Olá! Quando eu me levanto e ando, eu sinto falta um pouco de falta de ar, respiração curta e rápida,

35 respostas
Olá! Quando eu me levanto e ando, eu sinto falta um pouco de falta de ar, respiração curta e rápida, me sinto cansada como se eu tivesse corrido e o coração acelerado. Isto são sintomas de ansiedade generalizada?
Se os sintomas aparecem unicamente quando se levanta é muito improvável que estejam relacionados a ansiedade. O mais provável é alguma questão clínica.

Acredito que o mais indicado seja buscar a avaliação de um médico para ajudar a esclarecer o que pode estar acontecendo.

Se para além da falta de ar, a respiração curta e o coração acelerado, há ansiedade e ela também é sentida em outros momentos do seu dia para além do ato de se levantar e andar é que podemos fazer algum tipo de quadro de ansiedade. Ainda assim, para uma avaliação mais segura é necessário mais informações a respeito de você.

Espero ter ajudado.

Olá Caríssima! Procure um médico, clinico geral ou cardiologista e relate esses sintomas, é importante descartarmos qualquer questão biológica ou fisiológica. Depois busque um profissional da psicologia para te auxiliar com esses transtornos que tem dificultado seu dia, sim os sintomas são de TAG, mas precisamos olhar com cautela para não deixarmos passar nada que a prejudique mais. Te estimo melhoras, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá! Lembre-se que a ansiedade em si é uma reação normal nossa diante de situações ou eventos que podem nos acarretar medo, preocupação, duvidas ou expectativas. Ou seja nem toda ansiedade é "anormal" ou patológica.
Acredito que você precisa procurar uma avaliação médica para entendermos melhor o que pode estar acontecendo contigo.
Pela sua descrição é pouco provável que seja um quadro de ansiedade generalizada. As crises de ansiedades são frequentes, ou seja, acontecem mais de uma vez ao dia, são persistentes e não possuímos controle delas.
Se caso você esteja passando por uma situação de ansiedade a psicoterapia pode te ajudar a encarar essa fase.
Oi! Eu não entendo que esses sintomas apenas já daria o diagnostico de TAG. Para tal diagnóstico, temos que fazer algumas sessões e tb alguns testes e escalas. O que deverá ser feito por profissional qualificado. Espero que tenha ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, é importante antes de tudo consultar um médico, um clínico geral que possa avaliar suas condições físicas e descartar hipóteses relacionadas a questões biológicas e então buscar por um profissional da área da psicologia que possa te auxiliar a identificar se realmente se trata de Transtorno de Ansiedade Generalizada, é válido lembrar que a ansiedade é uma reação comum do nosso corpo, faz parte das nossas emoções de base o que faz com que ela esteja sempre presente em nossas vidas, só não podemos deixar que ela avance para um estado prejudicial ao nosso dia a dia e então é ai que o psicólogo poderá te auxiliar a identificar do que se trata.
Olá. Na descrição da sua pergunta não há alguns detalhes que podem ajudar a contextualizar a resposta, como idade, histórico médico e familiar, realização ou não de atividades físicas, entre outros. O importante é primeiramente buscar uma consulta médica (clínico ou cardiologista) e quando descartadas hipóteses biológicas, possívelmente o próprio profissional médico indicará um profissional da saúde mental (psicológica ou psiquiátrica) dependendo do seu caso.
Baseado unicamente no seu relato, não é sintoma de TAG, apesar de não excluir o diagnóstico. A não ser que quando você se levanta vem pensamentos de que "algo ruim irá acontecer", "agora estou prestes a ser atacada". É importante considerar como anda sua saúde física em primeiro lugar, tanto em relação a condicionamento quanto ao peso, ou até mesmo se não está tendo déficit de alguma vitamina. O mais indicado nesse momento é consultar um clínico geral.
Esses são alguns sintomas fisiológicos da ansiedade, mas de qualquer forma, para poder ter um diagnóstico adequado, é preciso uma avaliação mais abrangente que é feita por um psicólogo ou um psiquiatra. É recomendado também que você procure um clinico ou um cardiologista para a realização de exames físicos. Esses exames poderão descartar a hipótese de algum problema físico.
Não, não são sintomas de ansiedade generalizada.

