Olá, Quero inserir o DIU de cobre, porém ao analisar minha transvaginal meu ginecologista me inform

2 respostas
Olá,
Quero inserir o DIU de cobre, porém ao analisar minha transvaginal meu ginecologista me informou que meu útero é pequeno demais (possui 23cm³).
Ele me recomendou a ficar sem o anticoncepcional por 2 meses para ver se o útero aumenta.
Gostaria de saber se, de fato, a pílula anticoncepcional tem esse efeito de diminuir o útero e, portanto, se há chances de meu útero aumentar até atingir o tamanho necessário, se eu parar de tomá-la?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A anticoncepção sempre deve ser individualizada. O seu médico deverá avaliar as suas indicações, contra-indicações e expectativas em relação a sua anticoncepção.
O DIU não deve ser inserido em mulheres com histerometria menor que 5,5 cm.
Cuidado com os erros de medidas do seu útero ao ultrassom.
Nenhum exame é necessário para inserção do DIU, seja Papanicolaou, seja ultrassom, seja exames de sangue. Apenas o exame clínico do seu médico é necessário para colocação do DIU.
O seu útero não irá crescer com a suspensão do anticoncepcional e o anticoncepcional não reduz o tamanho do útero.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias.
O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU. Se bem posicionado, a proteção contra a gravidez é imediata.
A inserção pode ser feita no consultório médico, sob anestesia do colo uterino, com mínimo desconforto da paciente. Não há a necessidade de colocar o DIU durante a menstruação. A depilação não é necessária. O principal efeito colateral é o aumento do volume e cólicas menstruais. Pode provocar irregularidade menstrual nos primeiros 3 meses apos a inserção.
Existem medicações que podem ser usadas para reduzir ou cessar o sangramento como anti-inflamatórios e anti-fibrinolíticos.
O risco de falha do DIU de cobre é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%). Não atrapalha a relação sexual, não provoca dores pélvicas, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo, não provoca trombose, não aumenta peso, não provoca distensão abdominal, não retêm líquidos.
O DIU de cobre de duração de 5 e 10 anos, a depender da marca. Tem como contra-indicações a presença de infecções uterinas, malformações uterinas, alergia a cobre.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. O seu caso precisa ser revisto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Certos anticoncepcionais deixam a entrada do útero mais difícil de ser penetrada pelo DIU, são as pílulas com um hormônio só. Atualmente há restrições para anestesia local em consultórios fora de hospitais. O Diu de cobre de 5 anos é mais delicado e melhor tolerado.

Especialistas

Juliana Garcia Lorca

Juliana Garcia Lorca

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Ana Luiza de Carvalho Fortes

Ana Luiza de Carvalho Fortes

Ginecologista

Rio de Janeiro

Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Ana Luísa Marinho

Ana Luísa Marinho

Ginecologista, Especialista em reprodução humana

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1161 perguntas sobre Anticoncepção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.