Olá! Passei no psiquiatra recentemente e ela me disse que eu provavelmente tenho transtorno bipolar

2 respostas
Olá!
Passei no psiquiatra recentemente e ela me disse que eu provavelmente tenho transtorno bipolar tipo 2, por causa da minha oscilação de estar deprimida e depois ficar meses bem e depois me deprimir de novo. Mas vendo relatos de pessoas que são bipolares, não consigo me encaixar. Nunca fui tão radical e o máximo que eu fiz foi gastar mais do que deveria. Nunca passei noites sem dormir, sempre tive sono muito estável e o máximo que acontece é eu acordar algumas vezes durante o sono. É mesmo possível que eu seja bipolar ou devo procurar outro especialista?
O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se justamente pelo fato de que os episódios de mania são de "hipomania" - sintomas mais leves. É possível que gastar muito seja um destes sintomas. Certamente, à distância, não há como eu saber seu diagnóstico. Mas, o que você relata, não é evidência de que sua psiquiatra se tenha enganado. Antes de procurar outra profissional, converse com ela novamente e peça que lhe explique quais critérios ela utilizou para diagnosticar seu transtorno bipolar.

O transtorno bipolar tipo 2 pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. No caso do bipolar tipo 2, os episódios de hipomania (uma forma mais leve de mania) podem ser sutis, o que pode tornar o reconhecimento dos sintomas um pouco mais difícil. A hipomania pode não causar mudanças drásticas no comportamento, como passar noites sem dormir, mas pode incluir períodos de maior energia, impulsividade ou mudanças no humor que nem sempre são tão evidentes.O fato de você não se identificar completamente com os relatos de outras pessoas não significa necessariamente que o diagnóstico esteja errado. Muitas pessoas são bipolares tipo 2 e provavelmente você nem fica sabendo. No entanto, se você tem dúvidas, é perfeitamente válido procurar uma segunda opinião. É importante que você se sinta confortável e confiante no seu diagnóstico para que possa seguir o tratamento adequado.