ola, o que devo fazer quando tenho uma crise de ansiedade e a hiperventilação torna-se insuportável?

30 respostas
ola, o que devo fazer quando tenho uma crise de ansiedade e a hiperventilação torna-se insuportável? Tem vezes que me sinto tão sufocado que sou obrigado a me levantar e andar pelo local. sinto como se estivesse me afogando. tem alguma técnica que posso utilizar na hora da crise para amenizar esse sintoma?
Olá, o ideal é que se você puder começar a psicoteria séria importante para investigar o contextos por trás desses comportamentos, e assim podemos chegar juntos numa "técnica" sua e menos gereneralista.

Olá! Espero encontrá-lo bem. Primeiro lugar queria frizar a impotância de você procurar um profissional para entender melhor as causas da sua ansiedade e tratá-la. É realmente muito desafiador e angustiante passar por uma crise de ansiedade, vou te deixar aqui uma exercicio de respiração que pode aliviar momentaneamente e ajudar a respiração voltar ao seu fluxo normal: inspire pelo nariz e segure a respiração por 3-4 segundos; em seguida expire pela bora pelo mesmo tempo... repita algumas vezes. Não esqueça de procurar um profissional. Abraço
Olá, Se você tem crises de ansiedade que se repetem é muito importante que procure um tratamento para isso, pois apenas dicas de como lidar com o momento da crise ao invés de te ajudar pode favorecer que você continue tendo as crises de ansiedade e pode até agravar o problema que não está sendo tratado. Em geral a crise de ansiedade é um sintoma que indica que algo não vai bem com a pessoa, então é necessário cuidar da causa. Sugiro que busque ajuda psicológica e psiquiátrica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá ao ler seu relato percebo que crises de ansiedade é um sintoma bastante desafiador e como foi dito anteriormente, o melhor caminho é buscar psicoterapia que poderá ajuda-lo a identificar a causa das crises, reduzir e até mesmo fazer com que desapareçam dependendo da situação apresentada. Busque ajuda!
Olá boa tarde, como todos colegas já falaram é super importante que você inicie a psicoterapia, existem muitos exercícios para controlar ansiedade, a respiração pausada é um deles, porém você tem que trabalhar a causa disso tudo. Procure ajuda com certeza você sentirá muito melhor e aprenderá a controlar as crises. Abraços.
Para ataques de ansiedade com hiperventilação grave, é aconselhável procurar ajuda profissional, como psicoterapia, para desenvolver estratégias eficazes de enfrentamento. Uma técnica útil é a respiração diafragmática. Essa técnica regula a respiração, acalma o corpo e reduz a sensação de sufocamento. Mesmo em meio a uma crise, levantar e caminhar pode ajudar a liberar a energia armazenada. É importante lembrar que cada pessoa é única e os psicólogos podem fornecer conselhos personalizados sobre como lidar com uma crise, entender as causas subjacentes e fornecer suporte adequado.
Seja bem-vindo(a)! Lidar com uma crise de ansiedade pode ser desafiador, mas existem técnicas que você pode tentar para ajudar a amenizar os sintomas, incluindo a hiperventilação... Aqui estão algumas estratégias que podem ser úteis: Respiração controlada: Concentre-se em sua respiração e tente respirar de maneira lenta e profunda. Inspire pelo nariz contando até quatro, segure a respiração por alguns segundos e depois expire pela boca contando até quatro novamente. Isso pode ajudar a diminuir a hiperventilação e acalmar o sistema nervoso... Exercícios de respiração diafragmática: Ao invés de respirar com o peito, tente respirar utilizando o diafragma. Coloque uma mão no peito e outra na barriga. Ao inspirar, deixe o ar encher o abdômen, fazendo com que sua mão na barriga se mova para fora. Ao expirar, deixe o ar sair gradualmente e sinta sua mão voltando para baixo. Isso ajuda a relaxar e controlar a respiração. Lembrando que essas são sugestões gerais e cada pessoa pode responder de maneira diferente. Se você enfrenta crises de ansiedade frequentes e elas estão interferindo significativamente em sua vida diária, é importante buscar ajuda profissional para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento adequado às suas necessidades. Conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Quando você está tendo uma crise de ansiedade e experimentando hiperventilação intensa, pode ser útil praticar técnicas de respiração específicas para ajudar a acalmar o corpo e a mente. Aqui estão algumas técnicas que você pode experimentar durante uma crise de ansiedade:

