Olá. Minha mãe tem 71 anos e já faz acompanhamento com a Geriatra. Fez uma bateria de exames e tod

4 respostas
Olá. Minha mãe tem 71 anos e já faz acompanhamento com a Geriatra.
Fez uma bateria de exames e todos os resultados foram ótimos. Ganhou parabéns da médica em todos os exames. Todas as vitaminas estão OK, coração, tudo.

Mas já faz seis meses que ela tem sentido uma fraqueza que não passa. Amanhece bem, vai para academia, (ela faz atividade física todos os dias) mas por volta das 11h ela tem que sentar ou deitar porque se sente muito fraca.
Sempre medimos a pressão nesse momento e às vezes a pressão caiu e às vezes a pressão está alta. Não sabemos mais o que fazer.
Dr. Valmir Machado de Melo Filho
Médico clínico geral, Geriatra
São Paulo
Olá, essa fraqueza pode ter várias causas, inclusive ser algo multifatorial, caso esse sintoma seja novo, seria importante uma nova avaliação médica com novos exames laboratoriais, alguns distúrbios hidroeletrolíticos (como sódio baixo), disfunção na tireoide ou hipotensão ao levantar podem ser causas para essa fraqueza.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, Astenia, ée importante ver se a ingestão de alimentos e água está bem distribuida e nas quantidades adequadas às necessidades dela. É importante também , além dos exames de sangue/coração, avaliar se ela apresenta baixa massa muscular que poderia se traduzir nessas queixas.
A fraqueza repentina e a pressão arterial flutuante podem ter várias causas, especialmente em idosos2.

Aqui estão algumas possíveis causas e sugestões que podem ajudar:

Fadiga Muscular: Mesmo que ela faça atividades físicas regularmente, pode ser que o uso excessivo dos músculos esteja causando a fraqueza. Descansar e repor nutrientes pode ajudar1.

Desidratação: A desidratação pode causar fraqueza e flutuações na pressão arterial. Certifique-se de que ela está bebendo bastante água ao longo do dia1.

Problemas Circulatórios: A circulação sanguínea pode ser comprometida com o tempo, o que pode causar fraqueza. Exercícios leves e uso de meias de compressão podem ajudar2.

Medicamentos: Alguns medicamentos podem causar flutuações na pressão arterial e fraqueza3. É importante revisar os medicamentos que ela está tomando com o médico.

Problemas Neurológicos: Condições como a esclerose múltipla ou outras doenças neurológicas podem causar fraqueza. Um neurologista pode ajudar a investigar essa possibilidade.

Recomendo que você converse com a geriatra sobre essas possíveis causas e veja se há algo mais que pode ser feito. Talvez seja útil fazer uma consulta com um clínico geral ou um especialista em circulação para uma avaliação mais detalhada.
Dra. Kawoana Vianna
Geriatra, Internista
São Leopoldo
Olá! Lamento pela situação da sua mãe. A saúde do idoso deve ser avaliada de uma forma ampla, o que vai muito além dos exames complementares. Na consulta com o Geriatra é importante que seja avaliada melhor a queixa que ela apresenta, sendo possível que para o diagnóstico adequada seja feito na própria consulta. Na consulta, é importante revisar melhor a queixa, entender que outros sintomas apresenta, revisar o uso dos medicamentos e efeitos adversos e planejar estratégias/tratamentos visando o bem-estar dela. Sugiro considerar uma reavaliação com médico geriatra.

Especialistas

Daniel Sant'Anna da Silva

Daniel Sant'Anna da Silva

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Rafael Aires Cavalcanti Fróes

Médico do trabalho

Palmas

Carlos Augusto Bartolomei

Carlos Augusto Bartolomei

Médico do trabalho

Balneário Camboriú

Gustavo Rodrigues da Cunha

Gustavo Rodrigues da Cunha

Médico do trabalho, Médico clínico geral

Uberaba

Fausto Torres

Fausto Torres

Médico clínico geral

Blumenau

Menila Neves Barboza

Menila Neves Barboza

Geriatra

São Gonçalo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Astenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.