Olá prezado (a), estou sentindo uma leve pressão acima do externo na região da garganta, parece sens

34 respostas
Olá prezado (a), estou sentindo uma leve pressão acima do externo na região da garganta, parece sensação de bolo, ou como se tivesse alguém pressionando essa área. Ela vai vem. As vezes mais fraca e as vezes mais forte. Já fiz todos os exames para descartar causas orgânicas e nada foi identificado. Um médico me recomendou ir até um psiquiatra ou psicologo. Minha dúvida é, isso realmente pode ter ligação psicológica?
Olá! Esse é um sintoma comum de angústia (ou ansiedade, como costuma ser mais falado...)
Os sintomas tendem a ser bem definidos, o paciente pode, inclusive, apontar onde está, etc...
Algumas vezes é possível observar e fazer correlações com os momentos em que isso acontece, outras vezes aparece supostamente "desconectado". O organismo está lidando com algo. Como o corpo inclui psiquismo... Esses aspectos estão juntos e podem se interferir intensamente.

Descartada todas as condições biológicas possíveis, pode-se tratar de um dos sintomas do quadro de ansiedade. O importante é você avaliar se essa sensação está aparecendo após fatores estressores específicos ou se aparece do nada, aparecendo sem nenhum gatilho, pode ser também um sintoma de crise de pânico, vale a observação, na terapia cognitivo-comportamental temos protocolos para tratamento de ansiedade. Que variam de tempo, mas com objetivo de que você a se monitorar. Qualquer outra dúvida me mande mensagem ;D
Como não apareceu nada nos seus exames, pode ser psicológico sim, uma angústia, ansiedade, que pode ser entendida com um acompanhamento psicológico, entendida e trabalhada para que você consiga extinguir essa sensação que está sentindo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Se algo escapou aos exames médicos, pode ser psicológico sim, certamente. Não posso dizer que é uma questão psiquiátrica, teria que haver uma avaliação, mas certamente pode ter base emocional/psicológica!
Recomendo que busque um psicólogo. Abraços! :)
Sim, tem relação emocional! Vc pode não estar tendo muita clareza sobre o que está sentindo ou pensando e o que te está gerando angústia ou ansiedade... em uma psicoterapia, você será capaz de abrir questões mais sensíveis e, com cuidado, ir trabalhando elas para que alivie este e outros sintomas relacionados que possam existir. Vale a pena o investimento em você, na sua saúde. Qualquer coisa, pode entrar em contato. Abraço
Pode sim! O corpo fala, e quando algumas questões emocionais são negligenciadas, é muito comum sentirmos sintomas físicos que estão relacionados ao estado psicológico mesmo. Sugiro sim procurar por acompanhamento psicológico, que pode ser muito útil na sua situação!
Ola... que ótimo que seu medico lhe indicou um psicologo ou psiquiatra, pois pode sim ser sintomas emocionais, como por exemplo da ansiedade. Lembre se... se o seu corpo esta te trazendo qualquer sintoma, é pq ele esta tentando se comunicar com vc para dizer que algo que aconteceu, nao foi resolvido...e é necessario que vc olhe com carinho para isso. Busque um atendimento psicologico e vc entenderá muito melhor seus sintomas.
Olá! Nesse caso, descartando as causas biológicas, podemos relacionar esse sintoma a com Ansiedade sim. O sintoma citado é muito comum e presente nas crises de ansiedade e angústia .
Sim, trata-se de um sintoma de ansiedade, precisamos investigar, afim de compreender os efeitos que deram gatilho, desta reação psicossomática.
Conte comigo, é muito importante sim, procurar tratamento psicológico.
Olá, tudo bem? É uma descrição breve para realmente te dizer se tem algo haver com ansiedade, mas julgando que você foi encaminhado a procurar outras terapias, seguirei desse principio. Essa sensação pode sim estar relacionada com a ansiedade. Normalmente a reconhecemos como uma sensação de aperto, ou uma sensação de que tem algo "preso", "pesado" nessa região. Esse é um sintoma físico de ansiedade, mas ele não vem sozinho. Perceba nesses momentos, que pensamento estão passando na sua cabeça? O que está acontecendo em sua vida? Que outras sensações físicas você tem? Isso está te prejudicando, e prejudicando sua qualidade de vida? Seria importante avaliar tanto com o psiquiatra (que poderá te passar um medicamento que reduza essas sintomas, caso haja intensidade incomoda), e com uma psicóloga para avaliarmos as causas e entendermos que estratégias podem ser trabalhadas, fico a disposição, abraço.
Olá.
Pode ser um sintoma de ansiedade. Sugiro que busque um profissional psicólogo para fazer uma avaliação psicológica, conseguindo assim um diagnóstico para o que está acontecendo.
Olá! Pode sim. Na verdade, é bem provável que tenha. Você já ouviu falar na história do início das investigações de Freud sobre o fenômeno das mulheres com Histeria? Elas tinham sintomas muito claros em nível físico: paralisias de partes do corpo, falta de sensibilidade nessas partes (o médico podia tentar causar dor, espetando uma grande agulha, por exemplo, e a paciente não sentia nada, e não estava fingindo; eram feitos vários testes do tipo, alguns bem dolorosos, eliminando a possibilidade de fingimento), cegueira, surdez, dores musculares e de cabeça... Eram submetidas a todos os exames, e nada físico, orgânico, era encontrado. Freud percebeu que a mente (principalmente sua parte inconsciente) tinha influência no comportamento e nos sintomas físicos. Quem tem um ataque de pânico, por exemplo, apresenta sinais inconfundivelmente físicos: sudorese (suar muito), palpitação e taquicardia (sintomas no coração), desmaios, palidez, a sensação de engasgo (que você relatou), vertigem, arrepios, agitação; porém, nenhum dos sintomas tem causa orgânica, qualquer causa orgânica é descartada (como também aconteceu no seu caso) pela bateria de exames...
Concluindo, é bem possível que seus sintomas estejam relacionados a processos psicológicos sim. Então, a recomendação do médico para que você procure um psicólogo, procede. Um abraço e espero que as coisas se desvendem, proporcionando mais bem estar para você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá.
espero que estejas bem.

