Olá pessoal. Uma pergunta.. Vi no site do TDAH.Org. A seguinte frase.. O tipo desatento do TDAH

31 respostas
Olá pessoal. Uma pergunta..
Vi no site do TDAH.Org. A seguinte frase..

O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer).

Mas fica a dúvida. Que tipo de sonhos se incluem no conhecido como " Sonhador " ?
A visão que eu tenho de quem tem déficit de atenção com hiperatividade, é que são pessoas que "ainda" não nasceram, como se vivessem em um sonho eterno. Eu aconselho essas pessoas a constelação Sistêmica, que é uma forma de "acordar" desse sonho eterno.

Olá, não é o tipo de sonho que define uma pessoa sonhadora e sim o fato dessa pessoa viver em um mundo imaginário, desconectado/a da realidade e das demandas que são apresentadas em um determinado momento. Esse mundo imaginário tem conteúdo singular e a psicoterapia é o espaço para falar, construir e aprender a lidar com esse mundo imaginário, que, apesar de todo ser humano ter a capacidade de imaginar, nem todos vivem excessivamente neste mundo sonhado ao invés do mundo que de fato nos cerca.
"Sonhar" faz parte é importante e necessário, mas a realidade está ao lado, é necessário trabalhar com o sujeito essa diferença para que não venha sofrer.
O mundo imaginário, o ¨sonhar¨esta desconectado do real ( está na imaginação/ na fantasia/ no sonhar) portanto, a pessoa tem capacidade distinta para desenvolver o real do imaginário. Indico a psicoterapia para o desenvolvimento e constituição do sujeito no mundo real, na subjetividades das relações, e o entendimento dos conflitos gerados neste contexto. Possibilitando assim um posicionamento de ser no mundo real.
Boa tarde..
a expressão "sonhador", é apenas para explicar que o portador de TDAH desatento apresenta características de estar atento ao que está pensando, e não no que está vivenciando no momento.
O conteúdo do pensamento de cada individuo é peculiar e individual.
Obrigada
O termo “sonhador” refere se ao fato dessas pessoas estarem desatentos a realidade circundante enquanto viajam no emaranhado de pensamentos. Um exemplo, é a pessoa conversar com outrem, no entanto, estão dispersos em pensamentos longe do foco do presente.
Bom dia!

Quando falamos dos sonhos do indivíduo com TDAH do tipo desatento, referimo-nos a um perfil de uma pessoa que vive bastante um mundo mental, com uma certa dificuldade de se ligar aos acontecimentos cotidianos. Podemos fazer a analógica com a expressão "viver no mundo da lua". Vale ressaltar que é um funcionamento diferente da psicose, na qual o descolamento da realidade é de outra ordem.

Não há um sonho específico, são pessoas que geralmente vivem um tanto distraídas e com uma atenção dispersa e difusa.

Espero ter podido reponder sua questão

Um Abraço!
São devaneios, não são sonhos exatamente ao pé da letra, a pessoa viaja em seus pensamentos, não consegue foco, possui dificuldade em ficar no aqui e no agora.
Espero ter ajudado você, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Sonhar faz parte do viver no mundo, mas ter consciência do que realidade, é importante.
Bom dia.
O termo sonhador é usado simbolicamente, pois o portador de TDAH parece muitas vezes não estar "presente" por não manter o foco atencional e vive em seu mundo mental, em seus devaneios.
Sugiro que leia o livro "No mundo da lua", do Dr. Paulo Mattos e/ou o "Distraído e a mil por hora", de Simone da Silva Sena e Orestes Diniz Neto.
A expressão sonhador significa que a pessoa com TDAH presta mais atenção ao seu mundo interno e pensamentos do que ao que está acontecendo ao seu redor, no mundo externo. Ou seja, o termo se refere ao fato de serem mais desatentos, é uma metáfora e não deve ser interpretada ao pé da letra.
A expressão sonhador não quer dizer desejos/objetivos de se alcançar algo ou sonhar ao dormir, se refere, aos pensamentos internos do sujeito, que são perpassados por suas idealizações e vivências. O termo quer demonstrar que a pessoa com TDAH é desatento aos acontecimentos externos e se foca muito em seus pensamentos e vivências do mundo interno, tendo um "turbilhão de ideias" pensados ao mesmo tempo. Podendo ser interpretada também como alguém no "mudo da lua".
Um dos sintomas do TDAH é a desatenção. Pessoas com esse déficit muitas vezes são vistas como sonhadora, parecendo viver no espaço, desconectadas das responsabilidades do dia a dia. Não porque tem preguiça, mas porque a mente desliga. É preciso fazer uma avaliação com um bom especialista. É necessário também tomar cuidado com as palavras ditas, pois geralmente quem tem TDAH, apresenta baixa autoestima. Boa sorte com o tratamento.
Olá! Considero importante entender de que forma esse "sonhador" age. Será que há um motivador para esse indivíduo evitar a realidade que o cerca!? Seria aconselhável procurar por um psicólogo/a para um aprofundamento a respeito. Boa sorte!
TDAH está na moda. Cuidado com diagnósticos precipitados. Não levar a realidade em consideração é muito comum em diversas psicopatologias, desde uma simples crise ansiedade até quadros mais graves de transtornos dissociativos ou psicóticos. É importante ressaltar que o TDAH desde a infância, são pessoas muito inteligentes e que muitas vezes um simples auxílio nas tarefas pode resolver o problema de "sonhar acordado".

