Ola. Pessoas com autismo leve podem futuramente vir ter filhos com autismo.

3 respostas
Ola. Pessoas com autismo leve podem futuramente vir ter filhos com autismo?
Existem cada vez mais pesquisas que evidenciam um caráter genético do Transtorno do Espectro Autista, sendo assim, é possível que pais com diagnóstico de autismo tenham filhos também dentro do espectro, mas não é certeza absoluta que isso ocorrerá.

Olá! O autismo é um transtorno complexo que tem influência tanto de fatores genéticos quanto ambientais. Estudos mostram que a hereditariedade tem um papel importante na manifestação do autismo, mas não é o único fator determinante. Pessoas com autismo leve têm uma maior chance de terem filhos com autismo do que pessoas sem histórico familiar, mas isso não é uma regra. Além disso, o grau de autismo em uma pessoa pode variar muito, desde uma forma leve até uma forma mais severa. É importante lembrar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição neurológica que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, socializa e interage com o mundo. Se você tiver mais dúvidas sobre o assunto, recomendo que consulte um neuropediatra para uma avaliação mais detalhada e individualizada. Através da teleconsulta na plataforma, é possível realizar uma consulta online com um neuropediatra bem avaliado e tirar todas as suas dúvidas. Agradeço a pergunta enviada e estou à disposição para esclarecer mais informações.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Sim, podem. Está cada dia mais se provando a relação genética com a causa do Transtorno do espectro autista, porém ainda não há nenhuma definição/certeza do caso.
Um estudo recente mostra a relação de IRMÃOS com autismo, com a relação do segundo filho ter autismo, porém ainda não há relação exata dos pais, só se sabe que sim, pais com o transtorno tem um risco discretamente elevado em relação a pais sem o transtorno.
Qualquer duvida, estou à disposição.