Olá, sofri um grave acidente no qual ocasionou uma grave luxação do tornozelo, tive fratura exposta.

3 respostas
Olá, sofri um grave acidente no qual ocasionou uma grave luxação do tornozelo, tive fratura exposta. Na cirurgia foi utilizado um parafuso e banda de tensão. Como funciona a banda de tensão ? Ela pode ser retirada ?
Os materiais de implante utilizados para fixar as fraturas tem por objetivo manter a posição dos ossos fraturados após os fragmentos terem sido realinhados na posição em que se encontravam antes da fratura (redução). Não necessariamente aceleram a consolidação óssea, mas podem contribuir para que a fratura consolide com o mínimo desvio possível. Parafusos, placas, fios metálicos, arames e hastes são os principais tipos de materiais de implante utilizados para fixar as fraturas após sua redução. Os princípios da osteossíntese (fixação óssea) foram emprestados de atividades artesanais como a marcenaria e aprimorados pelas modernas técnicas de engenharia aplicada à biologia. Materiais especialmente desenhados para facilitar as cirurgias, reduzir o tempo da operação e a necessidade de se utilizar grandes incisões vem sendo desenvolvidas continuamente. Nos dias atuais as modernas técnicas cirúrgicas permitem que fraturas graves sejam tratadas com incisões pequenas com bons resultados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Banda de tensão é uma técnica cirúrgica. Em geral é utilizada no maléolo medial (parte interna do tornozelo).

Uma vez que a fratura esteja consolidada ("colada") o material depois de alguns meses, até pode ser retirado mas não é necessário.

Pq pergunta? Incomodando? Se sim, é possível. Converse com o seu médico sobre o mínimo necessário para este material permanecer.
A banda de tensão é uma técnica utilizada para tratamento de fraturas na qual forças de tensão são transformadas em forças de compressão que atuam entre os fragmentos da fratura favorecendo sua consolidação.
Após a consolidação da fratura confirmada pelo médico assistente, uma vez que esteja havendo algum incômodo pelo material de síntese, ela pode ser retirada em um novo procedimento cirúrgico.

Especialistas

Rafael Barnabé Domingues

Rafael Barnabé Domingues

Ortopedista - traumatologista

Indaiatuba

Agendar uma visita
Ugo Messas Rubio

Ugo Messas Rubio

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Agendar uma visita
Flávio Garcia Ramos

Flávio Garcia Ramos

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Itu

Agendar uma visita
Henrique Armando vicente

Henrique Armando vicente

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1353 perguntas sobre Cirurgia da fratura maleolar ou da fratura luxação do tornozelo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.