Respiração diafragmática: Sente-se ou deite-se confortavelmente. Coloque uma mão no peito e outra no abdômen, logo abaixo das costelas. Respire profundamente pelo nariz, sentindo o abdômen se expandir enquanto você inspira. Expire lentamente pela boca, permitindo que o abdômen se contraia. Concentre-se em tornar a respiração lenta, profunda e controlada.

Respiração quadrada: Visualize um quadrado imaginário com quatro lados iguais. Ao inspirar, percorra um lado do quadrado, contando até quatro. Prenda a respiração enquanto percorre outro lado do quadrado, contando até quatro. Em seguida, expire enquanto percorre o terceiro lado do quadrado, contando até quatro. Por fim, segure a respiração enquanto percorre o último lado do quadrado, contando até quatro. Repita esse padrão de respiração quadrada várias vezes.

Respiração com pausa: Inspire profundamente pelo nariz por alguns segundos. Em seguida, faça uma breve pausa de dois a três segundos antes de expirar lentamente pela boca. Novamente, faça uma pausa de dois a três segundos antes de inspirar novamente. Continue com esse padrão de respiração com pausa, permitindo que o tempo das pausas se ajuste à sua sensação de conforto.

Contagem regressiva: Conte mentalmente de 10 a 1 enquanto respira profundamente. Ao inspirar, diga silenciosamente "10" em sua mente, e ao expirar, diga "9". Continue contando regressivamente até chegar a 1.

Além dessas técnicas de respiração, é importante lembrar-se de focar na autorregulação e no relaxamento geral do corpo. Praticar mindfulness, visualização ou relaxamento muscular progressivo também pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade durante uma crise.

É fundamental buscar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta, que pode fornecer estratégias adicionais e um acompanhamento personalizado para o manejo da ansiedade e das crises de pânico.
A ansiedade é um problema social, o Brasil é considerado uma das sociedades mais ansiosas do mundo e as causas são as mais diversas possíveis, mas é também um fator de proteção, um mecanismo de defesa que possuímos, mas a constância desse sentimento pode ser um problema que precisa de ajuda. A técnica da respiração diafragmática pode auxiliar no controle do sintoma, mas é importante buscar o que está causando essa condição.
Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado. Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Inspire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdômen, percebendo que ele se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao inspirar conte até quatro (mentalmente) para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos. Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios. Expire lentamente pela boca, contando até cinco, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen. Reinicie os movimentos após reter os pulmões vazios por dois tempos

Evite excesso de movimento torácico durante os movimentos respiratórios fazendo mais movimentos abdominais. Faça o exercício respiratório por dez vezes, praticando por aproximadamente três a cinco minutos. Caso você sinta tontura ou veja "bolinhas" ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir se adaptando ao ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.

Para que a respiração ideal seja de fácil acesso na hora da necessidade, é muito importante que seja praticada em momentos da vida, que a pessoa esteja tranquila e desacomodada de sintomas desagradáveis, treinando-a todos os dias em vários momentos e situações para ir acostumando seu organismo e torná-la aos poucos mais automática.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição.

