Olá. Sabe-se que autistas possuem sensibilidade ao toque físico. Existe algum transtorno ou outra de

17 respostas
Olá. Sabe-se que autistas possuem sensibilidade ao toque físico. Existe algum transtorno ou outra deficiência que cause esse tipo de sensibilidade também?
Olá, Sim, existem outras condições que podem causar sensibilidade ao toque físico além do autismo.
Exemplos: Transtorno de Processamento Sensorial (TPS),

Ansiedade: Algumas pessoas com transtorno de ansiedade podem experimentar hipersensibilidade ao toque devido ao estado constante de alerta e estresse.

Tourette: Algumas pessoas com Síndrome de Tourette podem ter sensibilidades sensoriais, embora seja mais comum que experimentem tiques motores e vocais.

Algumas condições neurológicas, como neuropatias, podem causar hipersensibilidade ao toque devido a danos nos nervos.

Entre outros, é importante uma avaliação clínica para o diagnóstico e o tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que esteja bem! Sim, existem alguns quadros que podem causar isso diretamente, o que requere avaliação clínica.
No entanto, até respostas a algum(ns) evento(s) traumáticos podem gerar essa sensibilidade, também, e nesse sentido haveria a indicação de ser investigado e trabalhado na terapia.
Fico a disposição para mais dúvidas!
Olá , sua pergunta me leva a pensar em vários tipos de sensibilidades que algumas pessoas podem vir a sentir.
O toque como vc perguntou e uma delas.
Pessoas com vários tipos de problemas podem sofrer ao serem tocadas.
Mas cada pessoa e única, e precisa de uma avaliação detalhada para isso.
Espero poder ajudar.
Obrigada.
Estamos aqui.
Olá, espero que esteja bem. Muitos outros transtornos podem causar sim sensibilidade ao toque. Principalmente os transtornos psicóticos. Sabemos que pacientes com Esquizofrenia, por exemplo, percebem a realidade de forma muito invasiva e o toque ode ser muitas vezes insuportável para pessoas com essas condições. Mas independente de um transtorno há pessoas que por viverem situações traumáticas, como por exemplo situações de violência, também podem apresentar essa sensibilidade. Mas isso independe de traumas e transtornos. Em situações comuns também há pessoas mais introvertidos, introspectivas que apresentam essa condição. Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá! Existem sim outras condições em que a pessoa apresenta sensibilidade maior ao toque físico. Situações relacionadas a traumas, por exemplo, podem causar essa reação. Nesse caso, é importante fazer algumas sessões de psicoterapia para avaliar o caso específico em questão! Um abraço e fico à disposição!
Todos os nossos sentidos (olfato, paladar, audição, tato e visão) são sensíveis de formas diferentes em cada indivíduo devido suas vivências subjetivas. É por este motivo que algumas pessoas tem alguns sentidos mais desenvolvidos ou mais aguçados do que outros.
A sensibilidade ao toque não é necessariamente um problema, mas pode ser uma pista sobre alguma vivência que deixou este tipo de "marca" em você.
Olá, espero que esteja bem.
Esta pergunta é muito importante para lidar com diferentes tipos de transtornos e diagnósticos, saber quais os estímulos podem incomodar alguém com quem convivemos é uma atitude de empatia, tão necessária para as relações.
É difícil listar quais estímulos podem ser incômodos a quais diagnósticos, o importante é sempre buscar o diálogo. Sabendo que os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) são as portas de entrada da percepção do mundo fica mais fácil de fazer correlações.
Os transtornos psíquicos em geral apresentam sintomas que atrapalham na interação com o mundo. Por isso muitas situações são consideradas invasivas, ou incômodas, e estão frequentemente ligadas à memórias de acontecimentos passados, por isso a psicoterapia é ferramenta fundamental para o alívio desses sintomas.
Uma mente bem cuidada deixa a vida melhor!
Olá,
Como vai? Antes de responder sua pergunta. É preciso de entendermos melhor em que contexto essa sensibilidade a toque fisico aparece. Qual o grau dessa sensibilidade, o que é suportável e o que e insuportável. Antes de pensarmos em um diagnóstico. Lembrando que uma característica isolada de qualquer transtorno, não segue critério para um diagnóstico. Caso tenha interesse, faço avaliação psicológica e também atendimentos, para que possamos entender melhor o que se passa. Estou a disposição para auxiliar você neste processo.
A sensibilidade ao toque pode ser uma caraterística sua;

caso essa sensibilidade esteja afetando a sua vida de maneira significativa como dificultando relações, rotinas de vida, temos de avaliar.