Quando são descartados problemas fisiológicos, podemos sim pensar em sintomas de ordem psíquica que produzem sintomas físicos. Com o relato não é possível dizer do que se trata, é importante que agende uma conversa com um psicólogo para investigar este sintoma.
Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, entre em contato!
Olá! Pode sim, ser um sintoma de alguma questão psicológica. Ansiedade e/ou angústia costumam gerar esta sensação. A primeira providência é sempre identificar se a causa é orgânica. Descartada esta hipótese, vale a pena uma investigação psicológica para ver o que pode estar causando este sintoma. Procure orientação psicológica para uma avaliação.
Um grande abraço!
Adoecemos por aquilo que não dizemos. Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos, escondendo o que realmente sentem de verdade, e isso pode causar problemas de relacionamento, sintomas emocionais e físicos. É importante a pessoa perceber que o “silêncio” de suas emoções é negativo tanto para si, como para os outros, é preciso se permitir e se sentir no direito de expressar os sentimentos. Isso é a base para uma vida saudável e relações positivas. Por trás de todas essas e outras questões, faz-se necessário que a escuta aconteça dentro do consultório de Psicologia, para que haja a verbalização do sofrimento, que permite, senão curá-lo, ao menos torná-lo consciente de sua origem.
Olá!! Com já foi descartado fatores biológicos tudo indica que seja psicológico. A ansiedade pode gerar vários sintomas físicos e numa crise de ansiedade a pessoa sente e consegue localizar aonde está o problema, os sintomas mais comuns são dificuldade em respirar, tonturas, náuseas, dor de estômago, um nó na garganta, no estômago ou um peso sobre o peito. Também pode sentir o coração bater mais depressa do que o habitual, transpirar, sentir frio interno, secura na boca, necessidade de urinar, sensação de formigueiro ou dormência nas mãos ou pés. É muito importante que procure ajuda de profissionais e o processo terapêutico pode auxiliar muito numa vida com mais qualidade.
Olá! Sim, excluídas as possibilidade de ordem fisiológica os seus sintomas podem estar relacionados à ansiedade. Procure um Psicólogo e busque entender quais são as origens dessa ansiedade. O que está acontecendo na sua vida neste momento? Como você se sente de modo geral? Qual a qualidade e nível de intimidade nos seus relacionamentos (amorosos, ou com familiares, amigos e colegas de trabalho)? Existem uma gama de coisas que podem estar te fazendo sentir isso. A Psicoterapia é uma ferramenta poderosa tanto para alívio dos sintomas quanto para a resolução do que os causa. Espero que você fique bem, estou à disposição. Um forte abraço, Taíla.
Olá boa tarde!
Provavelmente está relacionado à alguma causa emocional. Nosso corpo alerta sempre que algo não vai bem. Costumamos dividir o que vemos do que não vemos, mas tratando-se de um ser tão complexo quanto nós seres humanos, tudo está interligado, uma vez que foram descartadas possibilidades biológicas ou orgânicas, nos voltamos então para o psicológico. Uma psicoterapia irá te ajudar a identificar o que pode estar acontecendo e resolver. Fico à disposição. Um forte abraço!
Olá! Pode ser sintoma de ansiedade sim, mas é necessário fazer uma avaliação. Corpo e mente estão ligados. Um afeta e é afetado pelo outro. Já que foram descartadas causas orgânicas, busque um psicólogo para fazer um avaliação mais completa e obter o tratamento adequado, pois isso com certeza afeta sua qualidade de vida. Um abraço!
Sim, pode ter relação com questões emocionais e se já descartou causas orgânicas, talvez seja o momento de verificar um psicólogo/psicanálista, ambos os profissionais poderá de ajudar a compreender com o que estes "sintomas" podem ter a ver co sua vida afetiva/emocional.
Olá! Você sabe quais são as sensações que sentimos quando estamos angustiados? No geral, ela causa mudança de humor, perda de paz interior, dor, insegurança, culpa, mal-estar e tristeza.

