Olá! Para casos de ansiedade social em níveis extremos e melhor procurar primeiro o psiquiatra ou ps

17 respostas
Olá! Para casos de ansiedade social em níveis extremos e melhor procurar primeiro o psiquiatra ou psicólogo ?
Olá, bom dia. Em casos de ansiedade extrema é importante fazer acompanhamento com ambos os profissionais para que o sujeito esteja bem amparado e possa ser acompanhando de forma correta. O psiquiatra administra a medicação caso necessário e o psicólogo auxilia no dia a dia. Qualquer dúvida me encontro à disposição, @psimariajube.

Olá, tudo bem?
Eu recomendo que procure primeiro um Psicólogo. Porém, não fará mal procurar um psiquiatra primeiro também pois para casos extremos de ansiedade social, é importante ter o acompanhamento dos dois profissionais de saúde.
Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá

A depender da intensidade dos sintomas psicológicos e/ou físicos, é primordial o acompanhamento psiquiátrico, com medicações que podem estabilizar ou até levar à remissão do quadro. Além disso, o acompanhamento psicológico também pode ser muito benéfico para o acolhimento de suas demandas cotidianas e desenvolvimento de habilidades semanais, além de ser uma estratégia que favorece o manejo a longo prazo também. De modo geral, seria ideal que essa pessoa pudesse ser acompanhada por ambos profissionais, cada um com a sua contribuição.

Estou à disposição! Abç, Ana.
Olá! É compreensível que, diante de uma ansiedade social intensa, surjam dúvidas sobre o melhor caminho a seguir. Na psicanálise, valorizamos a abordagem holística e colaborativa para o tratamento de questões emocionais complexas, como a ansiedade social em níveis extremos.

Ambos os profissionais - psiquiatras e psicólogos - desempenham papéis importantes no cuidado da saúde mental, e a escolha entre eles pode depender de vários fatores, incluindo sua preferência pessoal, a gravidade dos sintomas e a abordagem de tratamento desejada.

Um psiquiatra é um médico especializado em saúde mental, com foco no diagnóstico e tratamento de distúrbios psiquiátricos, muitas vezes utilizando medicação para ajudar a gerenciar os sintomas. Se você está lidando com ansiedade social extrema e sente que precisa de intervenção farmacológica para ajudar a controlar os sintomas, consultar um psiquiatra pode ser um passo importante.

Por outro lado, um psicólogo, especialmente aqueles com formação em psicoterapia, pode oferecer uma abordagem mais focada na compreensão das causas subjacentes da ansiedade social e no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficazes. A psicanálise, em particular, concentra-se na exploração das raízes inconscientes dos padrões de comportamento e pensamento, oferecendo um espaço seguro para examinar questões mais profundas que podem estar contribuindo para sua ansiedade social.

Em muitos casos, uma abordagem integrada que combina intervenções medicamentosas com psicoterapia pode ser a mais eficaz para abordar a ansiedade social em níveis extremos. Portanto, é sempre uma boa ideia discutir suas preocupações com um profissional de saúde mental qualificado, que pode ajudá-lo a determinar a melhor abordagem de tratamento para suas necessidades individuais. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada, e há suporte disponível para ajudá-lo a encontrar alívio e bem-estar.
Espero ter ajudado. Sou a Maísa, psicóloga e psicanalista. Coloco-me à disposição, caso queira conversar. Basta entrar em meu perfil, será um prazer. Convido-o(a) a conhecer meu trabalho. E lembre-se: cuide de você! Abraço afetuoso e melhoras. '@maisaguimaraes_psi'

