Olá! Qual a diferença entre Whey Protein e creatina? E eles podem causar um efeito no corpo parecido

4 respostas
Olá! Qual a diferença entre Whey Protein e creatina? E eles podem causar um efeito no corpo parecido com o dos energéticos?
Olá Whey Protein é proteína do soro do leite, complementa a quantidade de proteína diária, pode ser tomado como um shake, misturado ao iogurte para comer de colher, usado em preparações como bolos, panquecas, waffles. A creatina é uma proteína com foco em ganho de massa muscular, ajuda, também no desempenho físico, além de efeitos positivos em doenças neurológicas, seu uso é contínuo e não precisa utilizar como pré-treino, pode ser tomado em qualquer horário. Eles não tem efeito energético como por exemplo a cafeína, mas contribuem para síntese de energia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O whey protein é a de proteína do soro do leite, de fácil digestão e absorção (isolado ou hidrolisado) que usamos no intuito de otimizar o consumo proteico. O aumento do consumo de proteína está associado ao ganho ou manutenção de massa muscular e ao aumento da saciedade. Enquanto a creatina participa da rápida formação de energia e está diretamente ligada ao desempenho (indicada principalmente para exercícios de força e explosão). Mas, nenhum dos dois possuem efeitos estimulantes, como dos energéticos.
Olá!, Bom vamos lá, o Whey Protein é proteína do soro do leite, e, pode se apresentar de diferentes formas que se relacionam com sua absorção (concentrado, isolado e hidrolisado) ele pode complementar a sua necessidade proteica e calórica diária ou mesmo substituir uma refeição em caso de necessidade. Já a creatina é um composto de aminoácidos que pode trazer alguns benefícios como aumento de força, massa muscular e desempenho, entre outros, como por exemplo em algumas doenças crônicas. Benefícios do uso da creatina estão vinculados a sua capacidade de funcionar como um “reservatório energético”. Ela é armazenada no músculo e a sua utilização durante a contração muscular proporciona a ressíntese mais rápida de energia sendo considerado um suplemento com alto nível de evidência científica. Contudo, nenhum dos dois têm efeitos similares ao dos energéticos que via de regra possuem efeitos estimulantes pela presença da cafeína e da taurina.
Whey Protein:

O whey protein é uma proteína de alta qualidade extraída do soro do leite durante o processo de fabricação de queijos.
É uma fonte completa de proteínas, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa.
O whey protein é frequentemente utilizado para aumentar a ingestão de proteínas e auxiliar na recuperação muscular após exercícios físicos.
Pode ser útil para promover o crescimento e a reparação muscular, além de apoiar a saúde geral.
Creatina:

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e também pode ser obtida através da dieta, principalmente a partir de carnes e peixes.
É armazenada nos músculos e utilizada como fonte de energia durante atividades de alta intensidade e curta duração, como levantamento de peso e sprints.
Suplementar com creatina pode aumentar a disponibilidade de creatina nos músculos, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e auxiliando na recuperação.
A creatina também pode causar um leve aumento na retenção de água nos músculos, o que pode contribuir para o aumento do tamanho muscular.
Energéticos:

Os energéticos são bebidas que contêm estimulantes como a cafeína, taurina, guaraná e outros ingredientes que têm como objetivo aumentar temporariamente a energia, a concentração e a resistência.
Os energéticos não contêm proteínas ou creatina, mas podem fornecer uma sensação temporária de energia devido ao aumento da atividade cerebral e do sistema nervoso central.
Enquanto whey protein e creatina são suplementos que podem apoiar a recuperação muscular e o desempenho em exercícios físicos, os energéticos têm um efeito diferente, fornecendo uma sensação temporária de energia mental e física. É importante notar que o consumo excessivo de energéticos pode ser prejudicial à saúde e pode levar a efeitos colaterais indesejados, como insônia, nervosismo e aumento da frequência cardíaca.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.