Olá pessoal! Uns meses para cá, estou com um probleminha e queria uma orientação. Toda vez que vo

17 respostas
Olá pessoal!
Uns meses para cá, estou com um probleminha e queria uma orientação.
Toda vez que vou me alimentar, eu mastigo muitas e muitas vezes até virar líquido por completo, para depois engolir. Às vezes eu até vou no banheiro e cuspo e não engulo. Estou evitando comer comidas sólidas, duras ou "difíceis" de mastigar pois ando tendo muito medo de me engasgar e não sei pq isso agora. É uma coisa contra minha vontade. Percebi que isso está me afetando pois outra pessoa disse que isso não era normal, visto que não tenho problema físico pra me engasgar.
Mas dá última vez, eu quis engolir e meio que fiz voltar pra mastigar mais, e às vezes quando engulo meu coração até acelera. Não como nada na rua, ou sozinha pois tenho de me engasgar. O que eu deveria fazer ou qual especialista?
Olá, é muito importante que você procure um profissional de psicologia para avaliação, esse medo de engasgar é chamado de fagofobia, geralmente relacionado a ansiedade ou traumas. Também vale analisar se há algum transtorno alimentar associado. Como você relata sentir isso há alguns meses, essa dificuldade de alimentação também pode impactar sua saúde física, então procure um profissional para te ajudar.

Observe se há mais sintomas ou se é apenas esse.
Pelo seu relato, pode ser algo de cunho emocional que está te impedindo de se alimentar. No entanto, a nutrição é uma função fisiológica fundamental e que por algum motivo está sendo inibida, é importante que você busque ajuda profissional o quanto antes, pois isso pode te trazer outros problemas de saúde. Um psicólogo pode te ajudar.
Olá! No seu relato você diz não haver nenhum problema físico que possa ocasionar esse quadro, diante disso, aconselho buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa avaliar essa questão que pela sua descrição pode se tratar de uma fobia que provavelmente tem ligação com alguma angústia e o trabalho analítico possibilitará que esse sofrimento venha à tona de outras formas, fazendo o sintoma cair em desuso. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá. Que bom que você veio. Sinto muito que você esteja passando por isso. O que você descreveu pode estar relacionado a uma condição chamada disfagia, que é a dificuldade de deglutir, ou pode ser um reflexo de ansiedade ou medo de engasgar. É importante abordar essa questão com um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.
Aqui estão alguns passos que você pode considerar:
- Consulte um médico: Um clínico geral pode ser um bom ponto de partida. Ele pode avaliar seus sintomas e encaminhá-lo para um especialista, se necessário.
- Visite um gastroenterologista: Esse especialista pode ajudar a identificar se há algum problema físico no seu sistema digestivo que esteja causando esses sintomas.
- Considere um psicólogo ou psiquiatra: Se o problema estiver relacionado à ansiedade ou medo, um profissional de saúde mental pode ajudar a tratar essas questões.
- Fonoaudiólogo: Esse profissional é especializado em problemas de deglutição e pode oferecer exercícios e técnicas para melhorar a mastigação e a deglutição.
Enquanto você busca ajuda, tente manter uma alimentação balanceada com alimentos que você se sinta confortável em consumir. Evite comer sozinho e, se possível, tenha alguém por perto para ajudar a aliviar a ansiedade durante as refeições.
Você já pensou em procurar algum desses profissionais?
Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, tudo bem? Pelo seu breve relato parece algo de cunho emocional, você se lembra quando esses sintomas começaram? Houve alguma mudança em sua vida? Entretanto não podemos descartar outras causas gastrointestinais. Caso queira agendar uma sessão para melhor compreender sua situação, será uma honra recebê-la (o) fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
É muito importante entender o contexto quando isso se iniciou. Provavelmente esteja associado a algum trauma. Porem essas informações são insuficientes para se determinar. Mas como está associado a mastigação e ao fato de não conseuir engolir normalmente, vale a pena procurar um profissional de psicologia para fazer sua escuta mais precisa e verificar a possibilidade de estar ligado a algum fato ou emoção.
Procure uma psicoterapeuta que lhe inspire confiança para investigar essa situação e o seu medo.
Olá!