Ou seja, ela é a junção de questões emocionais e físicas que podem chegar ao limite de nos impedir de realizar tarefas comuns do dia a dia e até, fazer com que nos isolemos dos outros.

Eu, como psicóloga, posso te dizer que a angústia pode estar associada a outros problemas ligados ao bem-estar emocional como a depressão, e que pode dar origem a doenças psicossomáticas ( como a situação da garganta ).
Alguns sintomas muito comuns que a angústia traz:
Excesso de pensamentos negativos;
Crises de ansiedade;
Batimentos cardíacos rápidos e descontrolados;
Dores no peito e sensação de aperto na garganta;
Dificuldades para respirar e sensação de sufocamento;
Inquietação;
Dores de cabeça;
Insônia.

Se o que eu escrevi fizer sentido dentro do que tu estás vivenciando, é importante desenvolver o autoconhecimento, junto com um profissional, para evitar que os sintomas cheguem ao limite da situação.

Espero ter ajudado! Tudo de Bom!
Oi oi ...
Vamos lá ... quando o corpo fala é porque ai tem alguma coisa, se nada foi encontrado em exames, ou seja sem causas orgânicas, pode ter sim alguma relação de ordem psicológica, uma ansiedade, alguma dificuldade do dia a dia... Seria ideal tu entrar em um processo de psicoterapia, ajudando você a entender e compreender o que pensa, o que sente e assim por diante.
Um abraço e se cuide,
Olá! Foi muito importante você ter descartado as causas orgânicas/físicas. Isso pode, sim, estar relacionado a uma causa psicológica/emocional. Pela sua descrição, parece ser uma sensação desencadeada pela ansiedade e que, geralmente, está vinculada a fortes emoções. A terapia pode te ajudar na lida com a ansiedade, encontrando formas de identificar e controlar ela.
Olá,foi interessante você ter feito os exames pois assim, pode descartar causas físicas,orgânicas. O que você relatou que esta sentindo, parece ser angústia , que é uma sensação de que não se consegue definir a causa, e isso acarreta geralmente a ansiedade que e aquela sensação de secura na boca, coração acelerado e as vezes parace que se vai desmaiar, para melhorar o que você esta sentindo, seria interessante você fazer um tratamento com um psicólogo que ajudaria a ver essas demandas juntamente com um psiquiatra que poderia entrar com a parte medicamentosa. Fazendo isso sua qualidade de vida vai melhorar.
Olá! o sintoma que menciona pode ser ocasionado pela ansiedade. Procure um psicólogo para ajudar a identificar as causas e a obter o controle.
Olá!!
pelo que você citou tem característica de angustia, ocasionado por ansiedade.
O que você esta evitando falar ou até mesmo entrar em contato?
Busque terapia para que você saiba lidar com suas emoções.
abraços.
Olá! Pode sim. É comum sintomas físicos estarem atrelados a dificuldades de ordem psicológica. Assim, seria interessante você iniciar um processo de psicoterapia, e o próprio psicólogo (a) terá condições de avaliar se, no seu caso, também é necessária uma avalição psiquiátrica ou somente o acompanhamento psicológico, pois em algumas situações pode haver a necessidade de prescrição medicamentosa. Estou à disposição. Fique Bem!
Olá, boa tarde, tudo bem?

