Olá! Sofro de ansiedade há 2 anos e agora que comecei a tratar com escitalopram e as sessões de psi

16 respostas
Olá!
Sofro de ansiedade há 2 anos e agora que comecei a tratar com escitalopram e as sessões de psicologia.
Tudo começou aos meus 16 anos(hoje tenho 19 anos) com pensamentos persistentes que me tiravam a paz.
Nunca tive problema com ansiedade e só sou um pouco nervoso e sempre me achei "bem" em lidar com problemas.
No entanto, nesses últimos dois anos piorei bastante, principalmente quando eu externei esse problema.
Eu me sinto cheio de incertezas isso tem prejudicado minha crenças e me acho fraco pra lidar com isso e quando tento imaginar um futuro melhor, não consigo.
Queria saber se isso é normal e ainda mais, se isso tem alguma coisa a ver com minha idade.
Obrigado desde já!
Quando você fala de visão negativa de si mesmo e do futuro, pode-se pensar em sintomas depressivos, que são bem comuns de aparecerem juntamente com a ansiedade persistente - e faz sentido porque falamos de circuito cerebral interligado. Converse com os profissionais que te acompanham sobre essas suas crenças, especialmente as relacionadas a desesperança e defectividade.
Melhoras!
Espero ter ajudado.

Olá. Estamos passando por um período onde existe uma pandemia, onde tivemos que mudar nossa rotina e principalmente, nos adaptar a uma nova realidade. Nos isolamos, reduzimos contato com pessoas queridas, nos afastamos do trabalho, quando não houve perda de trabalho para algumas pessoas. Esta situação por si só, já gera muita ansiedade. Aliada a esta situação, você esta com 19 anos, uma fase de transição da vida de adolescente para a fase adulta - biologicamente falando, e culturalmente também - onde nos vemos com mais responsabilidades. Mundo adulto, trabalho, sustento, serei quem eu quero, o que eu quero, afinal? Podem ser diversos motivos para tantas incertezas. E incertezas geram inseguranças. Você pergunta se é normal: para responder, seria necessário conversar com você para entender a sua história, entender suas inseguranças, compreender suas crenças, se estas são limitantes ou não. O primeiro passo você já deu: procurou ajuda de profissionais. É esperado do processo terapêutico, ao externalizar o problema, sentir-se pior, mas conforme o trabalho for sendo realizado, a melhora será gradual. Confie neles para poder te auxiliar neste processo. Estimo a sua melhora! Abraços!
Primeiramente parabéns por sua iniciativa em buscar apoio de profissionais da área da saúde. Existem algumas variáveis que são responsivas para este cenário que você nos apresenta e, para obter respostas mais claras e assertivas é fundamental o processo psicoterapêutico. Neste processo o profissional promoverá o levantamento do seu histórico para te conhecer, ter uma visão integral e, além de te ajudar a se conhecer sob novos ângulos (o ser humano age em relação a contextos e consequências ao longo da vida de modo diferente a cada situação, mesmo que esta situação possa se repetir) fornecerá recursos para você lidar com cada contexto. Quanto à relação do seu quadro com sua idade é até natural devido a, novamente uma série de varações como a pandemia, a transição para fase adulta e atrelado a isso as responsabilidades e cobranças (interna e externo) causando-lhe insegurança e incertezas. Uma sugestão é que você possa ser acompanhado por um(a) psicólogo(a) que atue na abordagem Cognitivo Comportamental (TCC) e sim, se necessário, com intervenção medicamentosa apoiado com o psiquiatra. Espero que eu possa ter contribuido e estou à disposição.
Boa tarde
Quando se sente que algo não vai bem com nossa forma de agir, sentir e pensar, o que nos gera sofrimento mais ou menos intenso, o ideal seria procurar ajuda profissional. Muito provavelmente a primeira avaliação a ser feita é realmente com médico psiquiatra, que pode ou não prescrever algum tipo de medicação. O ideal seria combinar acompanhamento psiquiátrico com atendimento com psicanalista / psicólogo, pois muitas vezes quando o paciente para de tomar a medicação os sintomas podem reaparecer. Conversar sobre o que pode ser a causa do que se passa com a pessoa, enlaçando seu momento atual com sua história de vida, oferece uma maior perspectiva da manutenção da saúde mental, sem necessidade de continuar fazendo uso de medicação. Boa sorte. Abraços
A ansiedade nos acompanha, de tempos em tempos.

Nascemos com angustia e dificilmente você vai conhecer alguem que nunca passou por um momento mais difícil.

O ideal, nesse caso, seria procurar ajuda profissional. É uma oportunidade de colocar tudo que sente para fora e, com ajuda e acolhimento, vai conseguir ir se entendendo melhor.

