Olá. No Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) as obsessões podem ser pessoas?

16 respostas
Olá. No Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) as obsessões podem ser pessoas?
Olá! O TOC trata-se de um distúrbio de ansiedade, onde ocorrem crises que normalmente causam grande angústia. Pacientes com esse transtorno podem apresentar crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e, em alguns casos, comportamentos compulsivos e repetitivos. Essas obsessões podem ocorrer a qualquer momento e nada têm a ver com pessoas, como você questiona.

Em geral o TOC é marcado por rituais repetitivos, compulsões e checagem, seguidos de pensamentos intrusivos.
Pouco tem a vê com pessoas, nesse caso podemos estar falando de outro transtorno.
As obsessões (Toc) envolvem pensamentos persistentes, intrusivo e indesejados e podem se relacionar com imagens e pessoas, por exemplo: medo de prejudica-los, preocupar- se com a segurança deles, pensamentos indesejados e incontroláveis de natureza sexual ou violenta. Se você está sofrendo com esses sintomas é importante consultar um profissional da saúde mental.
Olá. É possível que pensamentos obsessivos girem em torno de pessoas no que diz repeito a conflitos e situações com esses que te angustiem, advindo daí algum comportamento compulsivo. No caso do TOC especificamente, acredito ser mais prudente ecompreender melhor o que você quis dizer e isso poderia se dar em um espaço de psicoterapia
Acho que é muito perigoso tentar fechar um diagnóstico apenas com a questão de obsessão, pois o profissional precisa entender melhor se é por uma pessoa, ou por pessoas em geral, preocupação com a pessoa, que tipo de preocupação. Entre vários outros fatores que precisam ser avaliados para depois se ter um diagnóstico, inclusive se essa obsessão está relacionada a um possível TOC ou a alguma outra condição. Qualquer dúvida é só procurar.
No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), as obsessões são pensamentos indesejados que surgem repetidamente e causam ansiedade. Essas obsessões podem abranger diversos temas, como preocupações com segurança, contaminação, simetria, entre outros tópicos comuns. No entanto, também é possível que alguém com TOC tenha obsessões relacionadas a pessoas.

Por exemplo, alguém com TOC pode experimentar obsessões envolvendo preocupações morais, impulsos nas relação a outros, ou dúvidas persistentes sobre seus relacionamentos. É importante destacar que essas obsessões podem ser tão angustiantes quanto as obsessões em outros temas.

O TOC é um transtorno significativo que se manifesta de várias maneiras e varia de pessoa para pessoa. Independentemente do tema das obsessões, o TOC geralmente leva a comportamentos compulsivos, como a realização de rituais, na tentativa de aliviar a ansiedade associada às obsessões.

O tratamento do TOC geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, medicação, com o objetivo de reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
Olá! É importante compreender inicialmente oque entende a respeito de TOC e o motivo que a fez questionar a respeito de pessoas.
Como os colegas já descreveram acima, diversas situações podem ser desencadeantes, mas entendo que em sua individualidade deve ser compreendida de forma mais detalhada, oque só é possível em processo terapêutico.
Olá. O TOC é sempre em relação a um pensamento. Esse pensamento pode ter diversas origens: uma situação, um sentimento,e uma pessoa, por exemplo. Abraço.
O TOC é o transtorno da dúvida, por isso as compulsões por checagens e muitos pensamentos disfuncionais. Mas o mais importante é que você tenha a confiança em um profissional e conte com a ajuda dele. Muitas vezes achamos que nosso problema é único e nos fechamos e somos evitatitvos em procurar ajuda. Mas você se sentirá melhor quando compartilhar esse problema com um psicólogo com quem desenvolva uma confiança. Com certeza ele lhe ajudará a sentir-se melhor.
Sim, no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), as obsessões podem abranger uma variedade de temas, e isso inclui a possibilidade de obsessões relacionadas a pessoas. As obsessões no TOC são pensamentos intrusivos, indesejados e recorrentes que geram ansiedade significativa.

Em relação a pessoas, as obsessões podem incluir pensamentos persistentes, intrusivos e indesejados sobre prejudicar alguém, causar acidentes, cometer atos violentos ou de natureza sexual, ou mesmo a preocupação excessiva com a saúde ou bem-estar de outras pessoas. Esses pensamentos podem ser angustiantes e, muitas vezes, são incongruentes com os valores e crenças da pessoa que os experimenta.

