Olá, minha mãe tem esquizofrenia, não quer comer nem tomar água, não aceita os remédios, ela cospe,

2 respostas
Olá, minha mãe tem esquizofrenia, não quer comer nem tomar água, não aceita os remédios, ela cospe, eu já tentei de tudo e a SAMU disse que não pode levar a pessoa a força. ela está muito magra mas não não come de jeito nenhum.
Olá! Quando estamos diante de um indivíduo acometido por um transtorno mental que compromete o juízo crítico da realidade (como é o exemplo da esquizofrenia num momento de descompensação) e que tem indicação de internamento hospitalar (risco de auto ou heteroagressividade, ou até mesmo autonegligência grave, como parece ser o caso), o internamento involuntário pode e deve ser realizado, com a devida autorização dos familiares responsáveis. Ao meu ver, o SAMU pode realizar esse tipo de condução ao hospital, desde que a paciente esteja de fato psicótica (com comprometimento do juízo crítico da realidade), algumas vezes contatando com o apoio de militares para garantir a segurança quando o paciente apresenta algum comportamento agressivo. Sugiro tentar novamente o contato com o SAMU caso ela realmente não se disponha a dirigir-se ao pronto-atendimento voluntariamente. Em alguns casos, um psiquiatra pode ser contratado para fazer um atendimento domiciliar e melhor avaliar o quadro. Espero ter ajudado. Abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde! Muito obrigado pela sua pergunta. Este tipo de situação que você está passando é muito delicada para a família, porque provoca uma sensação muito grande de impotência.
Sua mãe precisa de internação hospitalar por dois motivos: o primeiro é que ela não está aceitando tomar as medicações por dia oral (pela boca) e segundo, por uma situação que a gente chama de negativismo (neste caso, é o fato da sua mãe estar sem querer comer), que está provocando um prejuízo do autocuidado. Quando o paciente não aceita tomar medicações por via oral, existem estratégias que a gente pode utilizar, como uma injeção feita a cada 4 semanas. Porém ela precisa ser internada para estabilização do quadro e verificar se os exames estão todos normais. A minha orientação as famílias dos meus pacientes que passam por isso é sempre ligar até conseguir. Tenho relato de familiares que conseguiram também ligando para os bombeiros. Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.