Olá, Para identificar autismo em adulto é necessário passar por algum exame? Já na primeira consul

6 respostas
Olá,
Para identificar autismo em adulto é necessário passar por algum exame? Já na primeira consulta é possível ter um diagnostico médico? Se constatado o transtorno, é necessário fazer acompanhamento psiquiátrico?
Grata.
Nenhum exame é capaz de detectar o autismo. Esse diagnóstico é feito a partir de uma avaliação médica e caso necessário, de outros profissionais da área da saúde. Em alguns casos o médico consegue fazer o diagnóstico em uma primeira consulta mas nem sempre isso é possível! Se constatado o transtorno, deve ser avaliado individualmente o tipo de tratamento que o indivíduo necessita! Em alguns casos é indicada a continuação do tratamento com psiquiatra, principalmente quando existem comorbidades, que são bem comuns na prática clínica, como os transtornos de ansiedade, episódio depressivo. Em outros casos o psiquiatra pode identificar que há necessidade apenas de tratamento com outros profissionais como um psicólogo, ou fonoaudiologista, e fazer as devidas orientações e encaminhamentos!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite, Conforme a Dra mencionou acima, o transtorno do espectro autista, pode ser diagnosticado em uma ou mais consultas e apenas o médico (a) pode dar o diagnóstico. Dependendo do nível de comprometimento pode ser confundido com outros transtornos e / ou pode haver comorbidades que dificultam o diagnóstico no primeiro momento. Uma avaliação neuropsicológica, pode ser bastante útil para fornecer dados para que o (a) psiquiatra possa diagnosticar com maior assertividade e rapidez.
Sugiro avaliação neuropsicológica com Psicólogo com essa especialização.
É interessante passar por vários especialistas, incluindo um Neurologista e um Neuropsicologo, assim aumentamos as chances de ampliar a observação e avaliação.
A avaliação para identificar autismo é clínica, não existem exames que apontem a existência do quadro. Você precisa buscar um profissional experiente, que explore a história de vida do sujeito de forma detalhada, e que conheça bastante as características do TEA, para que possa identificar ou não a existência do quadro. O acompanhamento psiquiátrico dependerá de como o sujeito esteja, do ponto de vista de sua saúde e de comorbidades que sejam diagnosticadas, como quadro de depressão, ansiedade, epilepsia. Geralmente, quando se diagnostica um adulto com autismo, trata-se de uma quadro leve, tipo Asperger, que passou despercebido ao longo da vida.
Olá! Você poderá fazer exames clínicos com um médico/psiquiatra que poderá encaminhá-la para uma avaliação com um neurologista e até sugerir acompanhamento psicológico. Em alguns casos a síndrome pode ser diagnosticada num primeiro contato mas vai depender da experiência e entendimento do profissional. Pois como alguns colegas colocaram, a síndrome pode ter características comuns com outros transtornos.

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Angélica Aguiar

Angélica Aguiar

Psicopedagogo

Sorocaba

Gelaine Souza

Gelaine Souza

Psicopedagogo

Magé

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.