Olá, poderiam me ajudar. Como desenvolver ânimo pela vida? Sinto que me falta vigor para encarar os

16 respostas
Olá, poderiam me ajudar.
Como desenvolver ânimo pela vida? Sinto que me falta vigor para encarar os desafios e isso me incomoda muito.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Talvez não exista uma fórmula específica para encontrarmos ânimo ou disposição para encarar os desafios impostos pelo dia-a-dia. Sei que procuramos uma forma rápida de alívio quando estamos em sofrimento, mas é importante ressaltar que existem níveis de incômodo e nem sempre eles são sinais de uma patologia específica como a tão conhecida depressão. Cuidar da saúde mental é super importante, e merece uma atenção especial quando nos sentimos incomodados. Se você está se percebendo mais triste ou prostrado, é importante que procure um profissional como um psicólogo ou psiquiatra para que você possa descobrir seus incômodos com mais especificidade e cuidado.
Sentir-se desanimado ou triste pode ser normal ou patológico. O que diferencia uma situação da outra são as causas que estão gerando tal sentimento e os impactos que podem estar se desenrolando.

Além dos aspectos pessoais devemos observar o contexto de vida no qual você está inserido. As vezes, aspectos exteriores a nós e fora do nosso controle podem ser desencadeadores de processos de adoecimentos e mudar esses aspectos pode ser onde deve-se focar.
Por exemplo: Situações de vulnerabilidade social podem gerar sofrimento mental, mas muitas vezes não está numa terapia individual a capacidade de altear isso. Uma situação violência deve ser cessada por meios que a terapia individual não alcança e nossa intervenção deve ser para além do indivíduo.

Buscar um profissional para avaliar sua situação e auxiliar a separar uma coisa da outra pode ser a melhor opção. Já que essas situações sempre estão ligadas a nossa história individual e não existem regras absolutas para caracterizar tal sentimento ou situação como patológicos. Devemos olhá-los dentro de uma história de vida.

Para além disso, você pode observar se o que você está chamando de desânimo e falta de vigor podem estar impactando sua vida. Observe se esses sentimentos:

1) estão afetando seus relacionamentos familiares e sociais?

2) se está empregado afetam seu desempenho no trabalho e nos relacionamentos profissionais?

3) afetam a forma como desempenha atividades que antes desempenhava de outras formas?

Esses são apenas alguns pontos a se observar como forma de exercício pessoal. Mas isso não exclui a avaliação de um profissional, ainda mais se há um sofrimento importante e que você não tem tido sucesso em melhorar sozinho.

Até mais.
Olá! O primeiro passo já está tomado quando você revela sobre o incomodo, nós leva a refletir sobre as mudanças da vida, principalmente sobre o fim de mais um ano. Sugiro uma mudança radical para ter animo, ajuda psicológica pode ser aplicada quando a falta de animo e motivação não são originadas por causas físicas, ou seja, não existe uma doença do corpo. Um profissional poderá ajudar a identificar a possibilidade de depressão, ou outro quadro que possa estar apresentando estes sintomas. A terapia nos ajuda a mudar a perspectiva e ver os motivos simples que nos fazem sorrir, e nos deixam animados e motivados. Te desejo animo e saúde, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá. Acredito que a sua pergunta seria um bom ponto de partida para iniciar um processo de terapia/análise, até porque o ânimo é algo muito singular. Mas por ora, pode ser válida uma reflexão sobre alguns pontos: o que, geralmente, costuma te animar? Você tem feito essas coisas? E, também, o tanto que esses desafios que você tem enfrentado podem estar relacionados com a forma como você tem se sentido, e aí então se questionar sobre a importância desses desafios.
Você disse que falta vigor para encarar os desafios da vida! Qual seria o motivo? você já se perguntou? Está com boa saúde? Está empregado? Está satisfeito com seu modo de vida? Falta-lhe algo? Dá a impressão que você talvez esteja cansado de encarar os desafios da vida, talvez com pouco sucesso. Seria uma leve depressão? Não temos resposta. Seria bom você pedir ajuda a um psicólogo. Com ele você vai expor todas as suas dúvidas e descobrir o caminho das pedras.
Olá! Vou arriscar e lhe sugerir uma reflexão:

'O meu problema nunca foi desobedecer aos outros, mas sim desobedecer a mim mesmo'.

