Olá! Quando a pessoa começa a ter uma intensa facilidade para ter crises de ansiedade, não sendo nec
2
respostas
Olá! Quando a pessoa começa a ter uma intensa facilidade para ter crises de ansiedade, não sendo necessário um gatilho específico para gerar a crise, mas praticamente qualquer agitação, nervosismo um pouco maior, já dispara uma crise, isso ainda pode ser apenas ansiedade ou é algo mais?
Primeiramente, nas situações que você descreve há, sim, gatilhos (se você entendeu o que significam "gatilhos"): a "agitação" e o "nervosismo". Tanto uma quanto outra denominam estados do seu organismo e, desta forma, eles servem como gatilhos através de estímulos interoceptivos: a percepção do que se passa dentro de seu organismo serve como gatilho da ansiedade. Isto ocorre com frequência, por exemplo, em pessoas com transtorno de pânico: sensações como palpitações, tremores, vertigem devidas a alterações fisiológicas podem gerar intensa ansiedade. Em segundo lugar, o que quer dizer com "apenas ansiedade"? A ansiedade é um conjunto de fenômenos físicos e psicológicos que ocorre em resposta a uma situação normais de conflito ou devido ao acionamento patológico (i.e., não normal) dos mesmos sistemas envolvidos nas situações normais. Se o que sente é ansiedade (você começa dizendo que são "crises de ansiedade"), então é ansiedade... Agora, se esta ansiedade é normal ou não, é uma outra questão: para saber se é, precisaria analisar quais os contextos em que ocorre, a gravidade dos sintomas, a duração do quadro e outras variáveis: é disto que vai depender a abordagem e se necessita de tratamento medicamentoso e/ou psicoterápico. Finalmente, a ansiedade pode estar presente no contexto de outros transtornos: por exemplo, 60% das pessoas com depressão maior apresentam, também, sintomas ansiosos. Mais raramente, a ansiedade pode ser desencadeada por doenças clínicas como, por exemplo, alguns tumores de glândulas suprarrenais.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Você está descrevendo quadro clínico de Transtorno de Pânico. Pode ser tratado com ISRS, por exemplo, Sertralina ou Fluoxetina, mas acrescido no primeiro mês de Clonazepan. Abraço
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.