O diagnóstico de ansiedade é o que chamamos de diagnóstico de exclusão, ou seja, só é utilizado quando os sintomas não se enquadram em uma patologia médica.

O que você relata é uma dispneia aos pequenos ou médios esforços.

Apesar de poder ter diferentes etiologias, elas tendem a ser facilmente notadas com um exame clínico simples. Por isso, não postergue sua visita a um clínico geral.
Olá! Todos esses sintomas podem ser de ansiedade, mas não necessariamente ansiedade generalizada. Para se ter uma avaliação mais abrangente, é importante uma consulta ou com psicólogo ou psiquiatra. Mas é muito importante se consultar com um clínico ou um cardiologista para descartar qualquer questão física, ok?
Estimo melhoras e estou a disposição.
Por apresentar sintomas físicos, é importante avaliar junto ao médico, podendo ser um clínico ou cardiologista, para se descartar qualquer possibilidade de alteração de ordem biológica. Após a avaliação clínica, não havendo a constatação de nenhuma alteração orgânica, então pode-se tratar como uma ansiedade. Nesta ocasião, basta marcar uma consulta como um Psicólogo para iniciar o seu processo terapêutico. Ressalto que, nada a impede de iniciar com a terapia. Espero ter contribuído de alguma maneira.
Olá!
Como há uma questão relacionada ao esforço físico, exames clínicos com o médico são essenciais para o diagnóstico. Portanto, aconselho que procure um clínico geral e faça os exames que ele passar. Se não houver nenhum correlato orgânico, o interessante é procurar ajuda com profissionais da saúde mental (psiquiatra e psicólogo).
Ola Boa tarde!
Procure fazer uma consulta com um medico e realizar alguns exames. Após descartar problemas orgânicos, procure um psicólogo que faça uma boa avaliação dos sintomas relatados e te direcione ao tratamento correto. Fico a disposição para duvidas.
Com carinho
Aline
Olá! Com certeza esses sintomas descritos por ti podem estar relacionados a ansiedade, mas não necessariamente ao diagnóstico de TAG. Para realizar o fechamento de um diagnóstico mais preciso e importante estar em acompanhamento psicológico e este profissional lhe auxiliar no processo terapêutico e então no fechamento do diagnóstico se for o caso. Espero ter ajudado.

