Olá! Nos manuais diagnósticos, está escrito que a depressão precisa se apresentar em duas semanas. P

35 respostas
Olá! Nos manuais diagnósticos, está escrito que a depressão precisa se apresentar em duas semanas. Porém, tenho tido sintomas depressivos desde 2020, mas entre altos e baixos, mas não lembro ter ficado 2 semanas direto me sentindo mal. Isso pode ser investigado?
Os manuais diagnósticos apresentam diversos sintomas de um transtorno. Nem todos os critérios são satisfeitos para se ter um diagnóstico. Assim como não é porque se tem um sintoma de um transtorno que se pode dizer que tem o transtorno.

Uma série de fatores são levados em conta para se fazer um diagnóstico, como prejuízos que os sintomas causam, sofrimento envolvido, etc.

A respeito da depressão. Quando se diz por pelo menos duas semanas, não significa ininterrupto. Podem ser altos e baixos, mas que os sintomas depressivos estão presentes a pelo menos duas semanas, isso é apenas para que sejam descartados casos de tristeza momentânea por uma perda ou desilusão. Além disso, deve apresentar outros critérios para a correta classificação.

De qualquer forma o autodiagnóstico não é indicado nem para os especialistas. Sempre a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado em psicodiagnóstico, o médico ou psicólogo treinado.

Busque um espaço de ajuda ou agende uma conversa com um especialista para melhor esclarecer o que pode estar acontecendo com você.

Olá! Os manuais, sozinhos, não dão diagnósticos, como vc mesmo(a) disse, você não está apresentando sintomas exatamente como está descrito, mas sim, é possível investigar e trazer solução para seus sintomas. Estar há 2 anos sentindo-se depressivo não deve ser fácil... Procure ajuda para sentir-se bem! Fico a disposição, caso queira conversar. Cuide-se.
Oi. Espero que esteja bem. Que tal deixar os diagnósticos com os psicólogos e médicos. Qq CONDIÇÃO que aparece NÃO define quem vc é. Vamos verificar todas os seus sofrimentos, queixas e como vc está semana a semana, fazer testes, entrevistas e outras análises, aí sim, depois de um tempo, pode ser que fique claro a hipótese diagnóstica que vc pensa ou que te falaram. Mas o importante é tratar a sua questão individualmente. Espero que tenha te ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
É demasiadamente importante não ficar atrelado a manuais diagnósticos. A resposta é sempre individual. Vai variar na forma e na intensidade destes sintomas. É preciso fazer uma investigação do que você está sentido para saber ao certo o que está ocorrendo. Pode ser tristeza,melancolia ou depressão. Uma vez diagnosticado,o transtorno depressivo, é indicado acompanhamento médico e psicológigo,tendo em vista que este pode ser recorrente. Uma pessoa que apresenta tal transtorno em uma fase da sua vida aumenta significativamente a chance de ocorrer mais tardiamente, Espero ter contribuído.
Olá boa tarde, os manuais nos servem de referencia, porém um diagnóstico só é fidedigno através de uma avaliação profissional. Procure um psicólogo experimente uma sessão de psicoterapia tenho certeza que vai te ajudar muito. Me coloco a disposição.
Olá, se você está com sintomas e sofrendo desde 2020 é importante buscar atendimento com um profissional qualificado, psicólogo ou médico para uma avaliação adequada. Nós estudamos por muitos anos, os manuais, as teorias e os estudos que fundamentam os manuais para poder fazer um diagnóstico adequado. A internet traz muita informação, mas pode confundir quem não tem um treinamento adequado.
A partir de uma avaliação profissional é possível entender as possíveis causas e definir um tratamento para que você possa melhorar.
Mas respondendo a sua pergunta um pouco mais objetivamente, esse período de duas semanas não precisa ser de tristeza profunda, pode ser intercalado com dias em que é menos difícil conviver com a tristeza, o desânimo e outros sintomas.
Para além do manual, a gente usa algumas ferramentas bem importantes pra poder fazer um diagnóstico coerente. Uma coisa interessante de se pensar quando estamos falando na possibilidade diagnóstica de depressão são os eventos passados e também o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores (FPS). Pode ser que, no seu caso, exista necessidade de desenvolver uma FPS específica que é a Emoção/Regulação Emocional. Me manda uma mensagem que eu posso te explicar um pouquinho melhor como isso funciona
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá!
Os manuais tem por objetivo auxiliar os profissionais da saúde à cerca de alguns padrões e sintomas que podem estar relacionado com alguma (s) patologia (s), mas uma análise correta só é possível mediante intervenção profissional qualificada, que utilizará além dos manuais, ferramentas próprias de análise para se chegar a um diagnóstico correto, o que pode ser rápido, levar algumas sessões ou até mesmo permanecer indeterminado. Sugiro que, se você sente que tem algum problema ou dificuldade, busque um profissional qualificado para auxiliá-lo. Eu estou a disposição para auxiliá-lo! Fique bem!
Oi Boa tarde! Os manuais são só referencias.A depressão é um transtorno mental que afeta quase 10% da população mundial e caracteriza-se por sentimentos constantes de tristeza profunda, apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas por um período considerável de tempo.
É uma doença séria que precisa de tratamento, pois afeta consideravelmente a vida social e profissional do indivíduo, prejudicando suas relações e capacidade para o desenvolvimento de tarefas simples. Além disso, a depressão pode ajudar a desencadear ou potencializar outros problemas de saúde de ordem física, agravando ainda mais o quadro geral. Procure ajuda de um Profissional da Psicologia. Estou à disposição.

