Olá! Qual melhor tratamento para procrastinação ??

31 respostas
Olá! Qual melhor tratamento para procrastinação ??
A terapia Cognitivo Comportamental é uma excelente opção de tratamento para a procrastinação, utiliza técnicas comportamentais e cognitivas de reestruturação cognitiva para trabalhar as crenças.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A psicoterapia é o melhor caminho para compreender suas questões, independentemente da abordagem. O que precisamos compreender é como a procrastinação afeta sua vida, em quais momentos ela ocorre e com que frequência. Relacionando essas respostas com suas experiências de vida, e as vezes até medos, conseguimos compreender melhor e juntos encontrar uma alternativa para essa dificuldade. Estou a disposição.
Buscar ajuda profissional é sempre a melhor jogada !Vc não precisa enfrentar o circo de emoções sozinho. O profissional ajudara a compreender o que te levou a procrastinação, ajudara vc a compreender os mecanismos que vc percorre, ajudará vc a traçar metas e objetivos... caminhará junto a vc auxiliando e compreendendo seu modo de existir.
Procrastinação não é preguiça!
Procrastinação é um movimento inconsciente que intervém ativamente impedindo em realizar algo que deseja.
O trabalho analítico, com a psicanálise, auxiliar em descobrir a origem desses movimento inconsciente, destas auto sabotagens para que assim possa fazer novas escolhas.
Aguardo seu contato!
É importante se perguntar: procrastinação de que? Se procrastina tudo? Ou apenas algumas coisas? A procrastinação pode ser entendida enquanto um sintoma, uma uma mensagem inconsciente a ser decifrada. Que atividade específica é essa que você se impede de realizar e por quê? É importante falar mais sobre essa questão para poder entendê-la e, assim, poder lidar com ela!
Olá! O tratamento para procrastinação envolve técnicas como planejamento, Técnica Pomodoro, priorização, autoconhecimento, recompensas, terapia cognitivo-comportamental, mindfulness, manter ambiente organizado, autocompaixão e consistência. Adaptar essas estratégias à sua situação pode ajudar a superar a procrastinação e melhorar a produtividade.
O melhor tratamento para a procrastinação é a terapia, que proporcionará o autoconhecimento e a possibilidade de atuar sobre ela. Geralmente a procrastinação se dá em alguns aspectos da vida, não necessariamente em todos. Investigar o que se passa e trabalhar esses pontos, é fundamental.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! O tratamento para a procrastinação pode variar de pessoa para pessoa, mas uma abordagem comumente eficaz é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC ajuda a identificar os padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a procrastinação e ensina estratégias para superar esse padrão. Além disso, a criação de metas claras, o gerenciamento do tempo e o desenvolvimento de hábitos saudáveis também são abordagens importantes para combater a procrastinação.
Na Terapia Cognitiva Comportamental você trabalhará os pensamentos que te levam a este comportamento. Procrastinação não é preguiça.
Procure ajuda de um profissional, nós temos ferramentas que podem te ajudar.
Psicoterapia
Buscar entender o motivo de você estar procrastinando, isso pode incluir vários aspectos. A psicoterpia pode ser uma alternativa.
Olá, espero que esteja bem!

Dentro do olhar psicanalítico, é entendido que pode existir um comportamento complexo a ser influenciado por fatores inconscientes. A procrastinação pode ser entendida como uma forma de resistência ou até mesmo um mecanismo de defesa para evitar lidar com emoções desconfortáveis ou conflitos internos gerados. À medida que você se torna mais consciente das razões subjacentes à procrastinação, será possível trabalhar para desenvolver estratégias e lidar com esses conflitos de maneira mais saudável e produtiva.

Procure o auxílio de um profissional que possa te ajudar quanto a essa questão e, assim, entender melhor sobre a procrastinação diante das situações que lhe ocorrem.

Me coloco à disposição para maiores esclarecimentos.

Abraços!
A psicoterapia psicanalítica ou a análise podem ser opções interessantes para abordar a queixa que você apresenta. Partimos do princípio de que ao compreendermos a procrastinação, sua origem, o que a desencadeia e a faz se repetir em sua história de vida, será possível explorar outras maneiras de lidar com essa questão.
Procrastinar é normal, o problema ocorre quando a pessoa transforma a procrastinação em um estilo de vida. Se o ato de procrastinar causa sofrimento ao sujeito, então, é hora de buscar ajuda profissional. A procrastinação esconde medos inconscientes relacionados à autonomia e à autocrítica. A pessoa procrastinadora acaba evitando tarefas mais complexas ou menos interessantes; gerencial mal o tempo; escolhe por prazeres imediatos; e, possui baixa ou nenhuma produtividade, o que acaba afetando sua autoestima. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para tirar o sujeito da condição de escravo do prazer, e, fortalecê-lo no uso da razão e na tomada de decisão consciente.
Olá! A procrastinação é um comportamento complexo e pode ter várias causas subjacentes, por isso o tratamento ideal pode variar de pessoa para pessoa. Como psicanalista, meu foco estaria em explorar as razões psicológicas por trás da procrastinação de um indivíduo.