Essa desatenção se manifesta em se fecharem no próprio mundo .Estes indivíduos apresentam dificuldades de se concentrar , de organizar atividades, de seguir instruções, e podem saltar de uma tarefa inacabada para outra, sem nunca terminar aquilo que começaram.Como são pessoas que se distraem com facilidade e frequentemente esquecem o que tinham para fazer ou onde colocaram seus pertences parece que estão no " mundo da lua" ou agem como fora da realidade. Tomara tenha ajudado a associar a pergunta com a conduta do portador de TDAH.
É um "sonhar" acordado, "viajar" durante a aula, por exemplo, dificuldade em focar e prestar atenção.
O TDAH desatento tende a perder o foco, "se desligar" da tarefa mais facilmente, principalmente se precisar ficar nela por um período longo, e se esta não for do seu interesse. Assim, seja o movimento a sua volta, barulho ou mesmo um pensamento, o leva a sair da tarefa mentalmente. Esse aspecto pode ser percebido, por exemplo na escola quando a criança não termina a lição, esquece de fazer anotações, isso de forma recorrente. Também a procrastinação no adulto que precisa executar uma tarefa que exige muito tempo, como textos, planilhas, etc, dentre outros aspectos.
Bom dia!
O tipo de sonho varia conforme os desejos do sonhador! Penso que a expressão "sonhador", retrata momentos em que o indivíduo não tem interesse no real, tem em seu sonho algo mais atraente. Trazer o indivíduo à realidade, às vezes não tão colorida como em seus sonhos, é tarefa necessária para que haja crescimento interior.
Abraço!
Olá. Para um melhor diagnóstico é bom procurar um psicólogo. Atenciosamente
Não existe um tipo específico de sonho. O sonho sempre tem a ver com o sonhador e se refere às experiências, expectativas e desejos daquele que sonha. Geralmente o "daydreaming" tem a ver com uma fuga de conflitos psíquicos através do fantasiar, que consequentemente interfere na capacidade de atenção.
Expressões como: "Sonhador"; "vive no mundo da lua"; "avoadas" e "estabanadas", são comumente utilizadas para se referirem a pessoas que convivem com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Isto ocorre pela incapacidade da pessoa em fixar a atenção no que esta realizando. Estas se dispersam de maneira muito rápida, em consequência pode ter também um prejuízo no armazenamento das informações, uma vez que a memória esta intimamente relacionada à atenção.
Espero ter ajudado.
Olá!! O “sonhador” em TDAH é utilizado para ilustrar uma pessoa que permanece desatenta ao mundo que lhe cerca. Geralmente desligada de tudo, passa desapercebida por ter temperamento mais quieto e introspectivo. A matéria no site do TDAH.Org é bem descritiva, creio que responde bem todas as indagações sobre essa questão. No entanto, saliento a importância de um diagnóstico multidisciplinar para a confirmação do mesmo, pois alguns transtornos têm uma linha tênue nos seus sintomas, podendo muitas vezes, serem confundidos. E lembre-se: independente do diagnóstico, o tratamento correto pode ser um grande aliado na melhora da qualidade de vida.
Ola, quando falamos no tipo distraido, sonhador, normalmente se refere a pacientes que nao apresentam hiperatividade e impulsividade. Devido a isso costumam muitas vezes passar despercebidos. Trata-se daquela criança ou adulto que parece estar no mundo da lua. Usam a expressão sonhador porque se perde em seus pensamentos e sensacoes. Quanto ao conteudo desses pensamentos, pode ser de qualquer natureza.
O daydreaming pode ocorrer nos dois tipos de TDAH, mas é mais prevalente no desatento. Ele é uma forma rápida de obter dopamina e costuma estar ligada à compensação com frustrações da vida e comportamento evitativo.

De forma simplificada, a pessoa com TDAH tem a via doparminérgica mesolímbica normal (ele sente as emoções , diferente do psicótico que tem déficit de dopamina nessa região), mas déficit na via dopaminérgica mesocortical.