Olá! Você está relatando um sofrimento psíquico de aproximadamente 2 anos. Mesmo que ocorra de forma não tão descritiva quanto no manual de diagnóstico, só o tempo de sofrimento já é suficiente para que você possa olhar para esses sintomas com mais amorosidade e cuidar da sua saúde. Apesar da métrica do manual, somos singulares e cada um de nós responde diferentemente suas próprias demandas, mental, físico ou comportamental.
Por favor, busque uma avaliação médica e procure um acompanhamento psicológico e se necessário um fármaco também.
Fique bem!
Estarei à disposição!
olá! Depressão e ansiedade são transtornos mais comuns nos dias atuais. Eles podem acompanhar o indivíduo por toda a vida, estando sob controle e sem o auxilío de medicamentos. Em outros momentos, em virtude de situações gatilho, eles podem retornar com maior intensidade. A psicoterapia é uma excelente medida para que você possa se conhecer melhor e se fortalecer de modo que os sintomas de tais transtornos, cada vez sejam menos duradouros. E se necessário for, buscar o apoio de um psiquiatra para os contextos mais preocupantes.
Os manuais estilo DSM-5 são estatísticos e tentam definir um diagnóstico para uma população muito ampla, mas na prática, não são ferramentas excelentes para fazer um diagnóstico individual adequado, isso porque cada pessoa é única. Um exemplo que dou é que a Covid-19, mesmo sendo semelhante em sua forma de contaminar e ser diagnosticada, é sentida de forma muito distinta por cada pessoa. A Depressão que é uma doença que envolve muitas questões subjetivas é muito mais diferente em cada pessoa e isso nos diz, que, para um tratamento eficaz e humanizado, se basear em critérios rígidos e protocolos definidos é um caminho muito engessado para se pensar em saúde mental.