Você deveria marcar uma consulta com um psicólogo, considerando investigar se existe algum trauma por trás desse seu comportamento.
Você pode não lembrar agora o que aconteceu mas na terapia você pode lembrar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Considere buscar um médico para avaliar seu quadro físico e busque ajuda psicológica para tratar este medo, geralmente ligado a fobia.
Posso te ajudar, a TCComportamental é muito indicada nestes casos
Olá! É importante a escuta do entorno de que, e do modo como as saídas construídas se montam, considerando o que as antecedem, dentre outros contextos de forma integrada. O espaço indicado para a construção de saber e de seus destinos possíveis frente a sua questão ocorre com profissional através do processo de psic(análise) e psicoterapia. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! É comum ficarmos intrigados com um sintoma específico que se manifesta em um comportamento que sai da norma. É importante procurar outras manifestações ou questões para que seja possível relacionar com o primeiro e assim realizar a interpretação desse fenômeno para sua vida e seu contexto de relações. Um bom espaço para esta investigação é um espaço de análise, que pode ser online ou presencial, com uma pessoa que você desenvolva uma relação de confiança. Estou à disposição. Um abraço!
Olá. Investigar para entender o que está acontecendo através de profissionais de saúde. Penso que você pode começar com uma consulta com clínico geral e com psicólogo.
Os sintomas que você citou (mastigar muitas vezes de forma involuntária antes de engolir, medo de engasgar, coração acelerado) podem ser causados por uma série de fatores.

Doenças como Depressão, Ansiedade, Distúrbios Alimentares (Anorexia e Bulimia), Disfasia Funcional, assim como inúmeros problemas de causa orgânica podem estar ocorrendo e inclusive exigindo tratamento interdisciplinar (Psiquiatra, Nutricionista, Psicólogo, Gastroenterologistas, Otorrinolaringologista, etc.).
Para fazer um diagnostico diferencial, sugiro que você primeiramente agende uma consulta com um psiquiatra.
Este profissional fará os encaminhamentos conforme a necessidade.

Desejo-lhe Melhoras!

Psicóloga Carmen Bitarães
Olá, como tem passado?
Nesse caso, procure um psicólogo para falar sobre essa questão que te aflige, pelo que contou não é possível de já estabelecer um diagnóstico, procure algum profissional para dizer mais sobre isso.
O ato de mastigar, mastigar e mastigar, repetir, repetir e repetir, além disso não engolir, ter uma dificuldade, medo de se engasgar, todas essas coisas parecem ser sintomas de algo não falado, que pode ter a ver diretamente com o ato de comer ou não, importante investigar.
Espero ter ajudado, até a próxima.
Olá, lamento que esteja passando por isso! So por este seu breve relato , não há como saber o que desencadeou esse medo de engasgar. É preciso te ouvir mais para entender o que está por trás disso. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para investigar melhor este caso.
Pode ser que você esteja com algum problema emocional, ou até mesmo algum transtorno alimentar. Recomendo buscar ajuda de um psicólogo especialista.
Olá! É fundamental, antes de tudo, descartar qualquer causa médica para os seus sintomas por meio de uma consulta com um médico especialista, como um gastroenterologista ou otorrinolaringologista, para garantir que não há problemas físicos que possam estar contribuindo para essa dificuldade em engolir.
Se não houver causas físicas, é possível que você esteja lidando com fagofobia, um medo de engasgar que pode ser uma manifestação de ansiedade ou respostas inconscientes a eventos passados. A Terapia EMDR associada aos estudos de Pain Management|Dor podem ajudar a identificar e reprocessar essas memórias ou tensões emocionais, promovendo um alívio rápido. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido será o processo de harmonização dessas respostas físicas.
Alívio à vista! Explore um pouco mais em psicologasaopaulo.com. Tudo de melhor!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!