Olá, minha namorada tem depressão e já tomou algumas medicações diferentes, ela se adaptou com a Ven

2 respostas
Olá, minha namorada tem depressão e já tomou algumas medicações diferentes, ela se adaptou com a Venlafaxina e ficou um período tomando, porém parou de fazer efeito do nada, aí ela teve que voltar para a Fluoxetina, que ela já tinha tomado antes mas não se adaptou aos efeitos colaterais, no momento ela já está tomando a Fluoxetina há alguns meses junto com Lamotrigina e Venvanse para TDAH, ela reclama dos efeitos colaterais que incomodam, principalmente taquicardia e tremores, porém o problema não são os efeitos colaterais, mas o fato que ela toma todos os remédios corretos, na dosagem correta e que já foi aumentada pelo prescritor, e ela fica bem a maioria do dia, porém geralmente de noite bate uma crise séria, muito séria mesmo, tenho até medo de deixar ela sozinha, não acho que seja uma questão de escolha do medicamento, nem da dosagem e nem do horário, pois todos esses aspectos já foram ajustados. Antes do diagnóstico ela tinha essas crises quase que o dia todo, agora elas vêm mesmo com ela tomando a medicação, por um período breve mas vêm, e é bem difícil, pois acredito que nem o médico sabe o que fazer, é difícil trocar a medicação por causa do período de adaptação dos antidepressivos, e os que funcionam parecem funcionar por certo tempo e depois diminuem a eficácia.
Depois desse resumo vão as perguntas:
É normal o paciente com depressão ter essas crises mesmo com a medicação, que inclusive já foi trocada e sua dose aumentada ?
Ela não faz psicoterapia, pois já tentamos todas as alternativas gratuitas possíveis, inclusive na UBS, e eles disseram que não está tendo profissionais psicólogos na nossa área, e o particular está realmente inviável por motivos financeiros, então eu queria saber se a psicoterapia faria uma diferença crucial no caso dela, pois somente os medicamentos não estão sendo suficientes, definitivamente.
Obs: os antidepressivos que ela já tentou se adaptar (inclusive tomou pelo período completo de adaptação recomendado) foram: fluoxetina, sertralina e venlafaxina; e os estabilizadores de humor foram o lítio e a lamotrigina. Além disso ela toma o venvanse para o tdah.
Obrigado.
Olá, sinto muito saber que sua namorada está passando por esses desafios. A depressão pode ser uma condição muito difícil e complexa, especialmente quando há coocorrência de outras condições como o TDAH.

### É normal o paciente com depressão ter crises mesmo com medicação?

Depressão é uma condição muito individualizada e pode variar muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem não responder bem a certos medicamentos, ou podem experimentar uma diminuição na eficácia dos medicamentos ao longo do tempo, um fenômeno conhecido como "taquifilaxia". Além disso, a medicação, embora essencial, pode não ser suficiente por si só para manejar todos os sintomas da depressão.

### Importância da Psicoterapia

A psicoterapia pode ser uma parte crucial do tratamento da depressão. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) têm mostrado ser eficazes para muitos pacientes com depressão e TDAH. A psicoterapia pode ajudar a:

1. **Desenvolver estratégias de enfrentamento**: Ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos que contribuem para a depressão.
2. **Gerenciar crises**: Fornecer ferramentas para lidar com crises emocionais quando elas ocorrem.
3. **Melhorar o autocuidado**: Ensinar técnicas de autocuidado e promoção de hábitos de vida saudáveis.

### Recursos Alternativos

Se a psicoterapia tradicional não está acessível, existem outras opções que podem ser úteis:

1. **Grupos de Apoio**: Participar de grupos de apoio, seja presencialmente ou online, pode proporcionar uma rede de suporte e a oportunidade de compartilhar experiências e estratégias.
2. **Aplicativos de Saúde Mental**: Existem aplicativos que oferecem técnicas de TCC e outras formas de terapia guiada. Exemplos incluem o Woebot, Sanvello, e o Calm.
3. **Livros de Autoajuda**: Livros baseados em TCC ou outra abordagem terapêutica podem ser úteis. "Feeling Good" de David D. Burns é um exemplo popular.
4. **Exercícios de Relaxamento**: Práticas como meditação, mindfulness e exercícios de respiração podem ser úteis para lidar com a ansiedade e as crises.
5. **Exercício Físico Regular**: A atividade física tem mostrado ter um impacto positivo significativo na saúde mental.

### Comunicação com o Médico

É vital manter uma comunicação aberta com o médico ou psiquiatra que está tratando sua namorada. Informar sobre a persistência das crises pode ajudar o médico a ajustar o tratamento, seja modificando a medicação ou recomendando outras intervenções.

### Monitoramento e Segurança

Dado que as crises são graves, é importante garantir a segurança da sua namorada:

1. **Plano de Crise**: Trabalhar com o médico para desenvolver um plano de crise que inclua passos claros sobre o que fazer durante uma crise.
2. **Linhas de Apoio**: Conhecer os números de linhas de apoio de emergência, como o CVV (Centro de Valorização da Vida) no Brasil, que pode ser acessado pelo número 188.

### Considerações Finais

Lidar com a depressão é um processo contínuo e pode exigir ajustes regulares no tratamento. A combinação de medicação, psicoterapia, e estratégias de autocuidado geralmente oferece a melhor chance de recuperação. Continue oferecendo seu apoio e encorajamento à sua namorada, e não hesite em procurar ajuda profissional adicional sempre que necessário.

Sim, a pessoa pode ter crises mesmo com o uso da medicação. Isso mostra que o quadro não está estável. É preciso reavaliar seu diagnóstico e ter um acompanhamento próximo para que ela tenha estabilidade de fato. O médico deve se ater as medicações indicadas para o caso e evitar uma polifarmacia sem sentido.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!