Deixe o DSM-5 para quem necessita pesquisar sobre saúde mental em uma população grande. Um abraço!
Olá! Pode e deve ser investigado. Procure um psicólogo para te ajudar na avaliação e superação.
Com certeza deve ser investigado. Em sessões de psicoterapia psicanalítica você pode compreender coisas relacionadas a sua pergunta e também outras milhares coisas relacionadas a você. Que estão inconscientes e você pode torná-las consciente. Estou disponível para sessões!
Olá, os manuais não são o único meio que poderá avaliar os sintomas que tem apresentado. Para que possa ter certeza do diagnóstico é necessário que a investigação seja realizada por um profissional capacitado, como Psicólogo ou Psiquiatra.
Não se deixe levar por pesquisas realizadas na internet, mesmo que seu sofrimento não seja constante, recomendo que busque a ajuda de um profissional. Espero que fique bem!
Olá, Na Depressão não só avaliamos os sintomas da tristeza profunda por mais de duas semanas, mas também outros sintomas como: apatia, cansaço mental, irritabilidade sem motivo aparente, não sente alegria nas coisas que gosta de fazer, angustia, dentre outras. Nesse caso, pode ser que você tenha episodios que não durem 15 dias seguidos, mas que tenha situações que te deixem com aguns desses sintomas. Dessa forma, pode não ser um Depressão, mas um episódio depressivo que precisa ser avaliado isoladamente. Há alguns paciente que possuem tipos de Depressão de acordo com o ambiente que estão inseridas, ao tempo (calor ou frio) e até mesmo por perdas (luto por perda de pessoas, desemprego, ect). Faça uma avaliação com uma psicológa para te ajuda.
Os sintomas da Depressão podem ser muitos variados, e dependem de uma combinação de fatores que devem ser avaliados. Dentro do processo terapêutico, através do autoconhecimento você poderá acessar as ferramentas necessárias para lidar não só com os sintomas, mas também, com o que está os causando.
Não deixe de buscar ajuda de um Psicólogo(a).

Boa noite,

Sim essa questão relacionada à depressão pode ser investigada. Mas é necessário buscar ajuda profissional, para lhe dar orientação adequada sobre o quadro depressivo. Existem vários níveis de depressão e só o profissional de saúde mental poderá fornecer o diagnóstico correto e se precisa ou não de medicação. Além disso, em certos casos a psicoterapia é de grande auxílio, pois o indivíduo poderá se abrir sobre suas questões, e se abrindo, juntamente com o psicólogo poderão encontrar ferramentas essenciais para lidar e conseguir se libertar do que causa tristeza.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Com certeza! A leitura leiga de informações como no DSM e/ou em post na internet ou em redes sociais podem ser lidos como informativos, mas nunca como título de um diagnóstico preciso. Afinal, cada caso é um caso e mesmo os profissionais se equiparando de manuais, os mesmos requer leitura, atenção, escuta e uma análise qualificada nada imediatista para diagnosticar e principalmente, de como informar o paciente sobre sua situação.
Se autodiagnosticar não é uma melhor saída.
Olá! É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre os critérios diagnósticos da depressão. Embora a presença de sintomas depressivos por pelo menos duas semanas seja um critério comum, nem sempre é necessário ter todos os sintomas durante esse período para receber um diagnóstico de depressão.

Se você tem experimentado sintomas depressivos de forma intermitente desde 2020, isso pode ser um sinal de que você está sofrendo de um transtorno depressivo. É importante discutir esses sintomas com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação completa.

Lembre-se de que não há problema em buscar ajuda profissional, mesmo que não tenha certeza se seus sintomas atendem aos critérios diagnósticos. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a entender melhor seus sintomas e fornecer o suporte necessário para o seu bem-estar emocional.
Deve ser investigado.
Sugiro você procurar um psicólogo e iniciar o processo de autoconhecimento.

Olá! Sinto muito que esteja passando por isso! O diagnóstico clínico não é algo enraizado, para além dos critérios dos manuais, como o DSM, existem diversos outros fatores a serem considerados para que um diagnóstico seja fechado, como história familiar, traumas, ambientes, genética, entre outro fatores. É importante que você busque terapia para que possa ter um olhar mais subjetivo a respeito da sua história. Estou à disposição, caso queira conversar!
Com certeza, basta ir em um psicólogo e talvez um psiquiatra.
Sim, mesmo que não tenha ficado duas semanas direto com sintomas depressivos, se você tem experimentado sintomas depressivos recorrentes desde 2020, é importante procurar ajuda médica ou psicológica para avaliar e tratar a sua condição. O diagnóstico de depressão é baseado em uma avaliação clínica e leva em consideração a presença de vários sintomas ao longo do tempo, não apenas a duração contínua de dois ou mais sintomas por duas semanas. Além disso, há diferentes tipos de depressão, e é possível que você esteja vivenciando um tipo de depressão que não se encaixa exatamente nos critérios do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). O importante é buscar ajuda profissional e ter um tratamento adequado para a sua saúde mental.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá, recomendo que procure um psicologo para uma avaliação psicológica. A depressão tem predisposição genética, e pode ocorrer em qualquer fase da vida, interferindo e trazendo sofrimento ao sujeito. Ela pode ser despertada por circunstâncias diversas, e, após estabelecida, altera toda a percepção do individuo.

