Olá, qual a diferença entra disbiose e Super Crescimento bacteriano intestinal?

3 respostas
Olá, qual a diferença entra disbiose e Super Crescimento bacteriano intestinal?
Boa noite
A disbiose é uma alteração no tipo e porcentagem dos microorganismos intestinais. O supercrescimento bacteriano é a presença de bactérias em locais onde elas normalmente não deveriam existir, como o intestino delgado.
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa pergunta! Nós, por incrível que pareça temos mais micro-organismos que células em nossos corpos. E o nosso intestino é o principal habitat de muitas bactérias, uma parte delas nos ajuda e a outra parte vive como comensais (não nos causa prejuízos) porém essas bactérias comensais, a depender do ingerimos podem encontrar um ambiente favorável para se multiplicar além do normal e aí sim elas se tornam patogênicas, nesse momento estará estabelecido a DISBIOSE INTESTINAL, que é o desequilíbrio de micro-organismos causado pelo SUPER CRESCIMENTO de BACTÉRIAS que não nos ajudam em nada mas em grande quantidade se tornam nocivas porque haverá um desequilíbrio em nossa microbiota intestinal e isso precisa ser tratado para evitar doenças mais graves.
O tratamento de maneira geral passa por uma mudança na alimentação, retirando temporariamente alimentos que favorecem o crescimento dessas bactérias e consumindo alimentos com prebióticos como o FOS e a biomassa de banana verde que alimentam as bactérias boas e suplementação de probióticos, além de outras práticas naturais para ajudar o organismo a reestabecer a homeostase (equilíbrio).
Um grande abraço e Deus abençoe!
O hipercrescimento bacteriano ocorre no intestino delgado pode ser resultado das alterações anatômicas intestinais ou motilidade gastrointestinal, ou falta de secreção de ácidos gástricos. Essa condição pode causar deficiência de vitaminas, má absorção de gorduras e DESNUTRIÇÃO.
A DISBIOSE intestinal é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal que reduz a capacidade de ABSORÇÃO dos nutrientes e causa carência de vitaminas. Este desequilíbrio é causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias capazes de causar doença. O tratamento indicado é reposição de minerais, vitaminas e nutrientes e dieta alimenta alimentar.
Abraços

Especialistas

Mara Rubia Serafim Rosa

Mara Rubia Serafim Rosa

Terapeuta complementar

Curitiba

Maria Clara Marinho da Costa

Maria Clara Marinho da Costa

Médico de família, Nutrólogo

Canoas

Josey Macedo

Josey Macedo

Médico de família

Cerquilho

Nathália Almeida

Nathália Almeida

Médico de família

Salvador

Agendar uma visita
Odimea Araujo Costa Reis Demes

Odimea Araujo Costa Reis Demes

Médico de família

Samambaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Alteração da população de bactérias intestinais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.