Olá minha médica receitou escitalopram e quietiapina , eu tinha muita apneia e falta de ar a noite n

3 respostas
Olá minha médica receitou escitalopram e quietiapina , eu tinha muita apneia e falta de ar a noite não conseguia dormir de geito nenhum achava que ia morrer .
Estou tomando a 2 semanas mais me sinto meio mal , com fraqueza e tontura sem falar na falta de ar ... Isso é normal ? Gostaria de uma ajudinha
É muito importante conversar com seu médico para poder delimitar se esses sintomas estão relacionados a efeitos colaterais da medicação, sintomas próprios do quadro psiquiátrico em tratamento ou algum outro problema clínico. Caso sejam relacionados ao uso da medicação (efeitos colaterais, que são normais), a tendência é de que amenizem e acabem ao longo das semanas de uso da medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apneia ocorre quando a pessoa para de respirar e é um problema neurológico ou obstrutivo. Se for isto o que você tinha, deve consultar um neurologista e um otorrinolaringologista. Mas, talvez, você quisesse dizer dispneia (pois fala de "falta de ar"), que é uma dificuldade de respirar, que pode ter causa física (como problemas pulmonares ou cardiológicos) ou psiquiátrica, comum em transtornos de ansiedade e nos ataques de pânico. No pânico, também é comum a pessoa sentir que vai morrer, durante uma crise (mas, não é esta a única causa deste tipo de pensamento - infelizmente, sua descrição não está completa). O escitalopram trata transtornos de ansiedade como o de "ansiedade generalizada", mas não é a primeira opção para transtorno de pânico, por exemplo - não tendo mais informações nem conhecendo pessoalmente seu caso, não há como saber se está corretamente indicado, devendo conversar a respeito com sua médica. Em relação à quetiapina, é um estabilizador de humor e antipsicótico. Apesar de alguns médicos prescreverem para insônia ou mesmo ansiedade, ela não é aprovada para estes usos. Quanto a estar tomando HÁ duas semanas, MAS sentir-se "meio" mal, pode ser que as medicações não sejam as melhores para seu caso, que a dose seja insuficiente ou que, simplesmente, ainda não tenha havido tempo suficiente para sua ação, que por vezes pode demorar mais (até 4 semanas) para ser sentida. Quanto à "ajudinha", o mais correto é conversar com sua médica, que conhece pessoalmente seu caso.
É compreensível que você esteja preocupado com os sintomas que está experimentando após iniciar o tratamento com escitalopram e quetiapina. Vamos abordar alguns pontos importantes:

É comum que, nas primeiras semanas de tratamento com escitalopram e quetiapina, os pacientes experimentem efeitos colaterais como fraqueza, tontura, e, em alguns casos, falta de ar. Esses sintomas podem diminuir à medida que seu corpo se ajusta aos medicamentos.

Medicamentos como quetiapina podem causar sedação, o que, em algumas pessoas, pode exacerbar problemas respiratórios durante o sono, como a apneia. É crucial monitorar qualquer agravamento dos sintomas de apneia e relatar isso ao seu médico.

Recomendo fortemente que você entre em contato com sua médica o mais rápido possível para discutir os sintomas que está enfrentando. Ela poderá avaliar se os sintomas são uma reação esperada aos medicamentos, ajustar as dosagens ou considerar alternativas de tratamento.

Não interrompa o uso dos medicamentos sem orientação médica, pois a interrupção abrupta pode causar efeitos adversos.

Mantenha um registro dos sintomas, incluindo a frequência e a intensidade, para fornecer informações detalhadas ao seu médico. Procure atendimento médico imediato se a falta de ar piorar ou se você sentir que está em perigo.

Seja reavaliada por sua médica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.