Com a percepção de mundo alterada, o paciente deixa de receber estímulos que o façam sentir prazer e experimentar estados de felicidade. Ele passa a absorver grande parte da carga e pensamentos negativos ao qual está exposto.
Os sintomas variam entre irritabilidade excessiva, ansiedade prolongada e angústia aguda; desânimo intenso e necessidade de grande esforço para realizar atividades antes corriqueiras e fáceis; incapacidade de sentir alegria em atividades consideradas prazerosas, desinteresse pelo mundo, apatia; sentimentos de desespero, desamparo, insegurança, culpa desnecessária, baixa autoestima, pensamentos de fracasso e morte; dificuldade de concentração e raciocínio; diminuição ou ausência de libido; perda ou aumento súbito de apetite; insônia, aumento do sono, indisposição, despertar dificultoso; dores físicas sem justificativas médicas, como ânsia, enxaquecas, tensão nos músculos, pressão no peito, sensação de corpo pesado, dores de barriga e outras.
Nem todas as pessoas com depressão apresentam os mesmos sintomas. A gravidade, frequência e duração dos sintomas também variam de pessoa para pessoa. Estar atento aos sintomas, assim como buscar ajuda, é fundamental para o tratamento desse transtorno psicológico. Alguns hábitos podem nos afastar da depressão. A prevenção é sempre o melhor remédio, procure um psicologo ou mesmo um clinico geral.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Oi! Os manuais servem para auxiliar nos diagnósticos com critérios pré-definidos. Mas o que vai fazer a diferença é com o auxilio do profissional em um tratamento e acompanhamento , uma melhor investigação, baseado não somente nos sintomas, mas seu histórico de vida, costumes, etc. Busque um profissional que você se sinta confortável e confiante para um melhor tratamento. Existem vários tipos de depressão e sintomas. Não podemos categorizar todas as pessoas em um mesmo diagnóstico. Espero ter ajudado.
Olá! É possível e importante investigar. Os manuais discorrem sobre algo mais generalizável, ele não serve de parâmetro para as suas questões pessoais. Recomendo que você tenha uma conversa pessoal com um profissional.
Claro, pode sim. Procure um psicólogo ou psiquiatra para te ajudar nessa questão. Abraço
Sim, é possível e importante investigar sintomas depressivos persistentes, mesmo que não tenham ocorrido por um período contínuo de duas semanas.
Independentemente do diagnóstico, é importante receber suporte e tratamento adequados para os seus sintomas.
Sim, é possível que você esteja enfrentando sintomas depressivos que se estendem por um período mais longo, mesmo que você não se lembre de ter ficado mal por duas semanas consecutivas. Os critérios diagnósticos estabelecidos nos manuais, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), fornecem diretrizes gerais para o diagnóstico de depressão, mas nem todas as pessoas se encaixam perfeitamente nesses critérios.

A duração e a gravidade dos sintomas variam de pessoa para pessoa, e é importante levar em consideração o quadro clínico completo, incluindo a história pessoal e o contexto individual. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode realizar uma avaliação mais aprofundada para determinar se você atende aos critérios diagnósticos de depressão ou se há outros fatores contribuindo para seus sintomas.

Além disso, é importante lembrar que a saúde mental é complexa e que outros transtornos, como transtorno de ansiedade, transtorno bipolar ou transtorno de adaptação, também podem apresentar sintomas semelhantes aos da depressão. Uma avaliação clínica adequada pode ajudar a identificar e diferenciar essas condições.