O tratamento para a procrastinação, visto de uma perspectiva psicanalítica, envolve explorar as razões emocionais subjacentes ao comportamento procrastinatório. Isso inclui autoconhecimento, terapia psicanalítica, estabelecimento de metas realistas, gerenciamento do tempo, trabalhar na autoestima e autocompaixão, e buscar apoio social. O tratamento é adaptado às necessidades individuais, e a ajuda profissional pode ser valiosa quando a procrastinação está causando problemas significativos na vida de alguém.


Lembre-se de que a procrastinação é um desafio comum, e não existe uma abordagem única que funcione para todos. Um psicanalista trabalhará com o paciente para entender as causas específicas da procrastinação e desenvolver estratégias de tratamento adaptadas às necessidades individuais. É importante procurar ajuda profissional se a procrastinação estiver prejudicando significativamente a vida de alguém.



Olá, a procrastinação pode estar relacionada com diversos aspectos da sua vida psíquica, como a não aceitação de uma situação, dificuldade de lidar com conflitos interiores ou emoções que tem causam desconforto, entre outros. Buscar identificar e tornar consciente essas questões para você é a melhor forma de lidar com a procrastinação e fazer as correções necessárias. Caso isso esteja te incomodando e atrapalhando sua rotina, sugiro iniciar Psicoterapia para obter melhora e resultado. Fico à disposição. Um abraço.
Autoconhecimento. Psicoterapia é o serviço indicado.
Olá, quando falamos em procrastinação é importante compreender onde está a causa para poder encontrar o tratamento mais adequado no seu caso, pois os motivos da procrastinação podem ser variados, como por exemplo falta de vitaminas, depressão, TDAH etc..
Um bom começo é você iniciar terapia com um psicólogo para avaliar e se necessário, você será encaminhado para outros profissionais.
Olá, acredito que a Terapia Cognitivo Comportamental é uma excelente abordagem que fornece inúmeras ferramentas para lidar com a procrastinação, mas primeiro, como já foi dito antes é preciso avaliar por que a pessoa procrastina. A procrastinação pode ser um sintoma de alguns transtornos (Transtornos de ansiedade, TDAH, TOC, Depressão, Perfeccionismo, Trantornos de Impulso, etc,); sendo assim essa procrastinação necessita primeiro ser diagnosticada e mapeada e posteriormente tratada através das estratégias.
Psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tem vários tratamentos eficazes disponíveis na ciência, mas eu particularmente gosto de trabalhar alguns pilares comportamentais e cognitivos.
Avaliamos os principais elementos de distração, aqueles que facilitam a execução da tarefa e tentamos trabalhar esses aspectos de forma estratégica frente às suas dificuldades.
Olá, o melhor tratamento é aquele que há uma boa relação terapêutica entre você e o profissional que está conduzindo o tratamento. Mas hoje, a terapia cognitivo comportamental tem sido a abordagem mais indicada pois é um tratamento baseado evidências científicas. Um abraço
O tratamento da procrastinação envolve uma abordagem multifacetada, pois a procrastinação muitas vezes é influenciada por fatores psicológicos, comportamentais e emocionais. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar no tratamento da procrastinação:

Autoconhecimento:Entenda as razões subjacentes para a procrastinação. Pergunte a si mesmo por que você está adiando determinadas tarefas. Identificar padrões comportamentais pode ser o primeiro passo para a mudança.
Estabelecimento de Metas Claras:Defina metas específicas e mensuráveis. Divida-as em tarefas menores e mais gerenciáveis. Isso torna mais fácil começar e reduz a sensação de sobrecarga.
Planejamento Eficiente:Desenvolva um plano de ação detalhado para cada tarefa. Organize seu tempo, priorize as atividades e crie um cronograma realista.
Reforço Positivo:Celebre pequenas conquistas ao longo do caminho. Reforçar positivamente o progresso pode ajudar a criar um ciclo motivacional.
Eliminação de Distrações:Identifique e elimine as distrações do ambiente de trabalho. Desligue notificações de dispositivos, use aplicativos ou técnicas que ajudem a manter o foco.
Aprendizado de Habilidades de Enfrentamento:Desenvolva habilidades de enfrentamento para lidar com a ansiedade ou medo relacionados às tarefas. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser especialmente útil nesse aspecto (busca psicoterapia é ideal).
Visualização Positiva:Visualize o sucesso ao concluir uma tarefa. Isso pode ajudar a criar uma mentalidade mais positiva em relação ao trabalho.
Estabelecimento de Rotinas:Crie rotinas diárias consistentes. A previsibilidade pode ajudar a reduzir a resistência às tarefas.
Ferramentas de Gerenciamento de Tempo:Use ferramentas de gerenciamento de tempo, como aplicativos de lista de tarefas ou calendários, para organizar suas responsabilidades.
Por fim, considere a busca de ajuda profissional, como a consulta psicológica, pode ser uma opção valiosa. Um psicólogo pode ajudar a explorar as raízes emocionais da procrastinação e desenvolver estratégias personalizadas para superá-la.
A terapia Cognitivo Comportamental é excelente para tratar a procrastinação, faz uso de ferramentas e técnicas comportamentais e cognitivas desenvolvendo estratégias para que a procrastinação seja superada.
A procrastinação é algo que pode ter inúmeros fatores envolvidos. É importante compreender o seu contexto no momento, o funcionamento da SUA procrastinação específica pra, aos poucos, ser possível entender o sentido dela. Algumas vezes simples ações práticas podem ajudar, como planejamento; diminuição de distrações; organizar melhor o tempo. Outras vezes, é necessário olhar mais a fundo suas motivações, seu momento de vida, sua energia e objetivos.