Faz algum sentido para vc ter em mãos algum entusiasmo?
Olá, infelizmente não existe uma resposta simples e certeira para a sua pergunta. Ela merece um aprofundamento na questão, nos sentidos do seu desânimo, ou até o que vc teme se tiver ânimo e falhar.
Imagino sua dor e sofrimento em se ver desanimado num mundo em que estar ativo é supervalorizado!! Mas cada pessoa tem seu modo próprio e seu ritmo. Um bom processo terapêutico, com alguém da sua confiança e que esteja disposto a estar ao seu lado certamente te ajudará na conquista de maior autonomia para viver a vida do jeito que for melhor para vc! Vamos juntos! Abraço
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 200
Olá! Não existe uma resposta adequada para sua pergunta. Percebo que precisa de ajuda e imagino o quanto isso possa estar te causando sofrimento.Sugiro que busque ajuda de um Psicólogo, faça terapia regularmente para que seja investigado o que possa ter. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 180
Olá! Como os demais profissionais sugeriram, procure um psicólogo para ajudar. Na psicoterapia conseguirá se conhecer e obter as respostas que procura, identificará os motivos da falta de ânimo, bem como as dificuldades de encarar os desafios. Nesse processo é importante se questionar, identificando seus medos... já refletiu o que a paralisa? quais medos tem que a desanima de enfrentar os desafios e a própria vida? Esses medos são reais? Procure ajuda para superar esse momento.
Olá o sintoma desânimo pode lhe trazer outras questões que não se apresentam de forma tão clara. Busque conversar com um psicólogo que possa ajudar a compreender de onde vem este desânimo. Fique a vontade caso queira conversar sobre esta situação.
Entendo que essa é uma situação delicada. Adoraria ter uma dica simples para solucionar esta questão, mas não há atalhos quando falamos em saúde mental. Felizmente existe espaço seguro para olhar para essa dor e tratá-la. Considere buscar atendimento psicológico e trabalhar nisso. Se tiver condições procure um profissional que você se identifique perto da sua casa ou até no modo online. Se dinheiro for uma questão há serviços gratuitos em faculdades de psicologia.
Olá. Essa é uma pergunta bem difícil de responder. Vai depender muito o que faz sentindo para você. Primeiramente olharia o contexto que está vivendo e entender o que está causando desanimo da vida e isso é um processo que a terapia pode ajudar a encontrar.
Olá! É compreensível que a falta de vigor para encarar desafios seja algo incômodo. Na terapia, podemos explorar pensamentos e crenças que podem estar influenciando esse desânimo, buscando identificar padrões negativos que possam ser modificados. Além disso, trabalharemos juntas na criação de metas realistas e estratégias para enfrentar os desafios de forma gradual e efetiva, promovendo o fortalecimento do seu ânimo e bem-estar emocional. Estou aqui para apoiá-la nessa jornada de autoconhecimento e superação! Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, como você está? Sugiro começarmos pensando quando sua situação de desânimo atual iniciou (sempre foi assim, teve um ponto de piora ou uma mudança abrupta em algum momento?)
Em segundo lugar, seria interessante indentificar como está a sua vida atual e se existe algum fator que contribua para o desânimo (infelicidade na vida amorosa, conflitos, dificuldades ou insatisfação no trabalho...). Pode parecer que não, mas as vezes estamos inseridos em situações que nos afetam de formas que nem percebemos.
Um terceiro ponto de avaliação seria uma avaliação clínica, realizada por médico, da sua condição física geral (se há hipo ou hiper tireoidismo, disfunções vitaminosas, ou alguma outra disfunção)
Identificar possíveis causas pode te ajudar a entender qual caminho seguir na sua direção de tratamento. Mas, de forma geral, um processo psicoterapêutico seria de grande valia para te auxiliar a pensar suas questões. Acontece com frequência de sentirmos aquela sensação de "não consigo sair do lugar" quando temos um trabalho emocional por fazer. Espero ter ajudado, te convido a conhecer mais do meu trabalho @gidurat.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Inúmeras são as causas ou os gatilhos que nos trazem falta de ânimo para a vida. Para que possa encarar com maior energia e vitalidade, os desafios da vida e do dia a dia, recomendo que inicie um processo de psicoterapia com um psicólogo. Dessa forma ao longo do processo, pode explorar o que te traz tanto sofrimento e dificuldade em levar a vida de uma forma mais leve e os desafios de uma forma mais prática e tolerante. Fico à disposição caso queira marcar um horário. Cuide-se!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!