Ha os transtornos do processamento sensorial e outros diagnósticos que podem ter esse sintoma compartilhado. Caso te incomode muito busque avaliação.
Olá. Sim, de fato, a sensibilidade ao toque físico é uma característica comum em pessoas com autismo, devido à forma como processam e interpretam estímulos sensoriais. Além do autismo, outras condições podem estar associadas à sensibilidade tátil aumentada, como a síndrome de sensibilidade central, o transtorno de processamento sensorial e a síndrome de Asperger. É importante considerar que cada indivíduo é único e pode reagir de forma diferente aos estímulos táteis, por isso é recomendável uma avaliação individualizada para identificar as necessidades específicas de cada pessoa. Caso tenha alguma dúvida adicional ou queira compartilhar mais informações, estou à disposição para ajudar.
Olá. A hipersensibilidade ao toque físico pode estar associado ao Transtorno obsessivo compulsivo, Transtornos psicossomáticos, e ao Transtorno de estresse pós-traumático. Para diferenciar esses quadros é necessário uma avaliação com um psicólogo experiente. Fico à disposição.
Olá, nem todos têm alguma dificuldade ou mantêm certo distanciamento em relação ao contato físico possuem autismo. Pode ser uma escolha, um comportamento ou atitude pela timidez, por ser mais introspectivo ou introvertido. Caso esse comportamento tenha surgido repentinamente, procure a ajuda de um profissional.
Olá, que bom que você já não “enquadrou” com autista. Até porque um traço, não define um diagnóstico. O tema parece ser mais amplo do que você pensa. Sim, tem outros transtornos, que causam esse sintoma, assim como outras situações também podem causar. O importante é buscar uma avaliação adequada e posteriormente um tratamento. Algumas pessoas podem desenvolver sintomas, devido a um episódio traumático, por exemplo.
Espero ter ajudado.

Um abraço
Sim, além do Transtorno do Espectro Autista (TEA), outros transtornos e condições podem causar sensibilidade ao toque físico. Como por exemplo o Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), que trata-se da dificuldade em processar informações sensoriais. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), sendo uma ansiedade crônica e excessiva contribuindo para o aumento da sensibilidade física.
- **Sintomas**: Aumento da sensibilidade física, incluindo reações exageradas ao toque.) Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), tratando-se de um transtorno desenvolvido após vivenciar eventos traumáticos, onde pode apresentar o sintoma de hipersensibilidade sensorial, incluindo ao toque.
Essas condições podem variar em intensidade e na forma como afetam a sensibilidade ao toque, e cada uma pode exigir abordagens de tratamento personalizadas. Procure um profissional da área da saúde mental para lhe ajudar. Esperto ter ajudado, abraços e boa noite!
Olá! De um ponto de vista da Psicopatologia Fundamental é interessante pensar no sintoma do Sujeito, ao invés do sintoma do Transtorno. Cada sintoma é único e evidencia uma forma de se subjetivar no mundo ao longo da sua história de vida, e não necessariamente denuncia algo do Pathos (patológico). Assim como cada transtorno pode se manifestar em sujeitos de forma diferente, cada sujeito também atribui significados diferentes para cada sintoma. Se essa sensibilidade é algo que te incomoda, sugiro procurar acompanhamento com um(a) psicólogo(a) para te auxiliar a descobrir suas causas e formas de manifestação, assim como pensar possibilidades diferentes que sejam mais saudáveis para você. Abraços!

Olá! Sim, além do autismo, outras condições podem causar sensibilidade ao toque físico. O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS), que pode ocorrer isoladamente ou com outras condições como TDAH e Síndrome de Asperger, também pode resultar em hipersensibilidade ao toque. Além disso, algumas condições neurológicas e deficiências intelectuais podem apresentar essa característica. Se essa sensibilidade ao toque estiver causando desconforto significativo, é importante buscar orientação de um profissional especializado para uma avaliação detalhada e estratégias de manejo. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá, espero que você esteja bem.
Sim, existem outros transtornos e condições que podem causar sensibilidade ao toque físico, além do autismo. como:
-transtorno de Processamento Sensorial (TPS)*: Este transtorno afeta a maneira como o cérebro interpreta as informações sensoriais, como toque, som e luz.
-transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)*: Embora não seja uma condição sensorial por natureza, pessoas com ansiedade intensa podem desenvolver uma hipersensibilidade ao toque devido ao aumento da tensão e do estado de alerta.
-Fibromialgia:Esta é uma condição crônica que causa dor musculoesquelética generalizada, acompanhada de fadiga, sono e distúrbios de humor. Pessoas com fibromialgia podem experimentar alodinia, onde toques leves, que normalmente não seriam dolorosos, causam dor.
-Síndrome de Ehlers-Danlos (EDS)*: Esta é uma desordem hereditária que afeta o tecido conjuntivo e pode causar hipersensibilidade ao toque devido a problemas com a pele e os nervos.
-Transtorno do Estresse Pós-Traumático: Pessoas que passaram por traumas podem desenvolver uma sensibilidade extrema ao toque, especialmente se o toque estiver relacionado ao trauma vivido.
-Transtornos de Humor (como Depressão): Em alguns casos, pessoas com depressão podem relatar uma maior sensibilidade ao toque, que pode estar associada à dor física aumentada.

Essas condições demonstram que a sensibilidade ao toque pode ser um sintoma de várias condições além do autismo. Cada uma dessas condições pode manifestar essa sensibilidade de diferentes maneiras e por diferentes motivos, e o manejo adequado depende do diagnóstico específico e das necessidades individuais. Se a sensibilidade ao toque é algo que está causando desconforto significativo, buscar avaliação e orientação de um profissional de saúde pode ser útil.

Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.