Olá, passei por alguns transtornos psicológicos (anorexia, depressão, tendência suicida, ansiedade e

2 respostas
Olá, passei por alguns transtornos psicológicos (anorexia, depressão, tendência suicida, ansiedade e crise de pânico) e traumas, desde então não consigo mais me concentrar nos estudos e nem mesmo na escrita criativa, que eram ações que eu realizava com frequência. Não sei se é devido a tudo o que vivenciei ou se é algum outro tipo de transtorno. Porém há algum tratamento que me ajude a me concentrar nos estudos e até mesmo a recuperar o hábito de estudar e escrever?
Olá!
Imagino o quão complicado deve ter sido este período que passou. Muitas pessoas que passam por quadros depressivos graves, desenvolvem algumas dificuldades cognitivas após, ou mesmo seguem apresentando sintomas depressivos residuais que podem gerar impactos em sua vida, dificuldades funcionais. É importante uma avaliação com especialista para verificar se há existência de algum transtorno mental, ou se se tratam de sintomas residuais, ou mesmo outras comorbidades psiquiátricas. Existem tratamentos muito eficientes que podem ajudar na capacidade de concentração e foco, mas sempre é importante a elucidação diagnóstica antes de prescrevê-los.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todas as vivências realizadas contribuem de certa forma na forma como as circuitarias cerebrais funcionam e podem afetar partes cognitivas desse processo. Os engramas que são os traços deixados por esses eventos podem ser submetidos a novos engramas através de psicoterapia e/ou terapia medicamentosa, a depender de vários fatores, como gravidade e intensidade dos sintomas. Procure um bom psicólogo, de preferência que tenha abordagem através da terapia cognitivo comportamental para avaliar e direcionar tratamentos psicoterápicos para sua necessidade cognitiva específica. Caso necessário ele poderá indicar um psiquiatra também.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.