Uma pessoa com níveis normais de dopamina na mesocortical consegue fazer os planejamentos (é o local que o indivíduo consegue racionalizar) e estabelecer as suas metas e objetivos, dimensionando quanto de esforço e tempo será despendido nessa tarefa (por exemplo, quero estudar para uma prova e preciso ler um livro. A pessoa vai conseguir estabelecer quanto tempo ela vai levar para ler aquele livro, mesmo que não goste dele).

A pessoa com TDAH, em razão do seu déficit de dopamina na região, ela superestima a tarefa e acaba ficando mobilizada e, dessa forma, acaba procrastinando, mesmo com tarefas que pareçam simples.

A dificuldade de sair da procrastinação e de superestimar as tarefas (gerando angústia e insatisfação) faz com que a pessoa com TDAH busque o daydreaming para compensar.

A qualidade ou o que se sonha não é em si o foco do tratamento, visto que, apesar de não ser desligado com a sua realidade ou seu self, a repetição em terapia pode aprofundar esse sintoma, ainda mais se estamos diante de um TDAH com comorbidade de TOC de pensamento ou se o pensamento é muito circular.

O psicoterapeuta, juntamente com o paciente, deve procurar ferramentas e técnicas que sejam apropriadas para se evitar esse comportamento de fuga e estabelecer a sua movimentação e atenção (a terapia comportamental com a mindfulness trabalho muito bem nesse campo). A ressignificação cognitiva é importante também nesse caso para que o indivíduo consiga mencionar de melhor forma as suas tarefas e diminuir a sua angústia diante delas.

Por fim, o paciente com TDAH deve procurar outras fontes de dopamina que sejam mais saudáveis como exercícios, atividades que geram prazer, meditação etc.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O sonhador nesse caso não se trata de sonhos quando estamos dormindo, mas de ficar imerso num mundo imaginário com uma frequência exacerbada e que acarrete um desprendimento do momento atual. Sintoma muito comum no TDAH é a falta de atenção, essa atenção "desviada" que se põe sobre outra ou outras coisas que não o que deveria ser o objeto da nossa atenção, podendo ser coisas que estão acontecendo ao nosso redor, imaginação e outros. De qualquer forma é importante passar por uma avaliação profissional, sites e vídeos servem como informação e psicoeducação para facilitar o reconhecimento de possíveis sintomas e buscar ajuda qualificada, afinal cada pessoa é única e somente um profissional qualificado é capaz de fazer o diagnóstico e tratamento.
Consigo interpretar como alguém cheio de sonhos e desejos de realizações. E mesmo com qualquer dificuldade que o TDAH possa trazer, tem criatividade suficiente para realizar o que almeja.
A expressão 'sonhador' é utilizada para descrever o tipo desatento do TDAH, pois essas pessoas tendem a ficar imersas em seus pensamentos e ter dificuldade em manter o foco no presente. Essa denominação é uma adaptação mal traduzida do inglês, em que 'daydreaming' significa sonhar acordado ou viajar na maionese. Não se trata necessariamente de sonhos literais, mas sim de um estado de divagação mental, em que ocorrem conexões e associações que podem parecer desnecessárias para pessoas neurotípicas.

Além disso, o termo 'sonhador' também pode ser aplicado a indivíduos com TDAH desatento que vivem planejando o que vão fazer, mas têm dificuldade em efetivamente colocar seus planos em ação. Eles podem passar muito tempo pensando e planejando, sem necessariamente dar continuidade às atividades planejadas.

Por exemplo, quando questionado sobre como foi o seu dia, o indivíduo com TDAH desatento pode fazer uma lista detalhada das atividades realizadas, mas também pode se envolver em outras reflexões, como lembrar-se de tarefas pendentes, como comprar comida para o gato. Essas conexões podem parecer irrelevantes para quem está interagindo com essa pessoa, mas são uma manifestação da atividade constante e das associações mentais que ocorrem em sua mente.
É apenas uma expressão usada para dizer que são pessoas que estão sempre desconectadas, no mundo da lua, reflexivas, imaginando sempre diversas coisas tendo a ter uma dificuldade em manter-se atenta ao que está acontecendo aqui e agora. É necessário um tratamento com psicólogo para auxiliar ele em suas questões individuais.
Olá. A melhor fonte para responder sua pergunta seriam os profissionais que elaboraram essa frase, pois não há uma definição exata do que se refere o termo sonhador.
Olá! Acredito que neste caso o sonho se refere ao fato das pessoas com TDAH perderem o foco no que está acontecendo no entorno. É comum pessoas com TDAH se distrairem em meio a uma conversa, um filme, etc. Os sonhos que temos enquanto estamos dormindo não tem relação com o diagnóstico. Um abraço!