Olá nos casos de uma pessoa que sofreu abuso sexual na infância,e que não lembra,é possível que depo

18 respostas
Olá nos casos de uma pessoa que sofreu abuso sexual na infância,e que não lembra,é possível que depois de adulto essas lembranças venham como sonhos,mas que na verdade são lembranças ?
Olá! Sim, para a psicanálise nossos sonhos são uma forma do nosso inconsciente vir á tona, então não seria uma lembrança, mas uma forma do trauma recalcado se fazer presente. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Olá,

É possível que lembranças de abusos sexuais na infância, que foram reprimidas, venham à tona na vida adulta sob a forma de sonhos ou fragmentos de memória. Segundo a teoria psicanalítica, especialmente os trabalhos de Sigmund Freud, memórias traumáticas podem ser recalcadas no inconsciente como um mecanismo de defesa para proteger o indivíduo do sofrimento. No entanto, essas memórias podem ressurgir indiretamente, através de sonhos, sintomas físicos ou comportamentos inexplicáveis.

Os sonhos, em particular, são uma via privilegiada para a expressão do inconsciente, conforme Freud destacou. Eles podem revelar conteúdos reprimidos que não emergem de forma consciente. Isso ocorre porque durante o sono, os mecanismos de defesa do ego estão relaxados, permitindo que material recalcado emerja em uma forma simbólica.

Se você está tendo sonhos que parecem lembrar traumas passados, é recomendável buscar a ajuda de um psicanalista. Através da psicanálise, é possível explorar essas lembranças de maneira segura e estruturada, entendendo seu impacto e trabalhando para a cura. O processo terapêutico pode proporcionar um espaço para elaborar esses conteúdos, reduzindo o sofrimento e promovendo uma integração mais saudável das experiências passadas na sua vida atual.

Procure um profissional qualificado para uma avaliação detalhada e um acompanhamento adequado. Isso é fundamental para garantir que você receba o suporte necessário para lidar com essas questões de maneira eficaz e construtiva.

Na psicanálise, acredita-se que experiências traumáticas, como o abuso sexual na infância, podem ser reprimidas no inconsciente. Essas memórias reprimidas podem se manifestar de várias formas, incluindo sonhos. Freud e outros psicanalistas destacaram que os sonhos podem servir como uma via de acesso ao inconsciente, revelando desejos, medos e experiências reprimidas.

Quando uma pessoa sonha com situações que parecem ser lembranças de abuso, pode ser um sinal de que essas memórias reprimidas estão tentando emergir à consciência. A terapia psicanalítica pode ajudar o indivíduo a explorar esses sonhos e a entender seus significados ocultos, possibilitando a integração dessas experiências reprimidas e promovendo a cura emocional.

Fico a disposição!
Olá! O trauma do abuso sexual tem uma serie de consequências negativas na vida da pessoa. Se você tem sintomas, como o sonho, por exemplo, eu sugiro buscar um profissional psicólogo especialista em psicanalise, para entender-se e conhecer-se.
Sonhos são material do inconsciente, podem ser memorias reprimidas e ao mesmo tempo cenas de filmes ou imaginação. Por isso eu sugiro fazer terapia para melhor compreensão e clareza da sua questão. A disposição.
Olá. Na psicanálise entendemos os sonhos como manifestações do inconsciente, que muitas vezes se utiliza de recursos como condensação, deslocamento e substituição de diversos elementos de nossa vida, para dar lugar a algo que nem sempre é uma mensagem clara para o sonhador. Se você está com alguma questão lhe acometendo sobre esse abuso do qual não se lembra, se esse sonho lhe suscitou mais elementos a respeito disso, e se você deseja poder melhor elaborar sobre essa e/ou outras questões que possam estar em aberto nesse momento de sua vida, é importante procurar um espaço seguro e reservado para falar sobre. O sentido de um sonho pode ser melhor compreendido em um trabalho de análise, caso o sonhador deseje trabalhar a questão que o sonho lhe suscitou.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 100
Olá, sim, é possível que lembranças de abuso sexual na infância possam ressurgir mais tarde na vida de uma pessoa, muitas vezes na forma de sonhos ou fragmentos de memória que inicialmente não foram conscientemente lembrados. Esse fenômeno é conhecido como "memória recuperada".

Existem debates entre especialistas sobre a natureza e a validade dessas memórias recuperadas, pois a memória humana pode ser complexa e suscetível a influências externas. Algumas pessoas podem começar a lembrar de eventos traumáticos após desencadeadores emocionais ou terapêuticos.