Olá, entendo o quanto as crises de ansiedade podem ser difíceis de lidar. Durante uma crise, a hiperventilação pode ser intensa e assustadora. Uma técnica que pode ajudar é a respiração diafragmática. Concentre-se em respirar profundamente pelo diafragma, enchendo o abdômen de ar. Expire lentamente. Isso ajuda a regular o metabolismo e reduzir a hiperventilação. Além disso, distrair-se com atividades sensoriais, como tocar em objetos texturizados ou sentir aromas relaxantes, pode ajudar a redirecionar o foco e acalmar-se. O apoio de um terapeuta pode ajudar nesse processo e ter orientação personalizada e aprender mais técnicas de enfrentamento.
As técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental podem ajuda-lo a interromper esse ciclo desencadeado pela ansiedade. Busque um atendimento nesta linha terapeutica.
Olá! Antes de passar alguma técnica voltada para "amenizar" os sintomas é preciso avaliar e entender como a crise ocorre. Existem formas de lidar com esses sintomas, mas precisa ser analisado cada caso, pois não existe "receita de bolo" e uma técnica generalista pode acabar promovendo uma maior intensidade dos sintomas na hora da crise. Uma técnica voltada para amenizar uma crise deve ocorrer, em melhor caso, quando a pessoa percebe que está entrando em contato com os sintomas e depois da crise (para se "reorganizar"). Durante a crise de ansiedade (sem ter feito algo para amenizar antes) a pessoa as vezes tem dificuldade ou não consegue realizar técnicas, o que pode levar a intensificação dos sintomas e a frustração. Por isso, compreender o que você já tentou e o que você consegue fazer, auxilia na detecção da melhor técnica para o seu caso.
Olá! O mais importante nesse momento é buscar a psicoterapia pra que você primeiramente investigue a causa dessas crises de ansiedade, e tratarmos a causa. As técnicas de respiração que os colegas explicitaram são muito boas, mas é importante que você crie um hábito de ao longo do dia focar mais na sua respiração e fazer essas técnicas, pra que seu corpo não associe essas técnicas com a crise de ansiedade. Tente também se voltar ao momento presente, nomeie coisas coloridas, coloque uma bolsa de gelo no peito... mas a psicoterapia mas ajudar a entender e portanto achar técnicas muito mais personalizadas pra você. Abraço!
Olá! Espero que esteja tudo bem com você. O que é necessário para você, na verdade, é uma psicoterapia. Posso te dizer algumas técnicas que poderiam te ajudar, mas a verdadeira ajuda é um tratamento adequado. Seus sintomas muitas vezes são apenas a pontinha do iceberg. Então, tratar desses sintomas cuidando melhor de sua saúde psicológica e emocional como um todo é a melhor forma de se ajudar. Você já está cuidando disso? Torço que sim! Estou à sua disposição.
Alguns recursos podem ser utilizados por você em qualquer circunstância num momento de crise ou não. Essas técnicas ajudam o seu corpo a relaxar, entrando num estado parassimpático, como se você dissesse ao seu corpo que está "tudo bem" e que ele pode se acalmar (regular). Sair do estado de luta ou fuga, do seu estado de alerta. Independentemente do que tenha causado a ansiedade.
Por exemplo:
1) técnica de respiração (respire lentamente, inspire contando até 4 e expire contando até 4, repita esse processo por 3 a 5 minutos); 2) Atenção Plena ou Mindfulness, se conecte com o ambiente que você está, foque em algum objeto (nas cores, texturas, o que transmite) ou no banho, numa pausa, isso auxilia o corpo a se desligar do momento de crise a relaxar; 3) 5 sentidos: um outro recurso é você se conectar com os seus sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição), onde você se encontra, perceba casa um deles, é uma forma de você se conectar com o seu corpo mais uma vez.; 4) Outro recurso é fazer uma "viagem imaginária" - no meio da crise, pense num lugar que você se sinta bem, num passeio ou viagem que você fez/ queira fazer, no seu prato de comida preferido, o corpo automaticamente sai do estado de luta e fuga e relaxa aos poucos.
Espero poder ter te ajudado, fique bem, viu?
Olá. Essas crises são frequentes? Você já buscou algum profissional especialista para receber um diagnóstico? Talvez uma avaliação médica seja importante para descartar qualquer outro problema de saúde. No caso de crises de ansiedade, algumas técnicas podem ajudar, mas os resultados variam entre cada paciente. A ansiedade nos deixa ativado em um modo de luta e fuga diante de possíveis perigos. Quando não há um perigo real (ex. algum animal peçonhento ou riscos à sua saúde) ela acaba sendo disfuncional e prejudicando o nosso bem-estar. A técnica da respiração profunda e a técnica de relaxamento progressivo dos músculos são as mais conhecidas e mais utilizadas para alívio da ansiedade. Além disso, você também pode tentar mentalizar que está em um ambiente seguro, sem um perigo real. Mas de qualquer forma é recomendado que você busque apoio psicológico para tratamento da ansiedade, para reduzir as chances de novas crises e para desenvolver habilidades que possam te auxiliar a lidar com essas situações quando elas aconteçam. Fico à disposição.
A respiração afeta a ansiedade.
A forma como você respira pode afetar sua frequência cardíaca, pressão arterial e sistema nervoso, todos os quais desempenham um papel nos níveis de ansiedade e estresse do seu corpo.
É importante avaliar com que frequência suas crisesde ansiedade acontecem e investigar causas fisiológicas, emocionais e psicológicas . É comum as crises surgirem de forma repentina ou em dias mais estressantes?
Vou deixar algumas técnicas de alívio da crise que ajudarão temporariamente, mas é fundamental tratar a real causa da sua ansiedade.
Respiração Diafragmática
.Comece colocando uma mão no peito e outra no diafragma;
Respire pelo nariz;
.Certifique-se de que sua barriga está se expandindo ao inspirar;
.Pausa por um momento;
Em seguida, expire pela boca.
4-7-8 Respiração
.Sente-se em uma cadeira ou posição confortável;
.Comece exalando completamente pela boca;
.Inspire pelo nariz por quatro segundos;
.Segure essa respiração por sete segundos;
.Expire pela boca por oito segundos.
Respiração Tática
.Encontre uma posição sentada confortável;
.Inspire pelo nariz por quatro segundos;
.Pause por um momento;
.Expire pelo nariz por quatro segundos