Se já faz terapia, converse com o profissional que te atende sobre essas questões.
Frequentemente, os jovens da sua faixa etária se deparam com riscos e decisões importantes com escolha de profissão, entrada no mercado de trabalho, escolhas... Enfim experiências novas. Se esse for o seu caso, talvez você esteja em circunstâncias que exigem mais de você. No entanto, a forma como você passa por essa fase da vida parece estar pressionando aquele mesmo núcleo de funcionamento que gerava aqueles pensamentos que tiravam a sua paz, porém hoje gerando ansiedade.
Boa tarde
Essas perguntas devem ser feitas aos profissionais que o acompanham. Caso não se sinta satisfeito com o trabalho dos colegas, fique a vontade para agendar consulta com outros profissionais
Bom dia!
A crise de ansiedade significa que o corpo está "transbordando", ou seja, conteúdos inconscientes estão falando através do nosso corpo, procurando uma saída para alívio, um escape.
Fazer sessões de psicoterapia vão te ajudar muito - além do suporte do medicamento - pois através da fala e da própria escuta você poderá elaborar conflitos e questões que estão te impedindo de viver com mais qualidade emocional.
Cuide-se.
Olá, pelo que você está dizendo não tem percebido muito resultado no tratamento. Converse com o psiquiatra e a psicóloga. A ansiedade generalizada tem como característica excesso de preocupações com tudo, mesmo coisas sem importância. Ansiedade é medo do futuro, quando vc fica ansioso vai para um lugar onde não existe controle. Você já pensou que a maioria das coisas que você se preocupa nunca acontecem? Você só tem controle sobre o agora e agora está tudo bem. Você acredita que se preparar para o amanhã vai conseguir lidar com o que possa vir a acontecer, mas isso é uma crença distorcida. Você já passou por dificuldades antes e lidou com elas, caso elas aconteçam você vai lidar com elas. Talvez você esteja aumentando o que percebe como perigo e substimando sua capacidade de lidar com as coisas. Ficar no futuro trás incertezas... Estar aqui agora te traz segurança. Recomendo pra vc o livro vencendo a ansiedade (Robert Leahy).
Olá, boa tarde.
Acredito que seja necessário procurar uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento com um psicólogo para melhor compreensão do caso.
Olá, tudo bem?

A ansiedade pode se apresentar em diferentes momentos da vida, com diferentes intensidade e formas, e podem depender do contexto em que você vive. Os tratamentos, sejam eles medicamentosos ou psicoterapêuticos, podem ajudar na amenização e até mesmo na remissão de alguns sintomas ansiosos, porém, durante toda a vida, você deverá se atentar para os momentos em que esses sintomas podem reaparecer, e no controle e enfrentamentos dos sintomas.
Como você mesmo citou, existe grande probabilidade de a fase de final da adolescência e início da vida adulta tenha tido grande peso para uma nova aparição dos sintomas. É importante procurar profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para que os sintomas sejam investigados, de acordo com o contexto em que está vivendo no momento, e um plano terapêutico seja traçado, que melhor se adeque a você.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição,

Abraço.
Na perspectiva da psicologia cognitivo-comportamental, a ansiedade é vista como uma resposta natural do organismo a uma ameaça percebida. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva e interfere na vida cotidiana, é considerada um transtorno de ansiedade. O tratamento com escitalopram e sessões de psicologia são comuns para esse tipo de transtorno.
É comum que a ansiedade comece na adolescência ou no início da idade adulta, como é o seu caso. Durante esses anos, as pessoas passam por mudanças significativas em suas vidas, como mudanças na escola, na vida social e no trabalho, o que pode levar a sentimentos de incerteza e ansiedade. Além disso, a adolescência e a juventude são períodos de transição, e é normal que haja incerteza em relação ao futuro.
É importante lembrar que o tratamento para a ansiedade é eficaz e, com o tempo, você pode aprender a lidar com esses sentimentos de uma forma mais saudável. Não se sinta fraco por buscar ajuda, é um sinal de força e coragem. Continue com as sessões de psicologia e o tratamento medicamentoso prescrito pelo seu médico. Sempre `a disposição.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. Como você já está em acompanhamento psicológico e medicamentosos, acho importante você conversar dessas dúvidas com o psicólogo e o médico que estão lhe atendendo. Isso porque muitas dessas questões eles poderão esclarecer com base no diagnóstico que tiveram de sua condição psíquica e na sua evolução clínica.
Olá!

O que você está vivenciando é algo bastante comum para quem enfrenta a ansiedade. É compreensível que você esteja se sentindo cheio de incertezas e que isso esteja afetando suas crenças e sua visão de futuro. A ansiedade pode distorcer nossa percepção da realidade, levando-nos a interpretar as situações de forma mais negativa e a sentir uma sensação constante de apreensão e preocupação.

