Ola, neu sovrinho de 6 anos foi avialado pelo coordenadora com possivel bipolar, ele e uma crianca c

6 respostas
Ola, neu sovrinho de 6 anos foi avialado pelo coordenadora com possivel bipolar, ele e uma crianca comunicativa, esperta, atenta ao tudo. Birenta concordo por isso goataria que me falassem qual a especialidade devemos procura para melhor avalição. Obrigada
Ola! A avaliação de um possível transtorno bipolar em uma criança requer a avaliação de profissionais especializados, como psiquiatra infantil ou psicólogo clínico infantil com experiência em transtornos do humor.

Os profissionais de saúde mental irão analisar a história clínica da criança, incluindo os sintomas relatados pelos pais e/ou escola, e podem solicitar exames laboratoriais e psicológicos para confirmar o diagnóstico e descartar outras condições de saúde.

É importante lembrar que o transtorno bipolar é uma condição crônica, mas pode ser tratado com a ajuda de intervenções psicológicas, medicamentos e mudanças no estilo de vida. O tratamento precoce pode melhorar significativamente a qualidade de vida da criança. Abs

Olá! Seu sobrinho ainda está em fase de desenvolvimento, terminando a primeira infância, (0-6anos). Logo, um diagnóstico em tenra idade (bipolaridade), deve ser avaliado com muito cuidado, pois há muitos outros transtornos que podem ser confundidos. Assim, como pode não ser um transtorno, mas sim um sintoma entre outras questões.
Os profissionais habilitados para avaliar se uma criança tem algum transtorno mental deve ser um neuropediatra, psiquiatra e de preferência de forma multidisciplinar com um Psicólogo da infância.
Quando a escola suspeita de algum problema maior com a criança , ela deve fazer um encaminhamento para uma avaliação especializada. Porém, ela nunca deverá dar diagnóstico, pois a sua função é outra.
Espero que tudo se encaminhe da melhor forma possível. Boa sorte!
Olá! Primeiramente a coordenadora não pode diagnosticar um transtorno se ela não especialista para isso. A avaliação de um possível transtorno em uma criança requer a avaliação de profissionais especializados, como neuropediatra, psiquiatra, psicóloga. Com avaliação mais detalhada o seu sobrinho será diagnosticado corretamente. Quanto mais cedo fazer avaliação, é melhor para já começar fazer tratamento certinho. Abraço.
Olá, espero que esteja bem! Os profissionais que mais poderiam lhe auxiliar, com relação em especifico a esse caso seriam o Neuropediatra e o Neuropsicólogo.
Boa noite. O Neuropsiquiatra ou Psicólogo especializado com atendimentos com crianças.
Lembre-se de que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reduzir os prejuízos ao longo da vida. Consulte um profissional para avaliar o seu sobrinho e determinar o melhor plano de ação.
No entanto, é importante compreender o que vem a ser o transtorno e os profissionais/especialistas que são qualificados para a avaliação adequada. O Transtorno Bipolar é uma condição psiquiátrica complexa que envolve mudanças extremas de humor. Embora seja frequentemente associado a adultos, também pode ocorrer em crianças. Os sintomas podem variar desde períodos de alta energia e euforia (episódios maníacos) até períodos de profunda tristeza e desânimo (episódios depressivos). No entanto, nas crianças, esses estados de humor podem ser mais sutis e rápidos, tornando o diagnóstico desafiador.
Para uma avaliação adequada, sugiro consultar profissionais de saúde mental qualificados. Aqui estão as especialidades que você pode considerar:
1. Psicólogo: O psicólogo pode avaliar o comportamento, os padrões emocionais e os sintomas da criança. Eles usam instrumentos e ferramentas para fazer um diagnóstico, considerando também os aspectos emocionais.
2. Psiquiatra: O psiquiatra é especializado em distúrbios mentais e pode prescrever medicamentos, se necessário. Eles também podem fornecer orientações sobre tratamento.
3. Neuropediatra: Especializado em crianças, o neuropediatra pode avaliar o desenvolvimento típico da criança e considerar o histórico médico para fazer um diagnóstico preciso.
4. Psicopedagogo: Esse profissional pode ajudar a entender as dificuldades de aprendizagem e desenvolver estratégias educacionais.
5. Equipe Multidisciplinar: Em alguns casos, uma equipe formada por diferentes especialistas (psicólogo, psiquiatra, neuropediatra, etc.) pode ser a melhor abordagem.
Espero ter colaborado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!