Olá! Passei no psiquiatra recentemente e ela me disse que eu provavelmente tenho transtorno bipolar

2 respostas
Olá!
Passei no psiquiatra recentemente e ela me disse que eu provavelmente tenho transtorno bipolar tipo 2, por causa da minha oscilação de estar deprimida e depois ficar meses bem e depois me deprimir de novo. Mas vendo relatos de pessoas que são bipolares, não consigo me encaixar. Nunca fui tão radical e o máximo que eu fiz foi gastar mais do que deveria. Nunca passei noites sem dormir, sempre tive sono muito estável e o máximo que acontece é eu acordar algumas vezes durante o sono. É mesmo possível que eu seja bipolar ou devo procurar outro especialista?
O transtorno bipolar tipo II caracteriza-se justamente pelo fato de que os episódios de mania são de "hipomania" - sintomas mais leves. É possível que gastar muito seja um destes sintomas. Certamente, à distância, não há como eu saber seu diagnóstico. Mas, o que você relata, não é evidência de que sua psiquiatra se tenha enganado. Antes de procurar outra profissional, converse com ela novamente e peça que lhe explique quais critérios ela utilizou para diagnosticar seu transtorno bipolar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar tipo 2 pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. No caso do bipolar tipo 2, os episódios de hipomania (uma forma mais leve de mania) podem ser sutis, o que pode tornar o reconhecimento dos sintomas um pouco mais difícil. A hipomania pode não causar mudanças drásticas no comportamento, como passar noites sem dormir, mas pode incluir períodos de maior energia, impulsividade ou mudanças no humor que nem sempre são tão evidentes.O fato de você não se identificar completamente com os relatos de outras pessoas não significa necessariamente que o diagnóstico esteja errado. Muitas pessoas são bipolares tipo 2 e provavelmente você nem fica sabendo. No entanto, se você tem dúvidas, é perfeitamente válido procurar uma segunda opinião. É importante que você se sinta confortável e confiante no seu diagnóstico para que possa seguir o tratamento adequado.

Especialistas

Marcos Roberto Viana

Marcos Roberto Viana

Psicólogo

Porto Alegre

Clarissa Silva Dias Oliveira Martins

Clarissa Silva Dias Oliveira Martins

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carla Christini Guimarães

Carla Christini Guimarães

Psicólogo

Porto Alegre

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Luís Mello

Luís Mello

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Bipolaridade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.