Não tem como dar uma resposta precisa sem analisar os momentos em que os sintomas aparecem, quais são, etc... O ideal é estar com a saúde física em dia com checkups, e a saúde mental cuidada também.
Imagino que você tenha descartado as possibilidades de quadros respiratórios por algum motivo.. Fiquei divagando aqui quais motivos teriam te levado a pensar que esse seria um quadro de ansiedade. Gostaria muito de saber. Essa é uma excelente preocupação, pois algumas vezes a ansiedade pega em cheio na nossa respiração né?! Me manda uma mensagem, por favor, gostaria de conversar contigo mais de pertinho pra poder entender melhor tua situação
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom, é importante investigarmos as causas fisiológicas, para averiguar se não existe um problema de saúde orgânico. Caso não tenha, podemos levantar a suspeita de um quadro de ansiedade e ficarmos atentos aos sintomas, levando em consideração a atenção de quando, onde e como eles aparecem.
Olá! Sugiro que busque um médico para uma avaliação correta, para descartar a possibilidade de algo orgânico. Observe como vc passa seu dia e se há outros sintomas associados. Se for descartada causa orgânica, procure um psicólogo. Um abraço!
Olá! Os sintomas apresentados não são suficientes para o estabelecimento de um diagnóstico psicológico. Sugiro que seja feita uma avaliação médica para verificar se há algum problema cardíaco. Descartado alguma ocorrência médica, podemos inferir que, do ponto de vista psicológico, sejam sintomas de angústia, cuja causa talvez ainda não esteja totalmente clara para você. Você vivenciou alguma perda ou aconteceu algo que tenha produzido algum desgosto ou alguma frustração? Houve alguma mudança significativa na sua vida recentemente? Há alguma insatisfação com pessoa(s) da sua esfera social ou de trabalho? Sente-se sozinha ou desamparada no momento? Experimentar a angústia é algo normal na vida humana moderna. Porém, mesmo que sejam sintomas de algum quadro psicológico, o nome do transtorno psíquico é secundário. O mais importante agora é encontrar um(a) psicólogo(a) que acolha a sua demanda e ouça a sua história de vida para que sejam identificadas as causas desses sintomas.
Olá! Procure um médico para realizar a avaliação desses sintomas, podendo assim identificar se há algum problema físico que possa estar ocasionando tais sintomas ou se é uma questão emocional. Nesse caso, sim, podemos considerar como sintomas da ansiedade. Inicie a investigação clinica... o quanto antes.
Olá, compreendo a sua preocupação! Para realizar um diagnóstico completo é preciso de acompanhamento médico (para eliminar a possibilidade de questões orgânicas/fisiológicas) e psicológico.
Em psicoterapia, será possível compreender a frequência, intensidade dos sintomas, em quais contextos eles surgem e qual a generalização destes. É precoce supor que seja TAG, mas todo e qualquer incômodo que te limite e cause danos no seu bem estar físico e social, merece grande atenção!
São sintomas de ansiedade sim. Tente identificar se teve alguma situação que foi o gatilho que pode ter desencadeado a ansiedade.
Faça a respiração diafragmática para manejar e avalie sem a veracidade dos seus pensamentos, para não sofrer por antecipação.
Esses sintomas podem ser causados por vários fatores, incluindo ansiedade generalizada, mas é importante lembrar que somente um profissional de saúde pode diagnosticá-lo corretamente. A ansiedade geralmente causa sintomas físicos, como falta de ar, respiração curta e rápida, fadiga e taquicardia (coração acelerado). É importante observar se esses sintomas ocorrem principalmente em situações de estresse ou ansiedade e se eles interferem na sua vida cotidiana. Se você estiver preocupado com esses sintomas, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequados.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá. Caso esses sintomas apareçam somente quando se levanta é pouco provável que seja Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), pois os sintomas são outros. Mas caso isso ocorra associado a sintomas de ansiedade, preocupações excessivas, inquietação e outros sintomas, pode sim ser sinalizar algum dos transtornos de ansiedade, não necessariamente TAG.
oi! Para fazer um melhor diagnóstico precisa-se de mais informações. Acredito que somente com esses sintomas que tu descreve não diria que és TAG. Parece ser sintomas de ansiedade. Para realizar o fechamento de um diagnóstico mais preciso e importante estar em acompanhamento psicológico e este profissional lhe auxiliar no processo terapêutico e então no fechamento do diagnóstico se for o caso. Espero ter ajudado.
Olá! A falta de ar, a sensação de cansaço e o coração acelerado podem ser sintomas de ansiedade generalizada, mas também podem ser causados ​​por outras condições médicas ou físicas. Se você está preocupado(a) com esses sintomas, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação completa da sua saúde.
No caso de sintomas de ansiedade, um psicólogo pode te ajudar.

