Olá, o paciente que utiliza carbamazepina pode "cair" no exame toxicológico para concursos? Se ocorr

2 respostas
Olá, o paciente que utiliza carbamazepina pode "cair" no exame toxicológico para concursos? Se ocorrer, acha possível que se recorra a respeito?
Quase todas as drogas podem ser dosadas, no sangue. Logicamente, não tenho como garantir o que vão pesquisar em SEU concurso, especificamente, mas porém, exames toxicológicos geralmente se direcionam para drogas de abuso e carbamazepina não é droga de abuso. As pessoas não usam carbamazepina para "ter barato" nem a carbamazepina produz alterações psiquiátricas que sejam, normalmente, impeditivas para exercer a maioria das profissões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não está claro na pergunta se você já fez ou vai fazer o exame toxicológico. O resultado depende do tipo de exame realizado, se for no exame de urina a carbamazepina pode causar um falso positivo para cocaína. Já o exame de fio de cabelo é mais específico para cada droga pesquisada e não há esse risco. Seja como for, ao fazer a coleta do material para exame devem ser informadas todas os medicamentos que o paciente esteja usando ou tenha usado por força de prescrição médica nos 6 meses precedentes ao exame. Sempre é possível recorrer do resultado. A primeira medida nesse caso seria informar o laboratório de que você vinha usando carbamazepina por indicação médica e apresentar a receita para comprovação ou atentado do médico (caso isso não tenha sido feito desde o início). Em caso de dúvida quanto ao resultado pode ser solicitada uma contraprova ao mesmo laboratório (isso é previsto por lei e é um direito do examinando). Se persistir a dúvida pode ser solicitado a realização do exame por outro laboratório para comparação dos resultados.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 373 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.