É importante notar que as obsessões variam significativamente entre os indivíduos com TOC. As compulsões, que são comportamentos repetitivos realizados em resposta às obsessões para reduzir a ansiedade, também podem ocorrer em relação a pessoas. Por exemplo, alguém com obsessões relacionadas à saúde de outras pessoas pode realizar compulsões como verificar repetidamente se todos estão bem, realizar exames médicos desnecessários ou evitar situações que desencadeiam essas preocupações.

O TOC é uma condição complexa, e o tratamento geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC), incluindo a exposição e prevenção de resposta (ERP), que visa enfrentar gradativamente as situações temidas e reduzir a necessidade de compulsões. Medicamentos também podem ser considerados em alguns casos, dependendo da gravidade dos sintomas.

Se você ou alguém que você conhece está lidando com sintomas de TOC, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento adequados.
O transtorno obsessiva-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. Obsessões são ideias, pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e persistentes que são vivenciados como intrusivos e provocam ansiedade. Não são apenas preocupações excessivas em relação a problemas cotidianos. A pessoa tenta ignorá-los, suprimi-los ou neutralizá-los através de um outro pensamento ou ação. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam reduzir a ansiedade e afastar as obsessões. Esses rituais frequentemente são percebidos como algo sem sentido e o indivíduo reconhece que seu comportamento é irracional. Geralmente a pessoa realiza uma compulsão para reduzir o sofrimento causado por uma obsessão. As obsessões mais comuns são: preocupação com sujeira ou secreções corporais, medo de que algo terrível possa acontecer a si mesmo ou a alguém querido, preocupação com simetria e escrupulosidade. As principais compulsões são: lavagem de mãos, verificação de portas, ordenação e arrumação, contagem e colecionismo.1 Para se fazer um diagnóstico de TOC é necessário que o nível da sintomatologia interfira no funcionamento social, interpessoal, ocupacional ou acadêmico do indivíduo e que os sintomas ocupem mais de uma hora por dia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Sim, no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), as obsessões podem incluir preocupações relacionadas a pessoas, como medos de causar mal ou ansiedades sobre relações interpessoais. Esses pensamentos intrusivos são uma parte característica do TOC e podem variar de pessoa para pessoa. Recomenda-se buscar orientação de um profissional de saúde mental para avaliação e suporte adequados.
Sim, Se na obsessão ritualística estiver envolvido uma figura, um ato com uma pessoa específica ou pensamentos mágicos de alguma ordem, sim, o toc pode envolver pessoas.
Olá! No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), as obsessões podem envolver pessoas, como preocupações excessivas com a segurança ou bem-estar de entes queridos. Esses pensamentos intrusivos recorrentes podem desencadear ansiedade significativa. O tratamento geralmente envolve a busca por ajuda de um profissional de saúde mental para receber orientação e suporte adequados.
Olá, bom dia! Fico feliz que você tenha vindo buscar informações sobre algo tão importante. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e indesejados que causam ansiedade significativa. Esses pensamentos podem, sim, envolver pessoas. É importante procurar ajuda profissional, como um psicólogo, para tratar essa questão. Espero ter ajudado, fique bem.
Bom dia, o transtorno obsessivo compulsivo caracteriza-se por crises recorrentes de obsessões e compulsões. As obsessões são ideias que invadem a cabeça da pessoa, sem que ela possa controla-las. A compulsão são comportamentos que visam diminuir a ansiedade, que as ideias obsessiva causam. Geralmente, estes rituais de comportamentos, estão conectados nas áreas de limpeza, organização, simetria, checagem, conferência, etc. e podem variar ao longo da doença. O TOC causa condições incapacitantes e afeta as diversas áreas da vida da pessoa. Sim, é possível ter TOC com pessoas específicas. Essas pessoas podem se tornar gatilhos para o aumento da ansiedade e , na tentativa de aplacar esta ansiedade, o TOC pode aparecer como "válvula de escape". O tratamento para este transtorno é feito com medicamentos psiquiátricos, psicoterapia, com profissionais qualificados: médico e psicólogo. A Terapia Cognitivo-Comportamental, tem mostrado comprovadamente, ótimos resultados com estes pacientes. O paciente é capacitado a cuidar da qualidade de seus pensamentos e emoções, de modo a melhorar sua qualidade de vida. Espero ter ajudado

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!