Se você está preocupado com seus sintomas depressivos persistentes, recomendo que procure um profissional de saúde mental para uma avaliação completa e um diagnóstico preciso. Eles poderão fornecer o suporte necessário e orientá-lo no tratamento apropriado para suas necessidades individuais.
Oi! Os manuais servem como referencia....mas na verdade teria que investigar todos os aspectos da vida.... procure um profissional habilitado, psiquiatra ou psicólogo.Estou a disposição para esclarecer quaisquer duvida !
Embora o diagnóstico de depressão envolva uma duração mínima de dois semanas para os sintomas, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode apresentar variações em sua experiência da doença. Se você está preocupado com seus sintomas e acredita que possa estar enfrentando um quadro depressivo, é recomendado que procure um profissional de saúde mental. Eles são os mais indicados para avaliar seus sintomas, histórico e fornecer um diagnóstico adequado. Lembre-se de compartilhar todas as informações relevantes sobre seus sintomas, incluindo a duração e a intensidade dos períodos de tristeza e outros sintomas associados. Isso ajudará o profissional a entender melhor sua situação e fornecer uma orientação apropriada. Além disso, é importante considerar que existem outros transtornos mentais que podem apresentar sintomas semelhantes à depressão. Por isso, um profissional de saúde mental poderá avaliar todas as possibilidades e fornecer um diagnóstico correto.
Olá! Entendo suas preocupações e é importante lembrar que a experiência da depressão pode variar de pessoa para pessoa. Nem todos os indivíduos se encaixam perfeitamente nos critérios estabelecidos nos manuais diagnósticos.
A depressão pode se manifestar de diferentes maneiras e com diferentes padrões. Nem sempre é necessário que os sintomas persistam ininterruptamente por duas semanas para que haja uma consideração diagnóstica. O diagnóstico de depressão leva em conta uma variedade de fatores, incluindo a intensidade dos sintomas, sua frequência, repetição, duração e como eles afetam sua qualidade de vida.
Normalmente, sobre as 3 semanas que você comentou se usa de referência para diferencia uma tristeza específica. Normalmente, uma "tristeza" que dura mais de 2 semanas (ainda que por razões claras) pode ser um índice (não uma certeza) de um possível quadro depressivo.
É recomendado que você busque uma avaliação e compreensão do seu quadro emocional; seus sintomas depressivos que ocorrem desde 2020, mesmo que tenham altos e baixos podem ser avaliados e tratados se necessário. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode realizar uma avaliação mais detalhada para entender melhor sua situação e determinar se você atende aos critérios para o diagnóstico de depressão. Sou psicóloga clínica, posso lhe ajudar e acompanhar no seu processo de desenvolvimento emocional. Havendo interesse, fale comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve!

Além disso, é importante considerar que a busca de ajuda profissional não se limita apenas ao diagnóstico, mas também ao tratamento e apoio para melhorar sua saúde emocional e qualidade de vida. Independentemente do diagnóstico final, você merece o apoio necessário para lidar com seus sintomas depressivos e encontrar estratégias para o bem-estar emocional.

Se você está se sentindo mal e a depressão está afetando sua vida, encorajo você a buscar a orientação de um profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a navegar por essa jornada e encontrar o suporte de que você precisa.
Sugiro que busque fazer terapia, porque de acordo com o que você descreveu, os sintomas estão presentes desde 2020. A partir do momento que você sentir que pode estar sofrendo com algo psicológico como a depressão, ansiedade e várias outras angústias, procure buscar ajuda profissional, isso poderá ajudar a evitar que os sintomas se intensifiquem ou que permaneçam causando angústias ao longo de sua vida.
Sim, pode e deve ser investigado. O estratégico de duas semanas nos diagnósticos manuais, como o DSM-5, é uma orientação para identificar episódios depressivos maiores, mas não significa que a ausência desse período contínuo exclua a possibilidade de um quadro depressivo. Muitas pessoas vivenciam sintomas depressivos de forma intermitente, com altos e baixos, o que pode indicar um transtorno depressivo persistente (também conhecido como distimia) ou até um padrão cíclico, como o transtorno bipolar, se houver fases de melhoria mais acentuadas.

O importante é entender como esses sintomas estão afetando sua vida, mesmo que eles não sejam constantes por duas semanas seguidas. Avaliar o impacto global na sua rotina, no sono, na concentração, nas relações e no bem-estar é essencial para compreender o quadro. Uma investigação clínica mais profunda pode te ajudar a identificar o melhor caminho.

Se isso tem te incomodado desde 2020, pode ser muito útil conversar com um profissional que possa olhar a história completa, identificar padrões e propor instruções de direção.