Enfim cuide-se

Para o momento da crise o mais indicado é fazer movimentos de respiração, como apontado e descrito por vários colegas nas respostas, pois tem efeito direto no cérebro. Caso não tenha feito, é um bom exercício. Se caminhar está ajudando, no sentindo de te acalmar e aliviar os sintomas, faça isso. Minha orientação é fazer psicoterapia para ir construindo entendimento das suas crises e assim diminuindo-as. Abraço
Olá! Diante da sua pergunta é possível perceber que sua ansiedade está mais intensa. Acredito que seria importante você procurar um(a) psicólogo(a) para iniciar uma psicoterapia, onde juntos vocês iram conseguir trabalhar essa sua ansiedade e encontrar mecanismos para lidar com ela. Uma ajuda imediata e bem técnica que seria legal para você é a meditação, uma vez que acalma seus pensamentos, técnicas de respiração, e atenção plena poderá ajudar nesses momentos de pico, porem, volta a dizer, é importante tratar esse seu sintoma por completo, através de psicoterapia e as vezes um complemento com o psiquiatra, para que esses sintomas não venham a piorar e você consiga ter uma melhor qualidade de vida.
Qualquer duvida eu estou a disposição.
Olá! Através da Terapia Cognitivo Comportamental, atuamos com algumas técnicas que possam auxiliar em contextos de crise, como a 336 -
Inspirar durante 3s > Apneia por mais 3s > Expirar por 6s

Essa é uma estratégia pontual que pode te auxiliar na incidencia da hiperventilação, no entanto, não dispensa o acompanhamento psicológico para que você possa se aprofundar entendendo as origens e causas destas crises, além de buscar a mediação para que a incidencia seja menor!!

Bom dia!
Sim, há técnicas de respiração que podem aliviar o sintoma de ansiedade. No entanto, a cura mesmo, ocorre através da fala.

Ao identificar e ressignificar os elementos conscientes e inconscientes que podem ocasionar o desequilíbrio emocional.

Fico à disposição para conversarmos sobre isso.

