente causam dificuldades na resolução de problemas em geral. Soma se a isso a passagem do tempo. Tudo pode ser melhor compreendido e tratado com uma terapia de casal. Depois de uma avaliação, o casal pode ser orientado se há necessidade ou não de encaminhamento.
Durante um longo relacionamento é comum passar por fases diferentes, é importante investigar algumas coisas.
A baixa libido pode estar ligada a diversas situações, como por exemplo, a deficiência hormonal, à depressão, à ansiedade, ao medicamento que ela toma, entre outras coisas.
Como sentir desejo quando a mente trabalha exaustivamente para estar equilibrada?
Tente compreender essa fase, apoia-la durante o tratamento com anti-depressivos, buscar terapia, seja em casal ou individual, não se sentir desejaod também causa dores emocionais, busque ajuda também.
A terapia de casal pode ajudar o casal a entender os diversos fatores que estão influenciando a diminuição de libido ou o distanciamento do casal. A terapia individual é indicada em casos de depressão e ajuda bastante.
A Terapia de Casal vai ajudar a identificar o tipo de crise que estão enfrentando e encontrar novas estratégias para lidar com o problema.
Olá
Com certeza você não está satisfeito com essa situação.Num relacionamento de casal é muito importante o contato físico, o carinho e o sexo.
Alguns antidepressivos podem abaixar a libido, assim como a própria depressão.
Algumas questões precisariam ser abordadas:
Quando iniciou esse afastamento físico?
Sua esposa também está insatisfeita ?
Creio que seria bem interessante discutir esse aspecto com o psiquiatra e também procurar uma terapia de casal. Se nada disso funcionar, você poderia tentar uma psicoterapia individual para te ajudar a se posicionar frente à essas adversidades.
boa sorte
Concordo com a maioria dos colegas. Alguns medicamentos contribuem para a falta de apetite sexual. Uma conversa com o médico psiquiatra pode rever isto e oferecer novas possibilidades de tratamento. Se ambos estiverem insatisfeitos com essa situação, a psicoterapia de casal pode ajudá-los a compreender a dinâmica do relacionamento e orientá-los a respeito. Da forma com que pergunta, percebo certa falta de confiança numa possível solução. Para tanto, recomendo que procure ajuda psicológica para conseguir inclusive lidar com essa falta que me parece muito dolorosa. Espero ter te ajudado.

Especialistas

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.