Se você já fez todos os exames possíveis, e nada de preocupante foi encontrado, esse sintoma pode estar relacionado a algum estado emocional. Na ansiedade, por exemplo, a sensação de “bolo” na garganta é uma das queixas mais recorrentes. Recomendo sim, que procure ajuda psicológica e até mesmo um psiquiatra, para que as causas desses sintomas sejam investigadas, e traçado um plano terapêutico para a melhora deles.

Espero ter esclarecido!

Estou à disposição!

Esse aperto no peito geralmente vem junto com incomodo na garganta, como se ela estivesse querendo fechar. Outros sinais estão presentes na ansiedade como caibras, tonturas, formigamento, ondas de calor, etc. Uma boa técnica para passar esses sintomas, inclusive o incômodo na região do esterno, é a respiração abdominal. Através dela, você estimula o nervo vago cuja função nesse contexto é liberar a acetilcolina, neutralizando os efeitos da adrenalina que é liberada por causa de uma resposta simpática ao stress (ansiedade). A respiração diafragmática funciona como um tranquilizante. Espero que melhore :)
Olá! Sim, é possível que a sensação que você descreve tenha ligação com fatores psicológicos. Na verdade, a conexão entre os aspectos físicos e emocionais do nosso corpo é muito próxima. Quando uma pessoa está estressada, ansiosa ou preocupada, ela pode apresentar sintomas físicos, como tensão muscular, sudorese, aumento da frequência cardíaca, entre outros. Esses sintomas podem afetar diferentes partes do corpo, incluindo a garganta.

A sensação de bolo na garganta pode ser um sintoma de ansiedade, estresse ou até mesmo de depressão. Em algumas pessoas, a ansiedade pode causar tensão muscular na área da garganta, o que pode levar a essa sensação. Além disso, a ansiedade também pode causar uma resposta de luta ou fuga no corpo, o que pode levar a uma sensação de aperto na garganta.

É importante lembrar que isso não significa que a sensação é "apenas" psicológica. A avaliação médica é sempre importante para descartar outras causas possíveis e garantir a saúde física. No entanto, se todos os exames já foram feitos e não há uma causa física identificada, é possível que a sensação esteja relacionada a fatores emocionais. Nesse caso, uma avaliação psicológica pode ser útil para identificar possíveis causas e desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com a sensação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
oI! Como voce está hoje?
Procure um médico para descartar problemas orgânicos. Descartada essa possibilidade, busque um psicólogo. O que vc relata pode ser sintoma de ansiedade sim, mas é preciso passar pela avaliação de um profissional. Busque colocar no seu dia-a-dia atividades que lhe deem prazer e façam relaxar. Procure ter momentos de pausa. Sei que com a correria do nosso cotidiano é difícil, mas isso ajuda a reduzir a ansiedade e fazem muita diferença em se tratando de saúde mental e qualidade de vida.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá. Sim, é possível termos sintomas físicos relacionados a sentimentos ou estados psíquicos que enfrentamos. Abraço.
Ola, boa tarde. Sim, ao descartar todas as causas orgânicas precisamos investigar questões emocionais que possam estar relacionadas. Pelo relato indica um quadro ansioso, sendo importante observar se os momentos que sente esta sensação tem relação a momentos de estresse, sobrecarga emocional, ansiedade, angustia ou até sensação de medo, quando iniciou, e olhar para sua vida como um todo para identificarmos causas e assim tratarmos. Sugiro que procure um profissional que sinta acolhido e que se identifique. Cuide de você. Um abraço, e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho, @psiluanamarys
Olá! É importante buscar ajuda médica para descartar qualquer causa física para seus sintomas. Como os exames não indicaram nenhuma anormalidade, a investigação com um profissional da saúde mental é crucial para entender a possível ligação psicológica dessa sensação.
Na psicanálise, essa sensação na garganta pode ser interpretada como um sintoma psicossomático, ou seja, uma manifestação física de um conflito emocional. Diversos fatores podem estar relacionados a essa experiência, como: Ansiedade, Traumas, Dificuldades de comunicação, Conflitos interpessoais: Identificar a causa emocional da sensação de pressão na garganta.
É importante ressaltar que a psicanálise é um processo terapêutico que exige tempo e compromisso. No entanto, os resultados podem ser muito positivos para a sua saúde mental e qualidade de vida.