Claramente tantas coisas não vão ser analisadas com pouquíssimo tempo e nem com uma conversa superficial. Por isso, o mais indicado é que você encontre um psicólogo com que você se sinta à vontade pra olhar pra tudo isso com cuidado e calma. Sucesso na sua jornada!
Olá, tudo bem?
O tratamento mais ideal seria o acompanhamento de psicoterapia, principalmente pela abordagem TCC: cognitivo comportamental.
Oi!

Psicólogos que trabalham com a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) como abordagem na clínica podem ajudar muito com a demanda de procrastinação.

No processo terapêutico investigamos o por quê a procrastinação tem aparecido (falta de objetivo? esperar motivação? dificuldade com a tarefa? algum sentimento? ...) e vamos traçar estratégias para lidar com a procrastinação no dia a dia!

Espero ter te ajudado! Um abraço

Olá. ter metas realistas e de acordo com o que você consegue fazer. Se precisar de ajuda, estou aqui. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Eu diria que a abordagem mais efetiva com a procrastinação parte do entendimento de suas causas. Afinal, há vários tipos de procrastinação, cada um partindo de necessidades e objetivos diferentes, e saber disso nos permite buscar o necessário para o seu caso.

A procrastinação pode partir da insegurança, da ansiedade, da autossabotagem, da baixa autoestima, entre muitos outros...

Existem diversas estratégias e técnicas disponíveis por aí, algumas podendo te ajudar a progredir em relação a esse assunto e outras que apenas mascaram os sintomas. Métodos de gerenciamento de tempo e organização podem ser cruciais, divisão de micropassos e um planejamento realista e viável podem fazer bastante diferença. Ler muito sobre o assunto e testar algumas técnicas pode te trazer informações valiosas sobre o que funciona com você ou não.

Outras coisas que influenciam MUITO na procrastinação e frequentemente são deixadas de lado se relacionam ao seu contexto: como você está se sentindo? Como está sua saúde, seu ambiente de estudo/trabalho, sua rotina? Tem problemas que não saem da sua mente ou desconfortos que te tiram do sério? Com certeza tudo isso vai contribuir para tirar o seu foco!

Por fim, se a procrastinação está trazendo angústia ou prejuízo para sua vida, pode ser uma boa hora para entrar em contato com um profissional que tenha experiência com o tema, através da psicoterapia.
Para te ajudar a lidar com a procrastinação a terapia é muito útil. Especificamente a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que te ajuda a estabelecer metas baseadas na sua problemática e ensina estratégias para alcançá-las. Muitas coisas podem estar relacionadas com o seu comportamento de procrastinação e precisamos entender qual é o seu caso. Identificando o que mantém esse comportamento de evitar a tarefa, podemos realizar intervenções nesse sentido. A TCC tem muitas técnicas e estratégias para lidar, sendo elas cognitivas (lidar e responder ao pensamentos que te fazem procrastinar) e comportamentais (coisas que você pode fazer que te ajude a parar de deixar para depois).
A procrastinação muitas vezes está relacionada a questões emocionais, como o medo do fracasso, perfeccionismo ou dificuldades em lidar com o estresse e com expectativas. Embora existam várias abordagens para lidar com a procrastinação, a psicoterapia pode ser uma opção muito eficaz. Ao explorar suas emoções, crenças e padrões de pensamento em um ambiente seguro, você poderá entender melhor as causas subjacentes desse comportamento. O processo terapêutico oferece a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, a aceitação e a organização emocional, ajudando você a se sentir mais confiante para tomar decisões e agir de forma mais consistente.

Especialistas

Kárita de Morais França

Kárita de Morais França

Psicólogo

Goiânia

Ataciso Gomes da Silva Júnior

Ataciso Gomes da Silva Júnior

Psicólogo

Águas Claras

Letícia Karinne

Letícia Karinne

Psicólogo

São Luís

Giovani Sorgon

Giovani Sorgon

Psicólogo

Paulínia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Procrastinação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.