Olá! Os sintomas são de ansiedade, porém antes de um diagnóstico é importante identificar outros sintomas, intensidade, tempo de duração.
Seria muito importante uma consulta com um psicólogo para entender melhor a sua situação e iniciar um tratamento para que você tenha uma qualidade de vida.
À disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá, como está?
Nesse caso seria interessante buscar alguns esclarecimentos médicos primeiramente, para saber se são questões exclusivamente físicas ou não, podem estar associadas a algo do momento de sono.
Caso continue, pode ser interessante buscar um auxílio psicológico com um profissional da área, pode ser interessante buscar o que no sono pode causar isso, às vezes algum estresse na noite anterior, no ato de dormir, no ato de descansar ou no acordar do dia seguinte, para algumas pessoas pode ser estressante ou desgastante, aposto nessas duas possibilidades para você.
Até mais.
Olá! Não é possível afirmar que seja ansiedade apenas com essas informações, para um diagnóstico é preciso uma avaliação direta com você. Pelo que descreveu, é importante procurar um médico para avaliar se há alguma causa física. Abraço.
Olá, a resposta é depende, podem estar relacionados. Sugiro realizar uma consulta com especialista cardíaco e realizar uma avaliação completa e poderá lhe encaminhar da melhor maneira possível. Fatores como altura, peso, qualidade do sono, entre outras questões podem estar influenciando esses sintomas.

Olá! Os sintomas que você descreve, como falta de ar, respiração curta e rápida, cansaço e coração acelerado, podem ser sintomas de ansiedade. A ansiedade generalizada é um transtorno que se caracteriza por preocupação excessiva e persistente em relação a várias áreas da vida, acompanhada por sintomas físicos e emocionais.

No entanto, é importante ressaltar que os sintomas que você está experimentando podem ter diversas causas, e somente um profissional de saúde qualificado poderá fazer um diagnóstico preciso.
Ola, boa tarde. Apenas com o relato dos sintomas não tem como pensar no diagnóstico de TAG, são sintomas que correspondem sim ao transtorno, mas quando relata que acontece apenas quando se levanta, precisa ser descartado causas orgânicas e físicas, sendo assim sugiro que procure um médico para avaliar e descartar outras causas. Espero ter te ajudado. Se precisar de um psicólogo, estou a disposição.
Olá! Sugiro que procure um médico clínico geral ou cardiologista para avaliar se esses sintomas podem ser físicos, é importante descartar qualquer possibilidade de patologias físicas, já que pelo seu relato, você sente esses sintomas ao levantar. Busque também ajuda com um psicólogo, caso seja identificado a TAG, começar o tratamento o mais rápido possível. Abraço
Olá! Obrigado por compartilhar o que você está sentindo. Os sintomas que você descreve – falta de ar, respiração curta e rápida, cansaço e coração acelerado ao se levantar e andar – podem ser bastante desconfortáveis e preocupantes.
Sim, esses podem ser sintomas de Ansiedade Generalizada (TAG). A ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo: Falta de Ar, Respiração Curta e Rápida, Cansaço, Coração Acelerado...
Embora a ansiedade possa ser uma causa desses sintomas, é importante também considerar outras possíveis razões, como problemas cardiovasculares, desidratação, anemia, ou outras condições médicas. Por isso, é sempre uma boa ideia consultar um médico para descartar outras causas e obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se, é fundamental cuidar da sua saúde mental e física. Procurar ajuda profissional não é um sinal de fraqueza, mas sim uma demonstração de autocuidado e responsabilidade com seu bem-estar. Com o suporte adequado e as estratégias certas, é possível gerenciar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Espero que essas informações sejam úteis e ofereçam algum conforto. Você não está sozinha, e há muitas maneiras de encontrar alívio e suporte.
Sim, esses sintomas podem estar relacionados à ansiedade, especialmente se ocorrerem em situações cotidianas sem um esforço físico significativo. Sensações como falta de ar, respiração rápida e curta, cansaço repentino e atualização cardíaca são comuns em estados de ansiedade, já que o corpo entra em um estado de alerta exagerado. Isso pode ocorrer mesmo em momentos simples, como ao se levantar e caminhar.

Entretanto, é importante também descartar causas físicas. Problemas cardíacos, respiratórios ou condições como anemia podem causar sintomas semelhantes. Se esses sintomas são recorrentes, pode ser útil consultar um médico para uma avaliação física completa.

Se os exames físicos não forem indicados em nada, trabalhar técnicas de respiração, como respiração diafragmática, pode ajudar a reduzir esses sintomas ligados à ansiedade.