É importante ressaltar que a ansiedade pode se manifestar de diferentes formas ao longo da vida e em diferentes idades. O fato de ter começado aos 16 anos não é incomum, pois essa fase da vida é marcada por diversas mudanças e desafios que podem desencadear ou agravar problemas de ansiedade.

No entanto, é fundamental reconhecer que você está buscando ajuda e se esforçando para lidar com essa questão. A terapia comportamental pode ajudá-lo a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para sua ansiedade, além de fornecer estratégias práticas para lidar com os sintomas.

Lembre-se de que o processo de tratamento pode levar tempo e exigir paciência consigo mesmo. Continue seguindo as orientações do seu psicólogo e do seu médico, e não hesite em compartilhar qualquer preocupação ou dificuldade que surgir durante o processo com os profissionais que lhe acompanham.
Posso tranquilizá-lo de que o que você está enfrentando é uma experiência comum para muitas pessoas que lidam com ansiedade. Muitas vezes, transtornos de ansiedade, como o que você descreve, começam a se manifestar durante a adolescência ou no início da vida adulta. Isso pode ser influenciado por mudanças hormonais, novas responsabilidades, pressões acadêmicas ou profissionais, entre outros fatores. Portanto, é bastante comum que sintomas de ansiedade se intensifiquem ou se tornem mais evidentes nessa fase da vida.

É normal que a experiência da ansiedade afete sua autoimagem e crenças sobre suas próprias capacidades. Sentir-se incapaz de lidar com os desafios e incertezas pode ser uma resposta natural ao enfrentamento contínuo da ansiedade. A terapia pode ajudar a reconstruir uma visão mais realista e positiva de si mesmo, fortalecendo suas habilidades de enfrentamento.

A ansiedade pode causar uma visão distorcida do futuro, levando à dificuldade de imaginar cenários positivos. Isso geralmente está relacionado à tendência da ansiedade de focar em possíveis ameaças e preocupações. A terapia pode ajudar a desenvolver estratégias para diminuir essa preocupação excessiva e cultivar uma visão mais equilibrada e esperançosa do futuro.

É positivo que você esteja buscando tratamento com escitalopram e sessões de psicologia. O escitalopram é um antidepressivo que também é eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade, ajudando a reduzir sintomas como pensamentos persistentes e preocupações excessivas. A terapia cognitivo-comportamental complementa esse tratamento ao fornecer ferramentas para reconhecer e modificar padrões de pensamento disfuncionais.

Lembre-se de que o tratamento pode levar tempo para mostrar resultados significativos. Persistência é fundamental. Com o apoio adequado e comprometimento com o tratamento, muitas pessoas experimentam melhorias significativas na gestão da ansiedade e na qualidade de vida.

Em resumo, o que você está passando é compreensível e tratável. A terapia cognitivo-comportamental é especialmente eficaz para ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade e cultivar uma visão mais positiva de si mesmo e do seu futuro. Continue trabalhando em parceria com seu terapeuta para explorar essas questões e encontrar estratégias que funcionem melhor para você.
Olá! O que você está passando é bastante comum, especialmente considerando sua faixa etária. A adolescência e o início da vida adulta são períodos de grandes mudanças e autoexploração, o que pode intensificar a ansiedade. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é entendido que a ansiedade muitas vezes surge de pensamentos disfuncionais e distorcidos. Esses pensamentos podem gerar incertezas e fazer com que você se sinta incapaz de lidar com a situação, afetando sua visão do futuro e sua autoimagem.
A TCC trabalha na identificação e reestruturação desses pensamentos negativos. Ela ajuda a reconhecer como esses pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos e ensina a substituir crenças disfuncionais por crenças mais realistas e positivas. Por exemplo, em vez de se ver como fraco, a TCC pode ajudar a perceber que todos enfrentam desafios e que você está se esforçando para superar os seus.
Além disso, é normal sentir um aumento de incertezas e dúvidas durante a sua idade, pois você está em uma fase de descobertas pessoais e mudanças. O tratamento com escitalopram e a psicoterapia são passos importantes para o gerenciamento da ansiedade. Eles ajudam a estabilizar o humor e a trabalhar nas questões subjacentes à sua ansiedade.
Continue seguindo o tratamento e aproveite ao máximo as sessões de terapia para desenvolver estratégias práticas para lidar com a ansiedade. Com o tempo e o trabalho contínuo, você deve começar a ver melhorias na sua forma de lidar com a ansiedade e nas suas crenças sobre o futuro. A melhora é um processo gradual, mas a TCC oferece ferramentas valiosas para ajudar nessa jornada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!