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Para casos de ansiedade social em níveis extremos, o indicado é procurar primeiro um psicólogo. O psicólogo é especializado em trabalhar questões emocionais, incluindo a ansiedade, e pode oferecer suporte por meio de abordagens terapêuticas. Caso o psicólogo identifique a necessidade de intervenção medicamentosa, ele poderá encaminhar para um psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, tudo bem? Um não exclui o outro, na verdade se ajudam! As medicações vão te ajudar nos sintomas físicos, a psicoterapia entender sobre esse processo, o que levou a partir do seu histórico pessoal, é como lidar com a situação, o mais importante é: você não precisa passar por isso sozinho, busque ajuda!
Olá, espero que você esteja bem!
Imagino as incertezas que ocorrem nessa sentimento de não adequação social. O estudo da psiquiatria é muito importante e necessário em alguns casos, mas leve em consideração que tratar as questões permanentemente, na construção de uma autonomia, é indispensável o atendimento psicológico. Toda ajuda quando há sofrimento emocional é importante, então fica aqui o convite para que você entre em contato!
Olá. Em casos de ansiedade social extrema é importante o trabalho conjunto dos profissionais citados, diante disso, aconselho que busque os dois de forma simultânea, pois o psiquiatra é o médico especialista indicado para casos em que é preciso fazer uso da medicação que ajudará a estabilizar os níveis de substâncias químicas, como por exemplo, serotonina e adrenalina, melhorando os sintomas ansiosos. Mas as questões que para a psicanálise são inconscientes ligadas ao quadro também precisam de tratamento, por isso, é necessário acompanhamento com psicólogo/ psicanalista para que essas questões possam ser elaboradas, trazendo autonomia para o sujeito, possibilitando a médio/ longo prazo desmame das medicações e até mesmo alta da terapia. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Oi, espero que esteja bem. Para casos de ansiedade social em níveis extremos, recomendo iniciar com um psicólogo clínico. O psicólogo clinicol poderá ajudar inclusive indicando se é caso ou não de procurar ajuda também do psiquiatra, que poderá receitar medicamentos, se necessário. A terapia, especialmente a abordagem centrada na pessoa, na qual eu trabalho, oferece um espaço seguro para explorar suas preocupações, compreender as raízes da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com ela. Podemos trabalhar juntos na construção de habilidades sociais, autoaceitação e na promoção do seu bem-estar emocional de maneira holística. Como disse, caso seja necessário, podemos considerar a complementação com um psiquiatra e uso de medicamentos, mas a terapia inicial pode ser fundamental no processo de transformação e autocuidado. Conte comigo: @ednasoarespsi
Boa tarde , ansiedade é uma doença e deve ser tratada o mais rápido possível, assim evitando que a doença se cristaliza. sugiro procurar um psicologo da sua confiança e esse profissional vai conseguir te orientar melhor e avaliar o caso. tem casos que só com a
psicoterapia consegue administrar a ansiedade, em outros casos precisa sim procurar um psiquiatra.
Olá, boa noite! O psiquiatra e o psicólogo se complementam no tratamento de transtornos mentais, em casos extremos como relata, vale sim a consulta com o psiquiatra e também com psicólogo, para que o trabalho de melhora seja efica. Somente medicação sem trabalhar as emoções não vai elimar a ansiedade social ou outro transtorno, precisa de apoio mútuo, psiquiatra e psicólogo. Espero que consiga o melhor tratamento e que se cuide.
Olá! De inicio sugiro procurar psicoterapia com psicólogo. O profissional vai avaliar com você seus sintomas e se necessário pode fazer tratamento conjunto com um psiquiatra. Se o seu extremo impedir agendar um psicólogo, iniciar a medicação antes pode ajuda-lo. Só atente-se em tratar as causas para movimentar o principal. Espero ter ajudado. A disposição.
Olá. O mais indicado é buscar um psicólogo, assim será possível ter uma compreensão mais ampla da ansiedade na sua vida, trabalhar questões emocionais e desenvolver recursos para lidar com a ansiedade. Caso o psicólogo avalie a necessidade do uso do medicamento, o profissional poderá realizar um encaminhamento para o psiquiatra. Em quadros de ansiedades sociais em níveis extremos, o tratamento mais indicado é acompanhamento com o psicólogo e o psiquiatra em conjunto. Se você perceber que essas questões estão te trazendo sofrimento, não deixe de pedir ajuda, independente de como isso aconteça. Você não precisa passar por isso sozinho(a), estou à disposição! Cuide-se e abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica - R$ 100
Olá! Espero poder ajudar e poder complementar às respostas dos colegas de profissão.
Resumidamente, eu indicaria iniciar psicoterapia com um psicólogo primeiramente, visto que o tratamento padrão ouro para Transtorno de Ansiedade Social envolve, majoritariamente, estratégias de reestruturação cognitiva ("mudança de pensamento") a respeito do próprio desempenho em contexto social aliado a técnicas de exposição gradual a situações que geram os sintomas (com o devido apoio de técnicas que auxiliem a suportar emoções intensas e desagradáveis, evidentemente).
O tratamento psicofarmacológico (geralmente a conduta principal de médicos psiquiatras) pode ajudar muito e é crucial neste processo. No entanto, na maioria dos estudos em contexto clínico, a psicoterapia de orientação cognitivo-comportamental e as técnicas e estratégias trabalhadas costumam ter maior eficácia, a depender do nível de prejuízo causado pelos sintomas.
Resumindo mais ainda: a depender da "gravidade", é possível que a psicoterapia sozinha seja o suficiente. No entanto, dificilmente uma medicação, por si só, "resolverá" seu "problema".
Agradeço pela atenção e espero ter ajudado! ;)
Olá,
Os estudos evidenciam que os casos de ansiedade social são melhor tratados pela combinação da psicoterapia e do acompanhamento psiquiátrico. Cada tratamento irá abordar a mesma questão, porém de formas diferentes, um através do tratamento medicamentoso, que, principalmente em casos extremos se torna muito importante para controle dos sintomas, e o outro através da investigação dos fatores desencadeantes e reestruturação dos pensamentos disfuncionais, que contribuem para emoções e comportamentos igualmente disfuncionais. De maneira que ambos os tratamentos, psicológico e psiquiátrico se complementam para gerar resultados mais efetivos.
É difícil estabelecer uma hierarquia entre importância de determinados profissionais já que a melhora possivelmente só ocorra com o trabalho conjunto de ambos os profissionais
Olá! Acredito que antes de te responder seja necessário descobrir qual a intensidade da sua ansiedade. Quando você tem crises aparecem sintomas físicos e emocionais ao mesmo tempo? Você acredita que esses sintomas te paralisam e impedem que você consiga realizar atividades da rotina como comer, dormir, trabalhar? Se a resposta for sim para essas perguntas é necessário ter o apoio dos dois profissionais. O Psicólogo te ajudará a compreender quais pensamentos mobilizam as emoções de ansiedade, medo e inquietação e através da psicoterapia você terá a oportunidade de refletir o quanto essas pensamentos são funcionais ou não e como alterá-los. Já o Psiquiatra receitará medicamentos para alívio dos sintomas da ansiedade social.
Para dar o primeiro passo você pode buscar um psicoterapeuta primeiro e ele conseguirá te indicar um bom médico Psiquiatra.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!