Atenciosamente
Minha recomendação é procurar um psicólogo para começar a psicoterapia e entender o gatilho dessas sensações. Posso te ensinar algumas técnicas para te auxiliar momentaneamente, porem serviria como uma "muleta" ... o ideal é terapia, e dependendo do caso intervenção medicamentosa através do psiquiatra. Fico a disposição para tirar suas duvidas!
Olá! Tudo bem? Durante uma crise de ansiedade com hiperventilação, tente respirar profundamente, focando na expiração. Use técnicas de ancoragem, como segurar algo nas mãos, e visualize um lugar tranquilo. Música relaxante pode ajudar, e buscar apoio de alguém de confiança é válido.
Para uma melhora efetiva não trabalhe apenas nos sintomas, estas orientações que lhe passei são úteis para o momento da crise, mas não são suficientes para o tratamento completo. É fundamental trabalhar as causas e do que leva a sentir ansiedade nesta proporção. Procure ajuda profissional. Estou à disposição para lhe acompanhar no seu tratamento para o atendimento psicológico para sua melhoria emocional. Lembre-se, você não está sozinho, e com o suporte adequado, é possível superar essas crises. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Nem sempre o mais saudável e eficiente é simplesmente buscar um método para se livrar do sintoma. É importante ouvir a mensagem que o sintoma relatado está tentando passar à sua consciência. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá!!
Existem algumas técnicas como respiração diafragmática, acalme-se, a técnica 54321, mas elas são apenas uma válvula de escape. Você precisa estar ciente que para conseguir se livrar destes sintomas ruins, o mais indicado é a psicoterapia, pois através dela, você conseguirá entender os motivos que te levam as crises, além disso, assim como recomendo a todos meus pacientes, a busca de um médico é sempre essencial para qualquer processo terapêutico, não deixe de buscar ajuda.

Se cuide. Abraços
Para lidar com episódios intensos de ansiedade com respiração acelerada, é vital buscar auxílio profissional, como terapia, para adquirir estratégias eficazes para enfrentar essas situações. Uma técnica muito útil é a respiração diafragmática, que controla a respiração, acalma o corpo e reduz a sensação de falta de ar. É essencial ter em mente que cada pessoa é única, e os psicólogos podem oferecer orientações adaptadas para enfrentar crises, compreender as razões por trás delas e fornecer o apoio necessário.
Bom dia! Você precisa fazer terapia! Se você está fazendo crises, não conseguirá resolver por conta própria. Precisa de ajuda profissional. Espero ter ajudado.
Olá! De forma bem sucinta e objetiva:
1. Procure um psicólogo o quanto antes. Recomendo o que é considerado Padrão Ouro nesses casos, que trabalhe com a TCC - Terapia Cognitivo Comportamental.
2. Respire bem devagar e concentre-se no ar entrando e saindo.
Espero ter ajudado, abraços.
Olá, em primeiro momento é importante que procure um profissional da área para que possa entender e aprender a lidar com essas situações. Em conjunto trabalharão as questões de ansiedade, em conjunto a respiração para que possa conseguir lidar quando acontecer, é preciso ressaltar também que ansiedade por mas que acreditamos que ela é uma situação "negativa", tem seus pontos importantes e que precisamos aprender que podemos fazer as nossas atividades mesmo estando ansiosos, porém entendendo, compreendo e percebendo qual o fato que da gatilho para que possa desencadear essas ansiedades. Técnicas de respiração, meditação, mindfulness ajudarão muito. Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição e cuide da sua saúde mental, ela é muito importante.
Olá! Quando você está em uma crise de ansiedade e a hiperventilação se torna insuportável, existem algumas técnicas que podem ajudar a amenizar os sintomas. Aqui estão algumas sugestões:

Respiração Diafragmática: Tente respirar profundamente, usando o diafragma. Inspire pelo nariz contando até quatro, segure por alguns segundos e expire pela boca contando até seis. Isso pode ajudar a regular a respiração.

Focar no Presente: Concentre-se em objetos ao seu redor. Nomeie cinco coisas que você pode ver, quatro que pode tocar, três que pode ouvir, duas que pode cheirar e uma que pode saborear. Isso ajuda a ancorar a mente no momento presente.

Movimentação Leve: Se você sentir necessidade de se levantar e andar, faça isso! O movimento pode ajudar a liberar a tensão acumulada.

Embora essas técnicas possam ser úteis no momento, é fundamental entender as causas subjacentes da sua ansiedade para lidar melhor com as crises. Terapias mais profundas, como a psicoterapia, podem ajudar nesse processo. Que tal agendar uma consulta para explorar melhor suas emoções e encontrar estratégias personalizadas para sua situação?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 300