Sim, é possível. Já atendi diversos casos com essa característica, onde vivências traumáticas (abusos) foram recalcadas (guardadas no inconsciente) e retornaram por meio de sonhos... já vi ocorrer também em sessões onde o paciente dissocia por uso de medicamentos para depressão, como exemplo: Cetamina Subcutânea e Spravato.
Olá! Os sonhos podem, sim, ser uma forma que a mente encontra para expressar acontecimentos traumáticos, mas não quer dizer que todo sonho angustiante está sempre ligado a uma experiência que causou um trauma, como o abuso sexual. Isto precisa ser investigado caso a caso, pois pode-se obter outra explicação, levando em consideração, inclusive, que no relato escrito esta dúvida foi apontada . Todas as nossas lembranças (assim como os sonhos) sofrem modificações que, se olharmos atentamente, apresentam uma realidade fragmentada. Se quiser falar mais disso em um espaço de análise, estou à disposição!
Sim, os sonhos são conteúdos inconscientes que vem à tona, no caso seriam conteúdos traumáticos que foram recalcados se apresentando.
Sim! Porém a delicadeza seria distinguir se de fato ocorreram ou se tratam de fantasias inconscientes a respeito da situação. Ou seja, o sonho não pode ser considerado uma confirmação de acontecimento do passado.
É possível que sonhos sejam lembranças do passado. Essas lembranças podem ter acontecido realmente, podem ter sido criações imaginárias do passado e podem ser construídas no imaginário presente. Por isso deve-se ter cuidado ao analisar sonhos. Eles não são fatos e nem comprovam que fatos realmente existiram. Abraço.
Olá, como tem passado?
Sim, é possível que surja algo nos sonhos sim, até mesmo simbolizados de outras formas, com outras imagens, pessoas e histórias. Pode ser uma manifestação inconsciente desse e de outros traumas que muitas vezes podem ser difíceis de serem entendidos tão clara e diretamente nos sonhos ou acordado e a pessoa sonha de outras maneiras sobre eventos traumáticos na vida dela.
Espero ter ajudado, até mais.
Sim, é possível. Os sonhos são uma importante expressão do inconsciente que é capaz de guardar coisas por anos, mas que em algum momento vêm a tona, em forma de sintomas, esquecimentos, chistes e sonhos, como é seu caso. Será importante você consultar um psicanalista que lhe ajudará a falar sobre suas questões.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 220
Sim ! A psicanálise compreende os sonhos como uma via de acesso ao inconsciente, onde emoções, desejos e memórias reprimidas podem se manifestar de forma simbólica. Quando um trauma tão profundo como o abuso sexual é vivenciado na infância, a mente pode desenvolver mecanismos de defesa para protegê-la da dor emocional. A repressão dessas memórias é um mecanismo comum, mas elas podem continuar a influenciar a vida emocional e psicológica da pessoa, manifestando-se em sintomas como ansiedade, depressão, dificuldades nos relacionamentos e, justamente, nos sonhos.
A não lembrança tem um proposito, normamalmente porque o trauma não achou representação para se ligar e ficou coisificado no inconciente, tambem porque a estrutura pesiquica em tempos arcaicos de nossa existencia possuiu poucos recursos para lidar com experiencias dolorosas , então isso fica reprimido ou só pode aparecer de forma disfarçada e não ameaçadora ao psiquismo,que precisa estar preparado para acessar tais conteudos.Analise pessoa é fundamental para ajudar nesses casos.
Sim. O Recalcado tem os seus dias contado, aparece a qualquer momento na vida das pessoas abusadas na infância. Mesmo que não lembrem. Pode aparecer em sonhos ou em devaneios ou em fantasias, que deverão ser interpretadas. Através de seções de Psicanálise. Não gostaria de procurar um Psicanalista para esclarecer isso?
Olá! A resposta para a sua pergunta é sim, é possível que os eventos traumáticos na infância venham à tona na vida adulta. Os abusos sexuais na infância criam registros que não são esquecidos, ao contrário, ficam registrados no inconsciente e voltam à consciência em forma de sintomas e sonhos. É um trauma conhecido como trauma primário, não é simbolizado, pois o aparelho psíquico ainda não está pronto para processar a informação, então ele fica recalcado "esquecido".
Sim, é possível que lembranças de abusos sexuais sofridos na infância, especialmente aqueles que foram reprimidos ou não completamente processados, possam emergir na vida adulta sob a forma de sonhos. Na psicanálise, entendemos que o inconsciente armazena memórias e experiências que, por diversos motivos, não foram completamente acessíveis à consciência. Em alguns casos, essas lembranças podem ser tão dolorosas ou traumáticas que a mente adota mecanismos de defesa para proteger o indivíduo, resultando na repressão dessas memórias.

À medida que a pessoa envelhece, essas lembranças reprimidas podem começar a se manifestar em sonhos, fragmentos de memórias, ou até mesmo através de sensações corporais ou emoções intensas que parecem desconectadas de eventos recentes. Os sonhos, nesse contexto, podem atuar como um canal através do qual o inconsciente tenta trazer à superfície aspectos não resolvidos do passado.

No entanto, é importante destacar que nem todos os sonhos que envolvem situações de abuso são necessariamente representações literais de eventos que ocorreram. Os sonhos são complexos e simbólicos, e podem misturar memórias reais com conteúdos inconscientes, medos, e desejos. Portanto, é crucial abordar essas experiências com cautela e sensibilidade.

Se você ou alguém que você conhece está tendo esses tipos de sonhos e suspeita que eles possam estar relacionados a traumas de infância, é altamente recomendável procurar o apoio de um profissional qualificado, como um psicanalista ou psicoterapeuta. Esse profissional pode ajudar a explorar essas memórias de maneira segura e estruturada, facilitando a compreensão e a integração dessas experiências na vida adulta.

Processar e entender esses sonhos pode ser uma parte essencial do processo de cura, mas é importante fazê-lo em um ambiente terapêutico que ofereça suporte e segurança emocional.

Valentina

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!